PALMAS

EMPREGO

Governo do Tocantins realiza cursos da Inclusão Produtiva em Colinas e Maurilândia

Publicados

EMPREGO

“Estou aqui para aprender bastante pois quero sair daqui uma micro empreendedora excelente” afirma  Weslaine Saraiva Targino, que participa do curso da Inclusão Produtiva de  Pedicure e Manicure,  promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), em parcerias com as secretarias municipais de Assistência Social. A capacitação teve início na segunda-feira, 28, e segue até 04 de dezembro.

Para Lady Glaucy Candida Peres, que também participa da capacitação  desejou que as capacitações acontecessem mais vezes. ” Estou levando esses treinamentos para minha vida, para  trabalhar e ter meu próprio dinheiro”.

” Estou muito alegre em participar do curso de cabeleireiro, era a coisa  que eu mais queria na minha vida”, declarou Francisca Mendes de Souza. ” Vou iniciar como voluntária, treinar bastante, e depois ganhar dinheiro com a profissão”, afirmou.     

Já Wedilayne Saraiva Targino, 20 anos, dois filhos, participa do curso de designer em sobrancelhas ” Venho para o curso debaixo de sol e de chuva. Estou focada mesmo para aprender, porque quero ser uma excelente profissional e  futuramente quero exercer essa profissão”.

Os cursos são direcionados para beneficiários dos programas de transferência de renda. A proposta é promover a inserção no mercado de trabalho e melhoria da renda das famílias em situação de vulnerabilidade. 

Leia Também:  XP/Ipespe: 65% confiam em manter o emprego no próximo semestre

Em Colinas, os cursos ofertados são nas áreas de artesanato e beleza com capacitações em designer de sobrancelhas e manicure e pedicure. 

Maurilândia

No município de Maurilândia serão ministrados, entre os dias 05 e 10 de dezembro, cursos nas áreas de customização em sandálias, decoupage em vidros, designer em sobrancelhas e maquiagem. 

“Durante a execução das capacitações  de inclusão produtiva  os cursistas recebem certificados de participação, informa Valter Frota Martins.

De outubro a novembro de 2022 já foram atendidos 06 municípios: Cristalândia, Palmeirópolis, Nova Rosalândia, Babaçulandia,  Araguacema e Araguatins.

De janeiro a novembro de 2022, um total de 1.057 pessoas participaram das capacitações. “A expectativa é gerar 311 empregos diretos e 622 indiretos, em 12 meses”, informa o gerente da Inclusão Produtiva, Valter Frota Martins.   

Cursos da Inclusão Produtiva

No momento, a oferta de cursos  disponibilizados pela Setas são os seguintes: Beleza e cuidados pessoais: cabeleireiro, barbeiro, designer de sobrancelhas e maquiagem, manicure e pedicure e depilação. No setor de alimentação: panificação, confeitaria, doces e compotas. Artesanato: Chita chique, decoupage em vidros, customização em chinelos, pintura em tecido, pesos de porta e bonecas e no setor de vestuário: básico em corte e costura. 

Leia Também:  Saque do FGTS: quem pode? Quando será liberado? Entenda

Capacitações

Os cursos da Inclusão Produtiva são direcionados para beneficiários dos programas de transferência de renda, como Auxilio Brasil, Benefício de Prestação Continuada e demais programas afins. “E importante ressaltar que é necessário que os cursistas estejam inscritos no Cadastro Único”, informa Valter Frota Martins. 

As capacitações acontecem de segunda a sexta-feira, nos horários de 8h às 12h e de 14h às 18h, com aulas teóricas e práticas, totalizando 40 horas.

Inclusão Produtiva

O Governo do Estado desenvolve programas para inclusão produtiva, fomento, microcrédito, geração de renda e capacitação profissional, ações que visam à promoção social das famílias beneficiárias, por meio do Programa de Inclusão Produtiva. 

O programa funciona como estratégia de desenvolvimento social, com diversos cursos de capacitação profissional, objetivando o fortalecimento da área de Inclusão Produtiva urbana e rural, os quais promovem a autonomia das famílias, em situação de vulnerabilidade, que são beneficiadas com os programas de transferência de rendas.

