EMPREGO
Governo do Tocantins conclui mais uma turma do curso de Dicção e Oratória em Palmas
EMPREGO

Com 60 formandos o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e Sistema Nacional de Emprego (Sine) encerra mais uma turma do curso de capacitação em Dicção e Oratória, nesta sexta-feira, 3 em Palmas.
O curso totalmente presencial e gratuito tem carga horária de 40 horas e tem abordagem de aspectos práticos com análise de situações reais; leitura direcionada; relato de vivências dos participantes; atividades em grupo e a proposta de elaboração e apresentação de uma mini aula pelos alunos como trabalho de conclusão de curso.
Para o secretário da Setas, Zorivan Monteiro, a iniciativa é fundamental para o desenvolvimento humano e profissional dos tocantinenses. “Além deste curso que se encerra hoje ainda teremos outras 3 capacitações no Sine Palmas todas gratuitas e presenciais. Nosso objetivo é fortalecer nossa mão de obra local e ampliar as colocações de trabalhadores no mercado de trabalho”. Pontua o gestor.
Entre os formandos desta sexta-feira, 3, estava o mestre em letras, Fernando Ribeiro dos Santos, que agradeceu a oportunidade de ampliar seus conhecimentos. Fernando é surdo mudo e pôde participar do curso graças a tradução em libras oportunizada por uma servidora da Setas. “Tinha muita vontade de participar de um curso assim, entrei em contato com o professor e ele me falou da possibilidade da tradução em libras. Estou muito feliz com o resultado tenho aprendido muito e só tenho a agradecer a disponibilidade de todos”, disse o aluno.
A secretária executiva da Setas, Simone Brito, participou das apresentações finais da turma e os parabenizou pelo desempenho exemplar e a escolha de temas relevantes a comunidade para os trabalhos de conclusão do curso: “Os saberes se constroem a partir das trocas. Momentos como esse são muito importantes para o crescimento pessoal e profissional de cada um de nós”. Colocou a gestora durante sua fala.
As inscrições para os demais cursos que serão oferecidos pelo Governo do Tocantins por meio da Setas/ Sine no mês de fevereiro continuam abertas. Confira o cronograma e links para inscrições abaixo.
Autodesenvolvimento Pessoal e Profissional
Data: 6 a 10 de janeiro
Link para inscrição
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfpENsuw3yEnQptXo7TY3PkVhkl5K4iUyYoyINU_KkbG2xpFg/viewform
Liderança – A Essência da Liderança de Resultados
13 a 17 de janeiro
Link para inscrição
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScDTPZB99LgeZJsNxa37BZA03Xbk1QvrN3qOLczjzOKq3lzWQ/viewform
Empreendedorismo – Com Crise se Cresce
Data – 27 de fevereiro a 3 de março
Link para inscrição
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdgIhco-WjdNxoCcVVDXQqzfKEY6datASOe9Ycy_Njdj_y79w/viewform
Sobre o Sine
O Sine Tocantins é o órgão do Governo Estadual responsável pela assistência direta ao trabalhador. Nas onze unidades do Sine espalhadas no Estado o cidadão tem acesso a orientações sobre carteira de trabalho, seguro desemprego, além de intermediação de mão de obra, orientação e capacitação profissional. Para fortalecer o mercado de trabalho no Estado, o Sine oferece, ainda, apoio aos empresários locais com psicólogos (especialistas em recursos humanos e processo seletivo), auditórios, treinamentos e requalificação profissional.
Edição: Alexandre Alves
Revisão Textual: Alexandre Alves
Fonte: Setas – GOV TO

EMPREGO
Setas participa de curso de formação de instrutores em Brasília

Com o objetivo de disseminar as informações sobre o correto preenchimento dos formulários do Cadastro Único e Bolsa Família, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), participa, entre os dias 20 e 24 de março, em Brasília, do Curso de Formação de Instrutores de Formulários do Cadastro Único, realizado pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Participam da capacitação a técnica da Setas, Michelle Rodrigues, e o coordenador do Cadastro Único e Bolsa Família do município de Santa Maria do Tocantins, Darly Macedo.
“A proposta é capacitar instrutores para que orientem outros servidores no preenchimento dos formulários, da forma correta, beneficiando mais famílias de baixa renda”, segundo a coordenadora estadual do Cadastro Único e Programa Bolsa Família, Maria Nágila Praigida.
Programação
O curso será composto por aulas sobre didáticas pedagógicas; Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal; Testes; Orientações gerais ao entrevistador, como conceitos iniciais para a realização de entrevistas e contato com o entrevistado; Formulários de cadastramento; Preenchimento de blocos: Identificação e Controle, Identificação da pessoa, Documentos, Pessoas com deficiência, Escolaridade, Trabalho e Remuneração, Responsável pela Unidade Familiar e Marcação Livre para o município e comprovante de prestação de informação. Além disso serão abordados sobre: Preenchimento de formulários avulsos e suplementares; Trabalho análogo ao do escravo; Cadastramento de Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos; Cadastramento de Pessoas em situação de rua, além de uma capacitação final, entre outros temas.
Revisão Textual: Alexandre Alves/Governo do Tocantins
Fonte: Setas – GOV TO
-
ECONOMIA6 dias atrás
Fazenda já respondeu a dúvidas de Lula sobre novo marco fiscal
-
ECONOMIA7 dias atrás
Bolsa fecha no menor nível desde julho após críticas do governo ao BC
-
ECONOMIA3 dias atrás
Confiança do consumidor sobe 2,5 pontos em março
-
ECONOMIA7 dias atrás
Consumo nos lares brasileiros cresce 1,44% no bimestre
-
ECONOMIA6 dias atrás
Cerca de 80% dos reajustes salariais superaram a inflação em fevereiro
-
ECONOMIA7 dias atrás
Caixa registra lucro de R$ 9,2 bilhões em 2022
-
ECONOMIA6 dias atrás
Dilma Rousseff é eleita presidente do Banco do Brics
-
ECONOMIA7 dias atrás
Lula diz que investimento em defesa fortalece economia