PALMAS
Search
Close this search box.

TURISMO

Aumenta número de estudantes brasileiros nos EUA

Publicados

TURISMO

Aumenta número de estudantes brasileiros nos EUA
Element5 Digital

Aumenta número de estudantes brasileiros nos EUA


O relatório Open Doors 2024, censo oficial de educação internacional nos EUA realizado pelo Departamento de Estado norte-americano, revela que o Brasil passou da 10ª para a 9ª posição entre os países que mais enviam alunos para universidades nos Estados Unidos. Em 2024, 16.877 brasileiros foram registrados em instituições norte-americanas, frente aos 16.025 registrados em 2023.

O ranking, encabeçado pela Índia e China – situa o Brasil à frente de México, Japão, Reino Unido, França e Alemanha. “O Brasil sempre figurou entre as nações que mais enviam estudantes para os EUA e a tendência é subir posições frente a outros países.  As famílias brasileiras fazem esforço e investem, já que sabem que será um grande diferencial de vida e de trabalho para os jovens que vivem esta experiência,” avalia Simone Ferreira, orientadora do EducationUSA, órgão ligado ao Departamento de Estado Americano e que orienta brasileiros que querem estudar nos Estados Unidos.

Confira 4 dicas para conquistar uma vaga nos EUA  

Leia Também:  Parque da Chapada dos Veadeiros é fechado por conta de incêndio

1 – Participe de eventos e pesquise sobre as universidades que se encaixam com o seu perfil

Eventos são uma forma de afunilar as opções de acordo com suas preferências – prefere estudar em turmas grandes ou pequenas? Quer estudar em lugares com o clima mais parecido com o do Brasil ou bem diferente? Todas as universidades oferecem eventos para o público e aqui no Brasil o EducationUSA traz representantes de universidades variadas.


2 – Mostre um histórico de engajamento

As universidades buscam estudantes que contribuam para a comunidade do campus. Isso significa ter um pensamento colaborativo e ser um membro construtivo da turma, participando de pesquisas, projetos, esportes e atividades promovidas pelo seu colégio ou faculdade.

3 – O que vale na hora de aplicar

As notas do ensino médio ou da faculdade são as que mais contam! Apesar dos famosos testes padronizados, que geram pontuação, nada supera uma boa formação escolar e as cartas de recomendação dos professores. 

4 – Redações são essenciais para aprovação

Procure escrever do jeito que você sempre escreveu e seja natural. Não escreva aquilo que a universidade quer ouvir, mas o que realmente faz sentido para você, sua história real e visão de mundo. Opte por um tema de redação genuíno e use a própria voz.

Feira Gratuita com oportunidades nos EUA

De 03 a 16 de abril, o EducationUSA promove a Feira EducationUSA 2025, a maior feira gratuita para ensino superior nos Estados Unidos. Há opções de graduação, mestrado, doutorado, cursos de curta-duração e cursos de inglês. A feira estará em São Paulo, Fortaleza, Recife, Bahia Goiânia e Rio de Janeiro, levando mais de 40 universidades americanas. É aberta ao público e as inscrições devem ser feitas no site. Em Brasília, os interessados podem procurar pelo EducationUSA na Casa Thomas Jefferson, SGAN 606, Módulo B – Asa Norte.

Fonte: Turismo

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

A CAPITAL

Turismo de negócios lidera visitas a Palmas; setor de serviços cresce no 1º semestre de 2025

Publicados

em

Com suas belezas naturais e infraestrutura urbana consolidada, Palmas se fortalece como destino turístico regional. Um levantamento da Agência Municipal de Turismo (Agtur), referente ao primeiro semestre de 2025, traça o perfil do visitante que chega à Capital, revelando que turismo de negócios é hoje o principal motivo das viagens para Palmas.

Esse segmento representa 31,82% dos deslocamentos no primeiro semestre de 2025. Na sequência, aparecem o turismo no Jalapão (24,59%) e o turismo em Taquaruçu (17,05%).

O levantamento revela que homens solteiros, com idades entre 30 e 39 anos, hospedados em hotéis e dispostos a gastar entre R$ 100 e R$ 200 por dia, compõem a maior parte dos turistas da Capital. No total, 52,27% dos visitantes são homens e 47,73% mulheres, com tempo médio de permanência de dois dias.

As profissões mais citadas são empresários (22,73%), trabalhadores com carteira assinada (18,18%), estudantes (12,50%) e servidores públicos (12,50%).

De acordo com o economista da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Marlo Galvão Feitosa, o perfil do visitante mostra diferenças marcantes entre homens e mulheres. “Quando avaliamos o motivo da viagem, percebemos que 45,65% dos homens vêm a Palmas para o turismo de negócios, enquanto 61,90% das mulheres viajam com foco no lazer”, explica.

Leia Também:  Bares de Chicago ganham decorações natalinas diferentonas

Serviços em crescimento

O setor de serviços ligados ao turismo também apresentou desempenho positivo. Entre janeiro e junho, Palmas registrou crescimento de 9,55% na geração de empregos, o que representa 641 novos postos formais, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O transporte terrestre foi o principal destaque, responsável por 419 vagas, somando agora 2.228 vínculos ativos. Já as atividades artísticas e culturais tiveram crescimento de 23,53%. Atualmente, a Capital reúne 949 prestadores de serviços turísticos cadastrados no Cadastur, equivalente a 36,98% do total do Tocantins.

Na movimentação aérea, o Aeroporto de Palmas registrou alta de 4,8% nos embarques e 7,94% nos desembarques no quadrimestre de janeiro a abril de 2025, em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram 111.730 embarques e 115.134 desembarques.

Palmas em valorização

Para a presidente da Agtur, Ana Paula Setti Nogueira, os números confirmam que a cidade se consolida como destino estratégico. “O turismo de negócios desponta como uma vocação natural de Palmas, mas os dados também mostram que há espaço para o lazer, o ecoturismo e a cultura. Nosso objetivo é fortalecer essa diversidade de experiências, garantindo qualidade na infraestrutura e ampliando as oportunidades para os visitantes e empreendedores locais”, destacou.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA

Verified by MonsterInsights
Verified by MonsterInsights