PALMAS
Search
Close this search box.

TURISMO

Alentejo: 4 vinícolas para um roteiro de enoturismo

Publicados

TURISMO

Alentejo: 4 vinícolas para um roteiro de enoturismo
DA REDAÇÃO

Alentejo: 4 vinícolas para um roteiro de enoturismo

A uma hora e meia do Aeroporto de Lisboa, o Alentejo , a maior região de Portugal , é o destino ideal para quem gosta de vinhos. Afinal, alguns dos rótulos mais famosos do país são produzidos lá. Na “roça portuguesa”, vinícolas oferecem experiências em meio à paisagem composta por oliveiras, vinhedos e campos ondulados. Confira, a seguir, quatro vinícolas para incluir no roteiro pelo Alentejo :

1. Adega Cartuxa

Localizada em Évora , no coração do Alentejo , a Adega Cartuxa existe desde 1880, época em que começou a se destacar pela produção de vinhos de alta qualidade. É uma das mais prestigiadas da região e tem uma longa história no vinho português.

A Cartuxa produz vinhos tintos, brancos e rosés. Entre os mais conhecidos da marca, está o Pêra-Manca, famoso pela complexidade de sabores e um dos mais desejados em Portugal .

A vinícola tem visitas guiadas que proporcionam uma visão completa do processo de vinificação, desde a colheita das uvas até o engarrafamento do vinho. Os visitantes podem aprender sobre a história do local, explorar as instalações e degustar uma seleção de rótulos. Saiba mais sobre o passeio aqui.

Continua após a publicidade

2. Herdade do Esporão

A Herdade do Esporão fica na região de Monsaraz , no coração do Alentejo interior. Fundada em 1987, a vinícola teve início com a missão de criar vinhos que combinam tradição e modernidade. Hoje, produz 14 milhões de litros por ano.

Continua após a publicidade

São da Herdade rótulos como o Esporão Reserva, o Esporão Private Selection e o Esporão Monte Velho. A vinícola tem visitas guiadas, degustação de vinhos, restaurante e loja em uma propriedade de 700 hectares que data de 1267 e pode ser explorada de bicicleta. Confira todos os detalhes da visita aqui.

Leia Também:  Voa Brasil já lotou 270 aviões em 8 meses; veja como participar

3. Adega Mayor

Em Campo Maior , ao norte do Alentejo , a Adega Mayor ocupa um edifício assinado pelo arquiteto português Álvaro Siza Vieira. Fundado em 1988, o local combina uma abordagem moderna e técnica avançada na produção dos vinhos. Entre os rótulos de destaque estão o Adega Mayor Tinto, Adega Mayor Branco e o Adega Mayor Reserva.

A vinícola está cercada por 350 hectares de vinhedos e tem um terraço com vista panorâmica dos arredores. Os visitantes podem almoçar, fazer degustações ou piqueniques e participar da vindima.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Adega Mayor (@adegamayor)

Continua após a publicidade

4. Herdade da Malhadinha Nova

Com uma adega moderna, um delicioso restaurante e um hotel de charme em Albernoa , perto de Beja , a Herdade da Malhadinha Nova oferece atividades diversas, como degustação de até cinco vinhos, prova de rótulos às cegas e workshops de cozinha utilizando as garrafas da propriedade.

A vinícola é responsável por produzir rótulos famosos tanto em Portugal como em outros países, como o Malhadinha Nova Tinto, Malhadinha Nova Branco e Malhadinha Nova Reserva – todos com embalagens desenhadas pelas crianças da família dos proprietários.

Continua após a publicidade
Leia Também:  Centro Cultural São Francisco, imperdível conjunto barroco em João Pessoa

Leia tudo sobre Alentejo

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Resolva sua viagem aqui

  • Reserve hospedagem no Booking

  • Reserve seu voo

  • Reserve hospedagem no Airbnb

  • Ache um passeio na Civitatis

  • Alugue um carro

Publicidade

Fonte: Turismo

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

A CAPITAL

Turismo de negócios lidera visitas a Palmas; setor de serviços cresce no 1º semestre de 2025

Publicados

em

Com suas belezas naturais e infraestrutura urbana consolidada, Palmas se fortalece como destino turístico regional. Um levantamento da Agência Municipal de Turismo (Agtur), referente ao primeiro semestre de 2025, traça o perfil do visitante que chega à Capital, revelando que turismo de negócios é hoje o principal motivo das viagens para Palmas.

Esse segmento representa 31,82% dos deslocamentos no primeiro semestre de 2025. Na sequência, aparecem o turismo no Jalapão (24,59%) e o turismo em Taquaruçu (17,05%).

O levantamento revela que homens solteiros, com idades entre 30 e 39 anos, hospedados em hotéis e dispostos a gastar entre R$ 100 e R$ 200 por dia, compõem a maior parte dos turistas da Capital. No total, 52,27% dos visitantes são homens e 47,73% mulheres, com tempo médio de permanência de dois dias.

As profissões mais citadas são empresários (22,73%), trabalhadores com carteira assinada (18,18%), estudantes (12,50%) e servidores públicos (12,50%).

De acordo com o economista da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Marlo Galvão Feitosa, o perfil do visitante mostra diferenças marcantes entre homens e mulheres. “Quando avaliamos o motivo da viagem, percebemos que 45,65% dos homens vêm a Palmas para o turismo de negócios, enquanto 61,90% das mulheres viajam com foco no lazer”, explica.

Leia Também:  Voa Brasil já lotou 270 aviões em 8 meses; veja como participar

Serviços em crescimento

O setor de serviços ligados ao turismo também apresentou desempenho positivo. Entre janeiro e junho, Palmas registrou crescimento de 9,55% na geração de empregos, o que representa 641 novos postos formais, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O transporte terrestre foi o principal destaque, responsável por 419 vagas, somando agora 2.228 vínculos ativos. Já as atividades artísticas e culturais tiveram crescimento de 23,53%. Atualmente, a Capital reúne 949 prestadores de serviços turísticos cadastrados no Cadastur, equivalente a 36,98% do total do Tocantins.

Na movimentação aérea, o Aeroporto de Palmas registrou alta de 4,8% nos embarques e 7,94% nos desembarques no quadrimestre de janeiro a abril de 2025, em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram 111.730 embarques e 115.134 desembarques.

Palmas em valorização

Para a presidente da Agtur, Ana Paula Setti Nogueira, os números confirmam que a cidade se consolida como destino estratégico. “O turismo de negócios desponta como uma vocação natural de Palmas, mas os dados também mostram que há espaço para o lazer, o ecoturismo e a cultura. Nosso objetivo é fortalecer essa diversidade de experiências, garantindo qualidade na infraestrutura e ampliando as oportunidades para os visitantes e empreendedores locais”, destacou.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA

Verified by MonsterInsights
Verified by MonsterInsights