TURISMO
Os dez mercados gastronômicos mais populares da Europa
TURISMO


Nos últimos anos, várias cidades transformaram seus mercados tradicionais em points gastronômicos. Como saborear comidas locais é uma das melhores formas de imersão em um novo destino, esses lugares são paradas essenciais nos itinerários de viagem. A Musement , plataforma de reserva de passeios, classificou quais são os mais populares da Europa, a partir de uma análise das menções no Instagram de 99 mercados. Aqui vai o top 10:
1. Borough Market – Londres, Inglaterra
Quem lidera o ranking, com mais de 500 mil menções, é o Borough Market , em Londres . Localizado em Southwark , a dois passos de locais como a London Bridge e a London Tower , esse mercado vitoriano é o mais famoso e antigo da cidade.
2. La Boquería – Barcelona, Espanha
A Espanha ocupa o segundo lugar no pódio graças ao mercado La Boquería . Localizado na Rambla de Barcelona , o icônico mercado catalão com estrutura de ferro é um dos lugares mais emblemáticos da cidade e aparece em 170 mil publicações.
3. Markthal – Rotterdam, Países Baixos
Marcado mais de 116 mil vezes, o Markthal de Rotterdam , nos Países Baixos , possui cerca de 100 estandes. Aqui você pode comprar e saborear iguarias de diversas partes do mundo. Além disso, Markthal é uma verdadeira joia arquitetônica – não deixe de reparar na obra ‘The Horn of Plenty’, que cobre grande parte do teto.
4. Viktualienmarkt – Munique, Alemanha
Bem no centro de Munique , na Alemanha , o Viktualienmarkt já foi retratado mais de 90 mil vezes nas redes. São vendidos em mais de 140 estandes produtos frescos, orgânicos e gourmet, além de frutas, flores e queijos. E quem desejar comer algo rapidamente ou beber uma cerveja gelada, não encontrará lugar melhor.
5. Naschmarkt – Viena , Áustria
Graças à sua ampla oferta gastronômica internacional e aos inúmeros locais da moda, o Naschmarkt de Viena , na Áustria , tornou-se um ponto de encontro para os locais. Além disso, muitos viajantes vêm até aqui para desfrutar do emblemático mercado de pulgas aos sábados. O local aparece em mais de 78 mil menções.
6. Torvehallerne – Copenhague, Dinamarca
As belas salas envidraçadas de Torvehallerne , na capital dinamarquesa, são uma explosão de cores que aparece em quase 60 mil posts. Copenhague tornou-se um dos principais destinos gastronômicos nos últimos anos, e um dos pratos estrela do mercado é o Smorrebrod, um sanduíche aberto cuja versão mais típica é com arenque ou salmão.
7. Mercado São Miguel – Madrid, Espanha
Considerado o mercado gastronômico mais emblemático de Madrid , o Mercado São Miguel foi inaugurado em 1916 e já foi publicado mais de 59 mil vezes. Uma das experiências gastronômicas imperdíveis por aqui são os sorvetes artesanais de Joan Roca, o famoso chef com três estrelas pelo Guia Michelin.
8. Leadenhall Market – Londres, Inglaterra
Com pouco mais de 59 mil menções, o Leadenhall Market está localizado no coração de Londres . A sua arquitetura espetacular supostamente serviu de inspiração para o próprio Beco Diagonal nos filmes de Harry Potter. O local era apenas um mercado de carnes quando foi construído no século 14, mas hoje há inúmeros bares, lojas e restaurantes em seu interior.
9. Old Spitalfields Market – Londres, Inglaterra
Já no leste de Londres, o Old Spitalfields Market é o lugar para encontrar roupas vintage, saborosa comida de rua e muita arte. O lugar, que tem cerca de 54 mil menções nas redes, existe há mais de 350 anos e atualmente abriga 41 estandes dedicados à gastronomia.
10. Kauppatori – Helsinque, Finlândia
O mercado Kauppatori é um dos mais importantes da Finlândia : oportunidade de saborear alguns dos produtos mais típicos da região, como o salmão ou o arenque fresco. O local está muito próximo de pontos de interesse na capital Helsique , como o Palácio Presidencial e os Paços do Conselho . Mais de 44 mil postagens no Instagram retratam o local.
Resolva sua viagem aqui
-
Reserve hospedagem no Booking
-
Reserve seu voo
-
Reserve hospedagem no Airbnb
-
Ache um passeio na Civitatis
-
Alugue um carro
Fonte: Turismo

A CAPITAL
Turismo de negócios lidera visitas a Palmas; setor de serviços cresce no 1º semestre de 2025

Com suas belezas naturais e infraestrutura urbana consolidada, Palmas se fortalece como destino turístico regional. Um levantamento da Agência Municipal de Turismo (Agtur), referente ao primeiro semestre de 2025, traça o perfil do visitante que chega à Capital, revelando que turismo de negócios é hoje o principal motivo das viagens para Palmas.
Esse segmento representa 31,82% dos deslocamentos no primeiro semestre de 2025. Na sequência, aparecem o turismo no Jalapão (24,59%) e o turismo em Taquaruçu (17,05%).
O levantamento revela que homens solteiros, com idades entre 30 e 39 anos, hospedados em hotéis e dispostos a gastar entre R$ 100 e R$ 200 por dia, compõem a maior parte dos turistas da Capital. No total, 52,27% dos visitantes são homens e 47,73% mulheres, com tempo médio de permanência de dois dias.
As profissões mais citadas são empresários (22,73%), trabalhadores com carteira assinada (18,18%), estudantes (12,50%) e servidores públicos (12,50%).
De acordo com o economista da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Marlo Galvão Feitosa, o perfil do visitante mostra diferenças marcantes entre homens e mulheres. “Quando avaliamos o motivo da viagem, percebemos que 45,65% dos homens vêm a Palmas para o turismo de negócios, enquanto 61,90% das mulheres viajam com foco no lazer”, explica.
Serviços em crescimento
O setor de serviços ligados ao turismo também apresentou desempenho positivo. Entre janeiro e junho, Palmas registrou crescimento de 9,55% na geração de empregos, o que representa 641 novos postos formais, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
O transporte terrestre foi o principal destaque, responsável por 419 vagas, somando agora 2.228 vínculos ativos. Já as atividades artísticas e culturais tiveram crescimento de 23,53%. Atualmente, a Capital reúne 949 prestadores de serviços turísticos cadastrados no Cadastur, equivalente a 36,98% do total do Tocantins.
Na movimentação aérea, o Aeroporto de Palmas registrou alta de 4,8% nos embarques e 7,94% nos desembarques no quadrimestre de janeiro a abril de 2025, em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram 111.730 embarques e 115.134 desembarques.
Palmas em valorização
Para a presidente da Agtur, Ana Paula Setti Nogueira, os números confirmam que a cidade se consolida como destino estratégico. “O turismo de negócios desponta como uma vocação natural de Palmas, mas os dados também mostram que há espaço para o lazer, o ecoturismo e a cultura. Nosso objetivo é fortalecer essa diversidade de experiências, garantindo qualidade na infraestrutura e ampliando as oportunidades para os visitantes e empreendedores locais”, destacou.
-
COLUNA4 dias atrás
Gestor Público e Redes Sociais: uma combinação perigosa (para o próprio gestor).
-
A CAPITAL2 dias atrás
Prefeitura de Palmas promove 1º Encontro de Líderes Comunitários para fortalecer diálogo com a população
-
ESPORTE2 dias atrás
Visita do ministro do Esporte para anunciar Centro Esportivo Comunitário é confirmada para dia 29