PALMAS

ECONOMIA

Campos Neto exige transparência sobre medidas da equipe de transição

Publicados

ECONOMIA

Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central
Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central

O presidente do Banco Central (BC) Roberto Campos Neto questionou nesta quarta-feira (23) a PEC da Transição , afirmando que a falta de transparência sobre programas sociais atrapalha o governo.

Durante evento promovido pela empresa de gestão de investimentos e serviços financeiros BlackRock Brasil, Campos Neto afirmou que a equipe de transição deve ser mais transparente com os projetos para o próximo governo.

A equipe do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenta aprovar a Proposta de Emenda Constitucional, que garante que a equipe econômica possa gastar acima do teto de gastos em programas sociais, como o Bolsa Família e o Farmácia Popular.

“A gente aprende muito em política monetária, e está cada vez mais claro que se aplica à política fiscal, que é: se você for mais transparente, você pode gastar mais com menos custos”, afirmou o presidente do BC.

Em seu discurso, Campos Neto também ressaltou a importância do equilíbrio fiscal para as contas públicas. 

Leia Também:  Equipe de transição exalta convergência entre economistas de Lula

“É importante conseguir equacionar essa necessidade do social, de atender os necessitados e pessoas que sofreram com o efeito da pandemia, mas também gerar um equilíbrio fiscal”, disse.

O economista cita a incerteza fiscal no cenário macroeconômico brasileiro como uma das maiores dificuldades para o crescimento da economia.

Momentos de dificuldade monetária também tornam o trabalho de controle da política fiscal e monetária mais complexo, diz Campos Neto. Segundo ele, as dificuldades enfrentadas pelos países com a Covid-19 causaram impactos fiscais e, hoje, criam a necessidade de políticas de assistência social amplas. 

Autonomia do Banco Central

O presidente do Banco Central também mencionou a autonomia da instituição, e afirmou que membros da autoridade monetária devem permanecer em seus cargos por todo seu mandato, para demonstrar seu ‘esforço’.

Segundo Campos Neto, com a transição para o próximo governo eleito, a autonomia do Banco Central deve ser “testada”.

Leia Também:  Produtores e governo discutem formas de ampliar a exportação de frutas

“É muito importante que os dirigentes entendam que eles têm um mandato, têm que cumprir o mandato para exercer essa autonomia”, disse. “É importante que eu fique esses dois anos e que eu mostre que todo o esforço que foi feito a esse movimento de ganho institucional sirva para momentos de transição de governo”.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG

Fonte: IG ECONOMIA

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ECONOMIA

Copa do Mundo: como funcionam os bancos em dia de de jogo?

Publicados

em

Entenda como deve funcionar as agências bancárias durante a próxima partida da Seleção Brasileira
Reprodução/Twitter

Entenda como deve funcionar as agências bancárias durante a próxima partida da Seleção Brasileira

Nesta sexta-feira (02), bancos, serviços e órgãos públicos devem funcionar com horários diferenciados devido a partida da Seleção Brasileira na Copa do Mundo no Catar.

A partida deve iniciar às 16h e, de acordo com a Febraban, os bancos irão fechar antes dos jogos. Entenda como devem funcionar as agências no dia da partida:

Para estados que adotam o fuso horário de Brasília, as agências bancárias devem funcionar entre as 9h às 14h. 

Já para outros lugares que possuem uma hora de diferença em relação ao horário da capital, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima e grande parte do Amazonas, os bancos devem permanecer abertos das 8h às 13 horas da tarde. 

Leia Também:  Covid na China pode afundar PIB da Ásia; entenda os reflexos no Brasil

Estados que possuem duas horas de diferença, como o Acre e partes do estado do Amazonas,  os bancos devem permanecer abertos das 7h às 12h. 

Os canais digitais e remotos, como sites e o mobile banking devem funcionar normalmente durante a partida. 

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG

Fonte: IG ECONOMIA

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA