PALMAS

EMPREGO

Araguacema, Araguatins e Babaçulândia recebem cursos de capacitação do Governo do Tocantins

Publicados

EMPREGO

Com proposta de promover a inserção no mercado de trabalho e melhoria da renda das famílias em situação de vulnerabilidade, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), realiza cursos da Inclusão Produtiva, entre os dias 20 e 25, nos municípios de Araguacema, Araguatins e Babaçulândia. 

Os cursos, direcionados para beneficiários dos programas de transferência de renda, acontecem em parcerias com as prefeituras municipais, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social (SMAS).

Araguacema 

Em Araguacema, as capacitações são nas áreas de artesanato e beleza com os cursos de Arte em Retalhos e Designer de Sobrancelhas.

Maria Carmelita Sales está fazendo o curso de Arte em Retalho, em Araguacema, e conta que tem facilidade para aprender a fazer artesanato. “Com a capacitação quero ganhar uma renda extra”, afirmou. 

Já Hemilli Ferreira Dias está participando do curso de Designer de Sobrancelhas e Maquiagem. “Hoje a gente aprendeu a marcação com linha para fazer o designer da sobrancelha e estou me esforçando bastante, pois pretendo abrir meu próprio negócio para ganhar dinheiro na área”, disse.

Araguatins

Já em Araguatins as capacitações são para Designer de Sobrancelhas e Maquiagem, Barbearia e também Confeitaria e Panificação.

Ivone Souza, 34 anos, está no curso de Confeitaria e Panificação. “Nós mulheres precisamos aprender algo para aumentar nossa renda familiar e essa é uma ótima oportunidade. Tenho aprendido receitas na internet e para aprender mais aqui, presencialmente, é melhor ainda”, destacou. 

Leia Também:  Senado aprova contagem de tempo de serviço na pandemia para servidores

Selene Miranda Parrião, 50 anos, sempre sonhou em fazer um curso de Barbearia. ” Gosto da área e quero saber fazer para melhorar minha renda”, afirmou. 

Ezequias Noleto Cruz, 25 anos, disse que está no curso de Barbearia “porque é uma área que me identifico e gera muita renda. Quero melhorar minha renda familiar”. 

Samilly Ananda Sacramento Guimarães, 21 anos, está inscrita no curso de Design de Sobrancelhas e Maquiagem. “O intuito é aprimorar e garantir a renda familiar”, ressalta. 

Babaçulândia 

O município de Babaçulândia recebe os cursos de Design de Sobrancelhas e Maquiagem, Panificação, e Cabeleireiro. A expectativa é gerar 75 empregos direta e indiretamente, informa a coordenadora do curso em Babaçulândia, Cristiane Profiro. 

Deliane Alves está no curso de maquiagem. “Sempre tive vontade de aprender a fazer maquiagem e penso em investir na área da beleza”, afirmou ela. Já Maria Valquene Souza trabalha no ramo de panificação. “Quero colocar em prática as novas receitas que estou aprendendo e também levar para o dia a dia”, informou. 

Capacitações

Os cursos da Inclusão Produtiva são direcionados para beneficiários dos programas de transferência de renda, como Auxilio Brasil, Benefício de Prestação Continuada e demais programas afins. “E importante ressaltar que é necessário que os cursistas estejam inscritos no Cadastro Único”, informa o gerente da Inclusão Produtiva da Setas, Valter Frota Martins. 

Leia Também:  Sine Tocantins disponibiliza 808 vagas de empregos nesta terça-feira, 28

As capacitações acontecem de segunda a sexta-feira, nos horários de 8h às 12h e de 14h às 18h, com aulas teóricas e práticas, totalizando 40 horas.

Inclusão Produtiva

O Governo do Estado desenvolve programas para inclusão produtiva, fomento, microcrédito, geração de renda e capacitação profissional, ações que visam à promoção social das famílias beneficiárias, por meio do Programa de Inclusão Produtiva. 

O programa funciona como estratégia de desenvolvimento social, com diversos cursos de capacitação profissional, objetivando o fortalecimento da área de Inclusão Produtiva urbana e rural, os quais promovem a autonomia das famílias, em situação de vulnerabilidade, que são beneficiadas com os programas de transferência de rendas. 

