COMÉRCIO
Confiança dos empresários do comércio cai em novembro
COMÉRCIO

Os empresários do comércio são conhecidos por sua persistência e positividade, entretanto, no mês de novembro, ao contrário dos meses anteriores, a pesquisa que mede a confiança desses empreendedores em Palmas teve uma variação negativa de 1,5%. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Fecomércio Tocantins, registrou em novembro 137,3 pontos.
Para o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins e diretor da CNC, Itelvino Pisoni, fatores políticos e econômicos podem ter influenciado essa queda. “Em outubro ocorreram as eleições, e com isso, muitos empresários se sentem inseguros com o futuro e com o rumo da economia do país. O período pós-eleição sempre traz esses reflexos negativo de incertezas e mudanças no mercado”, avaliou Pisoni.
Apesar desse dado, a pesquisa mostra que quando comparado ao mesmo período do ano anterior, a variação é positiva, chegando a 4,7%. Entre os entrevistados, 86,4% disseram que irão aumentar o número de colaboradores nos próximos meses e 63,7% acreditam que o seu estoque está adequado.
Sobre a conjuntura atual, a maioria dos empresários disseram que a economia melhorou (72,7%), que o setor obteve melhora (71,9%) e que sentiu melhoria na sua empresa (77%). O mesmo patamar segue sobre a expectativa para os meses seguintes, 88,7% disseram que a economia melhorará, 91,5% que o setor terá melhorias e 92,2% que a sua empresa melhorará.
A pesquisa é feita mensalmente e ouviu cerca de 120 empresários de Palmas nos últimos dez dias de outubro.
Cenário nacional é diferente
O índice geral da pesquisa nacional avançou pelo segundo mês consecutivo, com alta de 0,8% em novembro, considerando o reajuste sazonal. Na comparação com 2021, o aumento foi ainda mais expressivo, de 10,9%. O indicador, que chegou a 131,9 pontos, é o maior da série histórica, iniciada em 2011.
Tanto no comparativo com o mês anterior quanto em relação a novembro de 2021, o destaque foi a avaliação da condição do desempenho atual da economia (em que o otimismo aumentou 4,8% e 33,8%, respectivamente), com a maior pontuação, 109,1 pontos, desde março de 2020, mês que demarcou o início da pandemia.
“O fim de ano é, tradicionalmente, um momento de boas expectativas para o varejo. Em 2022, há uma condição especial e inédita que é a conjugação das intenções de compra para a Black Friday e o Natal com a realização da Copa do Mundo do Catar”, avalia o presidente da CNC, José Roberto Tadros. Segundo ele, esse impulso adicional, a economia atual favorável e a previsão do pagamento da primeira parcela do 13º salário reforçaram a confiança do empresário do comércio brasileiro.
(Com colaboração da Ascom CNC)
Fonte: Fecomércio TO

COMÉRCIO
Fecomércio participa do lançamento do programa Crédito Acessível da Agência de Fomento

Aconteceu nesta manhã, 3 de fevereiro, o lançamento do programa “Crédito acessível” voltado a empresários tocantinenses. O programa do Governo Estadual, disponibilizado por meio da Agência de Fomento, visa a equalização de taxas de juros, oferecendo taxas de juros mais acessíveis, maiores prazos para pagamento e de carência, que proporcionam melhores condições para o impulsionamento dos negócios. A Fecomércio esteve representada pelo diretor sindical, Rubens Pereira da Luz, e pela superintendente, Alexandra Bramatti.
A intenção do poder público, ao subsidiar as taxas de juros, é propiciar incentivos financeiros aos vários segmentos comerciais de mercado, com a finalidade de evitar desempregos e alavancar a economia, além de aumentar as possibilidades de renda dos empreendedores.
Entenda o programa
A equalização equivale ao pagamento do diferencial entre as taxas de juros cobradas no mercado financeiro e as taxas pagas pelo tomador final. Na prática, trata-se de um bônus – caso o cliente mantenha a parcela em dia – em que os recursos aportados na Fomento, pelo Fundo de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Tocantins (FDES), garantem a operação de equalização entre 1% a 2%, permitindo que o tomador do empréstimo pague apenas 1,5% ao mês.
O microcrédito está definido em até R$ 30 mil, com até três meses de carência e até 36 meses de prazo para pagar. Já as demais linhas de crédito – até R$ 100 mil – em até 60 meses para pagar, com até quatro meses de carência. Ambos são destinados a empreendedores estabelecidos no Tocantins, na linha de comércio e serviços, indústrias, mobilidade urbana e, também, para profissionais liberais.
O atendimento da Agência de Fomento do Tocantins, em Palmas, é das 12h às 18h. Outras informações podem ser obtidas através dos telefones (63) 3220-9800 e Whatsapp (63) 3220-9814. Já nas outras regiões do Estado, o atendimento será realizado pelas sucursais de Araguaína e Gurupi, instaladas nas unidades do É Pra Já daquelas localidades, ou pelos telefones (63) 99993-7063 (Gurupi) e (63) 99277-6113 (Araguaína). A Agência de Fomento ainda possui o site: www.fomento.to.gov.br para o esclarecimento de dúvidas.
(com colaboração da Secom – Governo do Tocantins)
Fonte: Fecomércio TO
-
ADMINISTRAÇÃO4 dias atrás
André Matos destaca necessidade de políticas públicas efetivas e gestores capacitados
-
ADMINISTRAÇÃO4 dias atrás
CRA-TO PARTICIPA DO 1° FÓRUM DE PRESIDENTES DO SISTEMA CFA/CRAs
-
ADMINISTRAÇÃO4 dias atrás
Conselheiro Napoleão Luz ressalta desafios à frente do TCE e lança e-book com resultados
-
ADMINISTRAÇÃO4 dias atrás
Professora Doutora da USP e servidores da Corte são homenageados em cerimônia
-
EMPREGO4 dias atrás
Tocantins encerra 2022 entre os quatro estados que mais empregaram na região Norte do País
-
INDÚSTRIA4 dias atrás
Empregabilidade: egressos do SENAI alavancam suas carreiras após conclusão de cursos técnicos
-
ADMINISTRAÇÃO3 dias atrás
CRA-TO celebra troca de experiências no 1º Fórum Conjunto de Presidentes do Sistema CFA/CRAs
-
ECONOMIA4 dias atrás
INSS: MEI tem direito a aposentadoria? Entenda como funciona