PALMAS
Search
Close this search box.

TURISMO

Guia reúne dicas para quando é preciso dormir em um aeroporto

Publicados

TURISMO

Guia reúne dicas para quando é preciso dormir em um aeroporto
Rebeca de Ávila

Guia reúne dicas para quando é preciso dormir em um aeroporto

Seja para poupar com uma diária de hotel, por cancelamentos de voos, atrasos ou longas conexões, fato é que vez ou outra os viajantes podem se ver obrigados a dormir em terminais aéreos – que estão longe de ser o lugar mais confortável para um cochilo.

A necessidade levou uma comunidade de dorminhocos a se reunir para construir o bem-humorado guia Sleeping in Airports , com tudo que você precisa saber para passar a noite em um aeroporto.

São informações de mais de 1.200 terminais aéreos ao redor do mundo enviadas de forma colaborativa pelos usuários, que registram suas próprias opiniões e dicas dos terminais. O site só existe oficialmente em inglês, mas o Google Tradutor pode dar uma mãozinha.

Como navegar pelo Sleeping in Airports

A seção How to Sleep in an Airport é por onde você deve começar se for um iniciante no assunto. O beabá inclui sempre ter um plano B; priorizar a área de embarque, que costuma ser mais confortável que a de desembarque; montar um kit com travesseiro, máscara de dormir e protetor de ouvido; e dormir com as malas próximas a seu corpo para que você perceba se alguém tentar roubá-las.

Continua após a publicidade

A pergunta mais recebida pelo guia é se é possível dormir em um aeroporto específico. O site informa os horários de funcionamento e apresenta resenhas de pessoas que já tiveram a experiência, mas se resguarda dizendo que não representa oficialmente os terminais, então não garante que você vá poder filar sua noite de sono gratuita.

Leia Também:  Alta do dólar obriga companhia aérea brasileira a suspender voos em 5 cidades
Site Sleeping in Aiports
//Reprodução

Na página inicial, você pode digitar o nome de um aeroporto na barra de pesquisa ou navegar pelas seções do site. As abas Airport Reviews , Airport Guides , Airport Hotels e Airport Lounges têm uma lista de cidades em ordem alfabética, onde você seleciona o terminal do seu interesse.

Continua após a publicidade

Para cada aeroporto, há um guia sobre como é a experiência de dormir nele, detalhes de lounges, hotéis dentro e fora do terminal, banheiros com chuveiro, áreas de descanso e armários para guardar a bagagem. Há também uma aba com relatos e avaliações dos usuários.

Por ser feito de forma colaborativa, o guia tem dicas insiders até dos melhores assentos para sua noite. No Aeroporto de Atenas , por exemplo, os usuários relatam que as poltronas sem braços ficam no terminal B, entre os portões 22 e 25, e no terminal satélite, entre os portões 34 e 40.

Site Sleeping in Aiports
//Reprodução

Quem não pretende dormir em um aeroporto também pode encontrar informações úteis, como a senha do wi-fi dos terminais e a localização de banheiros e tomadas para carregar eletrônicos.

Leia Também:  Fevereiro é um dos melhores meses para visitar o Hopi Hari

Na aba Things to do on a Layover , o site reúne dicas do que fazer com o tempo livre para quem vai ter que esperar por uma longa conexão, mas não quer dormir. Por exemplo, você sabia que o Aeroporto de Miami tem uma sala de ioga no terminal H, que funciona das 9h às 21h? O acesso é gratuito, mas você precisa trazer seu próprio tapetinho.

Site Sleeping in Aiports
//Reprodução

Já em Airport Layover Sightseeing , há sugestões de mercados, restaurantes, museus, parques e outros passeios fora do aeroporto que valem para conexões com mais de cinco horas ou stopovers .

A seção Airport Adventures é a última e reúne as desventuras de viajantes que fazem parte da comunidade do Sleeping in Airports . De noites mal dormidas a emergências no banheiro, é uma forma forma de sentir que você não está sozinho nos perrengues.

Leia mais de Manual do Viajante

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Resolva sua viagem aqui

  • Reserve hospedagem no Booking

  • Reserve seu voo

  • Reserve hospedagem no Airbnb

  • Ache um passeio na Civitatis

  • Alugue um carro

Publicidade

Fonte: Turismo

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

A CAPITAL

Turismo de negócios lidera visitas a Palmas; setor de serviços cresce no 1º semestre de 2025

Publicados

em

Com suas belezas naturais e infraestrutura urbana consolidada, Palmas se fortalece como destino turístico regional. Um levantamento da Agência Municipal de Turismo (Agtur), referente ao primeiro semestre de 2025, traça o perfil do visitante que chega à Capital, revelando que turismo de negócios é hoje o principal motivo das viagens para Palmas.

Esse segmento representa 31,82% dos deslocamentos no primeiro semestre de 2025. Na sequência, aparecem o turismo no Jalapão (24,59%) e o turismo em Taquaruçu (17,05%).

O levantamento revela que homens solteiros, com idades entre 30 e 39 anos, hospedados em hotéis e dispostos a gastar entre R$ 100 e R$ 200 por dia, compõem a maior parte dos turistas da Capital. No total, 52,27% dos visitantes são homens e 47,73% mulheres, com tempo médio de permanência de dois dias.

As profissões mais citadas são empresários (22,73%), trabalhadores com carteira assinada (18,18%), estudantes (12,50%) e servidores públicos (12,50%).

De acordo com o economista da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Marlo Galvão Feitosa, o perfil do visitante mostra diferenças marcantes entre homens e mulheres. “Quando avaliamos o motivo da viagem, percebemos que 45,65% dos homens vêm a Palmas para o turismo de negócios, enquanto 61,90% das mulheres viajam com foco no lazer”, explica.

Leia Também:  Alta do dólar obriga companhia aérea brasileira a suspender voos em 5 cidades

Serviços em crescimento

O setor de serviços ligados ao turismo também apresentou desempenho positivo. Entre janeiro e junho, Palmas registrou crescimento de 9,55% na geração de empregos, o que representa 641 novos postos formais, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O transporte terrestre foi o principal destaque, responsável por 419 vagas, somando agora 2.228 vínculos ativos. Já as atividades artísticas e culturais tiveram crescimento de 23,53%. Atualmente, a Capital reúne 949 prestadores de serviços turísticos cadastrados no Cadastur, equivalente a 36,98% do total do Tocantins.

Na movimentação aérea, o Aeroporto de Palmas registrou alta de 4,8% nos embarques e 7,94% nos desembarques no quadrimestre de janeiro a abril de 2025, em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram 111.730 embarques e 115.134 desembarques.

Palmas em valorização

Para a presidente da Agtur, Ana Paula Setti Nogueira, os números confirmam que a cidade se consolida como destino estratégico. “O turismo de negócios desponta como uma vocação natural de Palmas, mas os dados também mostram que há espaço para o lazer, o ecoturismo e a cultura. Nosso objetivo é fortalecer essa diversidade de experiências, garantindo qualidade na infraestrutura e ampliando as oportunidades para os visitantes e empreendedores locais”, destacou.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA

Verified by MonsterInsights
Verified by MonsterInsights