O município de Babaçulândia recebe os cursos de Design de Sobrancelhas e Maquiagem, Panificação, e Cabeleireiro. Foto – Arquivo..jpeg – file_download

Em Araguacema, as capacitações são nas áreas de artesanato e beleza com os cursos de Arte em Retalhos e Designer de Sobrancelhas. Foto – Arquivo..jpeg – file_download

As capacitações acontecem de segunda a sexta-feira, nos horários de 8h às 12h e de 14h às 18h, com aulas teóricas e práticas, totalizando 40 horas. Foto – Arquivo..jpeg – file_download

Fonte: Setas – GOV TO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

EMPREGO

Tocantins é o terceiro da Região Norte em geração de empregos, registra Caged.

Publicados

em

O Estado do Tocantins registrou um saldo positivo de 1.013 novos empregos gerados no mês de outubro de 2022, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério da Economia terça-feira, 29. O número é resultado de 9.193 admissões menos 8.180 desligamentos. O Tocantins foi o terceiro estado da Região Norte na geração de empregos (números absolutos) no referido período.

O secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Zorivan Monteiro, chama a atenção para o fato de o Tocantins estar há dez meses consecutivos apresentando dados positivos na geração de empregos. “Nosso Estado está em uma linha crescente de desenvolvimento econômico, abertura de novos postos de trabalho e esses avanços poderão ser percebidos também no desenvolvimento social”. Aponta o gestor.

Em outubro de 2022 o setor da economia que mais se destacou, de acordo com o Caged, foi ‘Comércio, Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas’ com saldo positivo de 693 postos aberto, seguido da ‘Agricultura, Pecuária, Produção Florestal, Pesca e Agricultura’ com saldo positivo de 173 novos postos e em terceiro lugar consta ‘Indústrias Geral’ com saldo positivo de 136 postos abertos no Estado.

Leia Também:  Senado aprova contagem de tempo de serviço na pandemia para servidores

A diretora do Observatório do Trabalho, Wilany Bezerra, declara que historicamente a economia é movimentada nos últimos meses do ano pelo Comércio e explica: “Com as festas de fim de ano acontecem muitas contratações nas áreas de comércio e serviços. A maioria desses empregos são temporários, mas os trabalhadores com um bom desempenho profissional podem garantir a sua vaga posteriormente”.

Movimentação do mercado nas maiores cidades do Estado

O município de Araguaína foi o que apresentou melhor saldo de empregos em outubro de 2022, sendo 419 postos abertos, Gurupi teve saldo de 149 postos de empregos gerados, e Colinas do Tocantins 121 novos postos de emprego.

Sobre o Caged

O Caged é um registro administrativo da Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia que mede a quantidade de admissões e demissões de funcionários formais.

A equipe de gestão do Sistema Nacional do Emprego (Sine) no Tocantins monitora e avalia mensalmente os dados do Caged e associados a eles, outras bases de dados como a Pesquisa Nacional por Amostra e Domicílio (Pnad) e a Base de Gestão da Intermediação de Mão de Obra (BGIMO). Subsidiadas por essas pesquisas são traçadas diretrizes para a atuação do Sistema em seus nove postos espalhados estrategicamente pelo estado (Palmas; centro e Taquaralto; Araguaína; Gurupi; Porto Nacional; Paraíso; Guaraí; Dianópolis; Araguatins, Almas e Colinas). O objetivo final desse esforço é diminuir a distância entre quem oferece e quem procura o emprego.

Leia Também:  Volkswagen concede férias coletivas a funcionários de São Bernardo

Vagas disponíveis no Sine

O Sine Tocantins tem registrado, diariamente, cerca de 800 oportunidades em seu painel de vagas. Os trabalhadores interessados em concorrer podem acessar o Aplicativo Sine Fácil, seguindo o passo a passo no https://setas.to.gov.br/trabalho/passo-a-passo-aplicativo-sine-facil.

O painel com as vagas é divulgado diariamente no site da Setas WWW.to.gov.br/setas e nas redes sociais  Instagram – @setastocantins e Facebook –  Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Tocantins.

Edição: Alexandre Alves

Revisão Textual: Alexandre Alves

Fonte: Setas – GOV TO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA