TURISMO
Brasileira vira a guia “queridinha” das celebridades em Paris
TURISMO


Após desfilar pela Portela na Sapucaí, a apresentadora Adriane Galisteu foi com o marido, Alexandre Iodice, descansar por alguns dias em Paris.
Lá, ela reencontrou uma velha amiga, a guia cultural Edis Lima, com quem visitou uma exposição de moda no Museu do Louvre, um dos principais destinos turísticos da França.
Nascida no interior do Tocantins, Edis se mudou para a capital francesa há 25 anos. Após empregos formais, passou no rigoroso exame para ser guia turística. Especializou-se nos mais de 150 museus de Paris.
Durante a carreira, já conduziu vários outros famosos pela cidade, a exemplo da atriz Maria Fernanda Cândido, da cantora Elba Ramalho, do humorista Wellington Ceará e sua mulher Mirella Santos, do casal de ex-BBBs Rodrigão e Adriana Sant’Anna, da consultora de moda Costanza Pascolato e do estilista Reinaldo Lourenço.

Entre todas as personalidades que conheceu, uma foi especialmente marcante para Edis. “De todos os famosos que conduzi em tours, estar com Gloria Maria foi um momento especial. Eu cresci a assistindo na TV, me sentia representada. Anos depois, estava com ela ao meu lado em Paris. Parecia um sonho”, disse.

A trajetória na cidade, segundo Edis, não foi marcada por preconceitos. “Me perguntam muito sobre racismo em Paris. Nunca fui desrespeitada. Entro em todos os hotéis cinco estrelas, os melhores restaurantes, as lojas mais luxuosas”, relata.
Recentemente, Edis Lima lançou o ‘Guia de Museus de Paris’ em versão on-line para os turistas brasileiros, com dicas aos interessados em diferentes tipos de exposições. “Para cada perfil de turista, faço uma curadoria exclusiva. O segredo para aproveitar o máximo de Paris é buscar informações e se programar. Assim, evita as filas e ganha mais tempo em cada atração. Organizar a viagem é fundamental”, sugere Edis Lima.
A guia ainda reuniu dicas extras, como os locais mais adequados para levar crianças, restaurantes perto dos museus e passeios gratuitos. “Uma orientação que sempre passo aos turistas brasileiros em museus: falem baixo e não se aproximem muito das obras. Nas lojas de luxo, sejam discretos. Somos um povo alegre, mas os franceses preferem um comportamento menos expansivo”, conclui.
Fonte: Turismo

A CAPITAL
Turismo de negócios lidera visitas a Palmas; setor de serviços cresce no 1º semestre de 2025

Com suas belezas naturais e infraestrutura urbana consolidada, Palmas se fortalece como destino turístico regional. Um levantamento da Agência Municipal de Turismo (Agtur), referente ao primeiro semestre de 2025, traça o perfil do visitante que chega à Capital, revelando que turismo de negócios é hoje o principal motivo das viagens para Palmas.
Esse segmento representa 31,82% dos deslocamentos no primeiro semestre de 2025. Na sequência, aparecem o turismo no Jalapão (24,59%) e o turismo em Taquaruçu (17,05%).
O levantamento revela que homens solteiros, com idades entre 30 e 39 anos, hospedados em hotéis e dispostos a gastar entre R$ 100 e R$ 200 por dia, compõem a maior parte dos turistas da Capital. No total, 52,27% dos visitantes são homens e 47,73% mulheres, com tempo médio de permanência de dois dias.
As profissões mais citadas são empresários (22,73%), trabalhadores com carteira assinada (18,18%), estudantes (12,50%) e servidores públicos (12,50%).
De acordo com o economista da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Marlo Galvão Feitosa, o perfil do visitante mostra diferenças marcantes entre homens e mulheres. “Quando avaliamos o motivo da viagem, percebemos que 45,65% dos homens vêm a Palmas para o turismo de negócios, enquanto 61,90% das mulheres viajam com foco no lazer”, explica.
Serviços em crescimento
O setor de serviços ligados ao turismo também apresentou desempenho positivo. Entre janeiro e junho, Palmas registrou crescimento de 9,55% na geração de empregos, o que representa 641 novos postos formais, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
O transporte terrestre foi o principal destaque, responsável por 419 vagas, somando agora 2.228 vínculos ativos. Já as atividades artísticas e culturais tiveram crescimento de 23,53%. Atualmente, a Capital reúne 949 prestadores de serviços turísticos cadastrados no Cadastur, equivalente a 36,98% do total do Tocantins.
Na movimentação aérea, o Aeroporto de Palmas registrou alta de 4,8% nos embarques e 7,94% nos desembarques no quadrimestre de janeiro a abril de 2025, em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram 111.730 embarques e 115.134 desembarques.
Palmas em valorização
Para a presidente da Agtur, Ana Paula Setti Nogueira, os números confirmam que a cidade se consolida como destino estratégico. “O turismo de negócios desponta como uma vocação natural de Palmas, mas os dados também mostram que há espaço para o lazer, o ecoturismo e a cultura. Nosso objetivo é fortalecer essa diversidade de experiências, garantindo qualidade na infraestrutura e ampliando as oportunidades para os visitantes e empreendedores locais”, destacou.
-
COLUNA6 dias atrás
Gestor Público e Redes Sociais: uma combinação perigosa (para o próprio gestor).
-
A CAPITAL4 dias atrás
Prefeitura de Palmas promove 1º Encontro de Líderes Comunitários para fortalecer diálogo com a população
-
ESPORTE4 dias atrás
Visita do ministro do Esporte para anunciar Centro Esportivo Comunitário é confirmada para dia 29