PALMAS
Search
Close this search box.

TURISMO

Cidade maia perdida de 1,5 mil anos é descoberta sob floresta no México

Publicados

TURISMO

Cidade maia é descoberta sob floresta mexicana
Antiquity

Cidade maia é descoberta sob floresta mexicana


Uma descoberta recente trouxe à tona Valeriana , uma cidade maia de 1,5 mil anos, oculta sob a densa floresta de Campeche , no México . Utilizando tecnologia Lidar (Light Detection and Ranging), pesquisadores identificaram 6.674 estruturas, incluindo pirâmides que lembram as famosas Chichén Itzá e Tikal , conforme revelado na revista ‘Antiquity’.

Esse avanço só foi possível devido ao levantamento remoto de carbono, encomendado em 2013 para monitoramento ambiental. O estudo inicial cobriu uma área de 129,5 mil km², muito além das regiões previamente mapeadas, ampliando a visão sobre a civilização maia. Luke Auld-Thomas, da Universidade do Norte do Arizona, destacou a complexidade da análise: cada metro quadrado foi examinado para diferenciar ruínas de construções.

A cidade de Valeriana, próxima a áreas agrícolas modernas, floresceu especialmente entre 250 e 900 d.C., o período clássico maia. A descoberta sinaliza a continuidade de estudos para entender como esses antigos centros urbanos podem auxiliar na resolução de desafios contemporâneos de crescimento e sustentabilidade urbana. Auld-Thomas ressaltou a importância de expandir nosso conhecimento urbano com base no legado maia, reforçando que essas investigações podem apontar caminhos para um desenvolvimento sustentável no futuro.

Leia Também:  Parada natalina em clima de Velho Oeste é uma das atrações do Natal Mágiko no Hopi Hari

Fonte: Turismo

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

A CAPITAL

Turismo de negócios lidera visitas a Palmas; setor de serviços cresce no 1º semestre de 2025

Publicados

em

Com suas belezas naturais e infraestrutura urbana consolidada, Palmas se fortalece como destino turístico regional. Um levantamento da Agência Municipal de Turismo (Agtur), referente ao primeiro semestre de 2025, traça o perfil do visitante que chega à Capital, revelando que turismo de negócios é hoje o principal motivo das viagens para Palmas.

Esse segmento representa 31,82% dos deslocamentos no primeiro semestre de 2025. Na sequência, aparecem o turismo no Jalapão (24,59%) e o turismo em Taquaruçu (17,05%).

O levantamento revela que homens solteiros, com idades entre 30 e 39 anos, hospedados em hotéis e dispostos a gastar entre R$ 100 e R$ 200 por dia, compõem a maior parte dos turistas da Capital. No total, 52,27% dos visitantes são homens e 47,73% mulheres, com tempo médio de permanência de dois dias.

As profissões mais citadas são empresários (22,73%), trabalhadores com carteira assinada (18,18%), estudantes (12,50%) e servidores públicos (12,50%).

De acordo com o economista da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Marlo Galvão Feitosa, o perfil do visitante mostra diferenças marcantes entre homens e mulheres. “Quando avaliamos o motivo da viagem, percebemos que 45,65% dos homens vêm a Palmas para o turismo de negócios, enquanto 61,90% das mulheres viajam com foco no lazer”, explica.

Leia Também:  Parada natalina em clima de Velho Oeste é uma das atrações do Natal Mágiko no Hopi Hari

Serviços em crescimento

O setor de serviços ligados ao turismo também apresentou desempenho positivo. Entre janeiro e junho, Palmas registrou crescimento de 9,55% na geração de empregos, o que representa 641 novos postos formais, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O transporte terrestre foi o principal destaque, responsável por 419 vagas, somando agora 2.228 vínculos ativos. Já as atividades artísticas e culturais tiveram crescimento de 23,53%. Atualmente, a Capital reúne 949 prestadores de serviços turísticos cadastrados no Cadastur, equivalente a 36,98% do total do Tocantins.

Na movimentação aérea, o Aeroporto de Palmas registrou alta de 4,8% nos embarques e 7,94% nos desembarques no quadrimestre de janeiro a abril de 2025, em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram 111.730 embarques e 115.134 desembarques.

Palmas em valorização

Para a presidente da Agtur, Ana Paula Setti Nogueira, os números confirmam que a cidade se consolida como destino estratégico. “O turismo de negócios desponta como uma vocação natural de Palmas, mas os dados também mostram que há espaço para o lazer, o ecoturismo e a cultura. Nosso objetivo é fortalecer essa diversidade de experiências, garantindo qualidade na infraestrutura e ampliando as oportunidades para os visitantes e empreendedores locais”, destacou.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA

Verified by MonsterInsights
Verified by MonsterInsights