PALMAS

EMPREGO

Governo do Tocantins participa da 144ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite

Publicados

EMPREGO

Em apoio aos encontros presenciais dos membros da Comissão Intergestores Bipartite do Tocantins (CIB/TO), representantes do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social. (Setas), participaram, na manhã dessa quarta-feira, 23, da  145ª Reunião Ordinária da Comissão. O encontro teve inicio às 8:30 horas no auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM).

CIB 

A Comissão Intergestores Bipartite ( CIB) é um espaço de articulação dos gestores municipais e estaduais de assistência social.

As principais pautas da reunião foram: Informes da Secretaria Executiva da CIB; Gerência de Gestão do SUAS; Gerência de Proteção Social Básica, Bolsa Família e Benefícios: Serviços de Proteção Social Básica (PSB Serviços); Cadastro Único e Programa Auxílio Brasil; Setor de Benefícios e do Programa Criança Feliz.

Outras demandas 

As justificativas de ausências de membros na 145ª Reunião Ordinária da CIB e demandas da SETAS: Capacita SUAS – repactuação da Resolução CIB/SETAS n° 33, de 28 de fevereiro de 2018. Apresentação do produto da Câmara Técnica; Alteração da Portaria SETAS nº 267, de 22 de dezembro 2020, que dispõe sobre os critérios de partilha e a transferência de recursos do cofinanciamento estadual dos Benefícios Eventuais e sua prestação de contas no âmbito do Sistema Único de Assistência Social – SUAS; Defensoria Publica do Tocantins e Informes da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca). 

Leia Também:  Conheça cinco aplicativos para estudar para concurso público

A secretária executiva da Setas, Simone Brito, presente no evento,  agradeceu a participação dos gestores municipais e destacou a Reunião da CIB como espaço dos debates e decisões no âmbito da  Assistência Social.  “O lugar onde podemos construir e pactuar as políticas que vão beneficiar os nossos municípios e que necessita da contribuição de todas as pessoas envolvidas no processo”, afirmou. 

A coordenadora da CIB no Tocantins, Sueli Abreu, ressaltou a CIB  como um espaço de pactuação e de negociação entre Estado e Município. “É de fundamental importância essa discussão e construção, junto aos 139 municípios, e como gestores estamos participando assiduamente dessa discussão”. 

“A finalidade da Assistência Social é garantir  a proteção social dos cidadãos, o apoio devido às famílias e  às comunidades no enfrentamento  de suas dificuldades. Tudo o que a gente propõe para a Assistência Social é realizado em conjunto”, ressaltou.

Revisão Textual: Alexandre Alves/Governo do Tocantins

145ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) – Leandro Paiva/Governo do Tocantins file_download

Coordenadora da CIB no Tocantins, Sueli Abreu ( roupa lilás) – Leandro Paiva/Governo do Tocantins file_download

Leia Também:  Setas realiza reuniões para planejamento das ações a serem executadas em 2023

Membros da CIB – Leandro Paiva/Governo do Tocantins file_download

Fonte: Setas – GOV TO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

EMPREGO

Tocantins é o terceiro da Região Norte em geração de empregos, registra Caged.

Publicados

em

O Estado do Tocantins registrou um saldo positivo de 1.013 novos empregos gerados no mês de outubro de 2022, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério da Economia terça-feira, 29. O número é resultado de 9.193 admissões menos 8.180 desligamentos. O Tocantins foi o terceiro estado da Região Norte na geração de empregos (números absolutos) no referido período.

O secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Zorivan Monteiro, chama a atenção para o fato de o Tocantins estar há dez meses consecutivos apresentando dados positivos na geração de empregos. “Nosso Estado está em uma linha crescente de desenvolvimento econômico, abertura de novos postos de trabalho e esses avanços poderão ser percebidos também no desenvolvimento social”. Aponta o gestor.

Em outubro de 2022 o setor da economia que mais se destacou, de acordo com o Caged, foi ‘Comércio, Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas’ com saldo positivo de 693 postos aberto, seguido da ‘Agricultura, Pecuária, Produção Florestal, Pesca e Agricultura’ com saldo positivo de 173 novos postos e em terceiro lugar consta ‘Indústrias Geral’ com saldo positivo de 136 postos abertos no Estado.

Leia Também:  Setas realiza reuniões para planejamento das ações a serem executadas em 2023

A diretora do Observatório do Trabalho, Wilany Bezerra, declara que historicamente a economia é movimentada nos últimos meses do ano pelo Comércio e explica: “Com as festas de fim de ano acontecem muitas contratações nas áreas de comércio e serviços. A maioria desses empregos são temporários, mas os trabalhadores com um bom desempenho profissional podem garantir a sua vaga posteriormente”.

Movimentação do mercado nas maiores cidades do Estado

O município de Araguaína foi o que apresentou melhor saldo de empregos em outubro de 2022, sendo 419 postos abertos, Gurupi teve saldo de 149 postos de empregos gerados, e Colinas do Tocantins 121 novos postos de emprego.

Sobre o Caged

O Caged é um registro administrativo da Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia que mede a quantidade de admissões e demissões de funcionários formais.

A equipe de gestão do Sistema Nacional do Emprego (Sine) no Tocantins monitora e avalia mensalmente os dados do Caged e associados a eles, outras bases de dados como a Pesquisa Nacional por Amostra e Domicílio (Pnad) e a Base de Gestão da Intermediação de Mão de Obra (BGIMO). Subsidiadas por essas pesquisas são traçadas diretrizes para a atuação do Sistema em seus nove postos espalhados estrategicamente pelo estado (Palmas; centro e Taquaralto; Araguaína; Gurupi; Porto Nacional; Paraíso; Guaraí; Dianópolis; Araguatins, Almas e Colinas). O objetivo final desse esforço é diminuir a distância entre quem oferece e quem procura o emprego.

Leia Também:  Tocantins registra saldo de mais de quatro mil novas vagas de trabalho entre janeiro e abril de 2022

Vagas disponíveis no Sine

O Sine Tocantins tem registrado, diariamente, cerca de 800 oportunidades em seu painel de vagas. Os trabalhadores interessados em concorrer podem acessar o Aplicativo Sine Fácil, seguindo o passo a passo no https://setas.to.gov.br/trabalho/passo-a-passo-aplicativo-sine-facil.

O painel com as vagas é divulgado diariamente no site da Setas WWW.to.gov.br/setas e nas redes sociais  Instagram – @setastocantins e Facebook –  Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Tocantins.

Edição: Alexandre Alves

Revisão Textual: Alexandre Alves

Fonte: Setas – GOV TO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA