INDÚSTRIA
SENAI oferta mais de mil vagas gratuitas em diversos cursos em quatro escolas do Tocantins
INDÚSTRIA
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial começou 2023 a todo vapor. A instituição oferece mais de mil vagas em cursos gratuitos nas unidades de Araguaína, Gurupi, Palmas e Paraíso do Tocantins. Os interessados podem escolher entre cursos presenciais e semi-presenciais.
Araguaína oferta 125 vagas distribuídas nos cursos de Eletricista Instalador Residencial, Mecânico de Manutenção em Motocicletas, Padeiro, Instalador Hidráulico, Assistente Administrativo. No sul, Gurupi, traz 120 vagas nos cursos de Assistente de Recursos Humanos, Assistente Administrativo, Montador e Reparador de Computadores e Operador de Computador.
Em Palmas, são 640 vagas ofertadas nos cursos de Assistente de Recursos Humanos; Assistente Administrativo; Operador de Computador; Controladores Lógicos, Programáveis e Supervisórios; Eletricista Instalador Residencial; Montador e Reparador de Computadores; Assistente de Operações Logísticas; Assistente de Recursos Humanos; Auxiliar de Laboratório Químico e Microbiológico.
Já Paraíso, está ofertando 120 vagas. São formações em Padeiro, Assistente de Recursos Humanos e Costureiro Industrial do Vestuário, e no curso Técnico em Segurança do Trabalho.
Cursos técnicos e promoção
O SENAI também está com matrículas abertas para novas turmas de cursos técnicos. As matrículas nas 29 turmas estão divididas entre as escolas de Araguaína, Gurupi, Palmas, Paraíso, Taquaralto e Xambioá, com 50% de desconto saindo por apenas R$ 49,90. A promoção é vigente até o dia 27/01.
Todas as vagas em cursos técnicos são exclusivamente destinadas a quem concluiu o ensino médio ou comprove que está cursando o 2º ou 3º ano (com certificação condicionada à comprovação de conclusão do ensino médio no final do curso).
Três turmas diurnas estão integralmente voltadas a bolsas de estudo na escola do centro de Palmas. Nas outras 6 turmas ofertadas no centro de Palmas são distribuídas 25 bolsas. Já na escola de Taquaralto são 15 bolsas distribuídas em 3 turmas. A escola de Araguaína concentra 50 vagas de bolsas de estudos divididas entre as 10 turmas ofertadas.
Os interessados nas bolsas de estudo, devem conferir a política de concessão no site do SENAI junto com o edital que especifica os critérios, requisitos, cronograma e demais informações sobre as vagas.
Matrículas
As matrículas podem ser realizadas por meio do WhatsApp do SENAI (63) 3229-5770 ou presencialmente no atendimento das escolas. Para saber o endereço das unidades SENAI no Tocantins basta acessar o link Encontre o SENAI no site da instituição ou mandar mensagem no WhatsApp da equipe de atendimento. O início das aulas está previsto para o dia 06 de fevereiro de 2023. Confira os cursos ofertados em cada unidade SENAI, clicando aqui e na relação abaixo:
ARAGUAÍNA
Técnico em Administração
Presencial Noturno
Técnico em Automação Industrial
Presencial Noturno
Técnico em Eletrotécnica
Presencial Noturno
Técnico em Informática para Internet
Presencial Noturno
Técnico em Manutenção Automotiva
Presencial Noturno
Técnico em Segurança do Trabalho
Semipresencial Noturno
Técnico em Telecomunicações
Presencial Noturno
Técnico em Refrigeração e Climatização
Presencial Noturno
GURUPI
Técnico em Administração
Presencial Noturno
PALMAS
Técnico em Informática
Presencial Matutino
Técnico em Mecatrônica
Presencial Vespertino
Técnico em Eletrotécnica
Presencial Noturno
Técnico em Eletromecânica
Presencial Noturno
Técnico em Manutenção Automotiva
Presencial Noturno
Técnico em Mecatrônica
Presencial Noturno
Técnico em Informática
Presencial Noturno
Técnico em Informática
Presencial Vespertino
PARAÍSO DO TOCANTINS
Técnico em segurança do Trabalho
Presencial Noturno
TAQUARALTO
Técnico em Refrigeração e Climatização
Presencial Noturno
Técnico em Segurança do Trabalho
Semipresencial Noturno
Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
Presencial Noturno
XAMBIOÁ
Técnico em Planejamento e Controle da Produção
Semipresencial
Técnico em Segurança do Trabalho
Semipresencial
Por Brener Nunes
Foto: Adilvan Nogueira
Assessoria de Imprensa SENAI (63) 3229-5775
Fonte: FIETO
INDÚSTRIA
Indústria goiana cresce 9,3% e obtém terceiro melhor resultado do país
A indústria goiana cresceu 9,3% no acumulado de 12 meses e obteve o terceiro melhor desempenho do país. Na mesma variação, o aumento nacional foi de 1,5%, segundo levantamento da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), com a referência do mês de junho, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e confirmada pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
As atividades que se destacaram e influenciaram a alta em 12 meses foram:
- fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (38,9%);
- confecção de artigos de vestuário e acessórios (32,5%);
- fabricação de produtos químicos (27%).
No acumulado no ano, o crescimento foi de 7,6%, enquanto a média brasileira foi 2,6%. O resultado colocou Goiás como o segundo estado com maior alta entre as unidades federativas analisadas pelo IBGE.
A alta foi puxada pela fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (76%); e pela fabricação de coque, produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (12,1%).
Indústria goiana
“O avanço na indústria goiana é reflexo da política industrial investida pela gestão, que é sólida e atrai investidores, resultando na geração de emprego e aumento de renda para os goianos”, destaca o titular da Secretaria-Geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.
A Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) gera indicadores de produção mês a mês para as indústrias extrativa e de transformação. As informações permitem analisar o nível da produção ao longo do tempo para uma mesma unidade da federação ou entre unidades da federação, em diferentes setores de atividade.
-
A CAPITAL5 dias atrásPrefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, figura entre os 10 mais bem avaliados do Brasil, aponta pesquisa nacional
-
A CAPITAL5 dias atrásPalmas vive um novo tempo: o melhor ano da capital e a consolidação de Eduardo Siqueira Campos no top 10 dos prefeitos mais bem avaliados do Brasil
-
COLUNA4 horas atrásO Ano de 2025 em Palmas e no Tocantins: Crise, Instabilidade e a Força dos Pequenos Negócios