Fonte: Setas – GOV TO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

EMPREGO

Governo do Tocantins conclui mais uma turma do curso de Dicção e Oratória em Palmas

Publicados

em

Com 60 formandos o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e Sistema Nacional de Emprego (Sine) encerra mais uma turma do curso de capacitação em Dicção e Oratória, nesta sexta-feira, 3 em Palmas.

O curso totalmente presencial e gratuito tem carga horária de 40 horas e tem abordagem de aspectos práticos com análise de situações reais; leitura direcionada; relato de vivências dos participantes; atividades em grupo e a proposta de elaboração e apresentação de uma mini aula pelos alunos como trabalho de conclusão de curso. 

Para o secretário da Setas, Zorivan Monteiro, a iniciativa é fundamental para o desenvolvimento  humano e profissional dos tocantinenses. “Além deste curso que se encerra hoje ainda teremos outras 3 capacitações no Sine Palmas todas gratuitas e presenciais. Nosso objetivo é fortalecer nossa mão de obra local e ampliar as colocações de trabalhadores no mercado de trabalho”. Pontua o gestor.

Entre os formandos desta sexta-feira, 3, estava o mestre em letras, Fernando Ribeiro dos Santos, que agradeceu a oportunidade de ampliar seus conhecimentos. Fernando é surdo mudo e pôde participar do curso graças a tradução em libras oportunizada por uma servidora da Setas. “Tinha muita vontade de participar de um curso assim, entrei em contato com o professor e ele me falou da possibilidade da tradução em libras. Estou muito feliz com o resultado tenho aprendido muito e só tenho a agradecer a disponibilidade de todos”, disse o aluno.

Leia Também:  Setas participa da reunião nacional de gestão do Programa Criança Feliz

A secretária executiva da Setas, Simone Brito, participou das apresentações finais da turma e os parabenizou pelo desempenho exemplar e a escolha de temas  relevantes a comunidade para os trabalhos de conclusão do curso: “Os saberes se constroem a partir das trocas. Momentos como esse são muito importantes para o crescimento pessoal e profissional de cada um de nós”. Colocou a gestora durante sua fala.

As inscrições para os demais cursos que serão oferecidos pelo Governo do Tocantins por meio da Setas/ Sine no mês de fevereiro continuam abertas. Confira o cronograma e links para inscrições abaixo.

Autodesenvolvimento Pessoal e Profissional 

Data: 6 a 10 de janeiro

Link para inscrição 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfpENsuw3yEnQptXo7TY3PkVhkl5K4iUyYoyINU_KkbG2xpFg/viewform

Liderança – A Essência da Liderança de Resultados 

13 a 17 de janeiro

Link para inscrição 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScDTPZB99LgeZJsNxa37BZA03Xbk1QvrN3qOLczjzOKq3lzWQ/viewform

Empreendedorismo – Com Crise se Cresce 

Data – 27 de fevereiro a 3 de março

Link para inscrição 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdgIhco-WjdNxoCcVVDXQqzfKEY6datASOe9Ycy_Njdj_y79w/viewform

Sobre o Sine

O Sine Tocantins é o órgão do Governo Estadual responsável pela assistência direta ao trabalhador. Nas onze unidades do Sine espalhadas no Estado o cidadão tem acesso a orientações sobre carteira de trabalho, seguro desemprego, além de intermediação de mão de obra, orientação e capacitação profissional. Para fortalecer o mercado de trabalho no Estado, o Sine oferece, ainda, apoio aos empresários locais com psicólogos (especialistas em recursos humanos e processo seletivo), auditórios, treinamentos e requalificação profissional.

Leia Também:  Estado realiza Encontro de Fortalecimento do SUAS na Proteção Básica

Edição: Alexandre Alves

Revisão Textual: Alexandre Alves

Secretário Zorivan Monteiro fala sobre a importância da capacitação profissional. – Foto Carlessandro Souza-35.jpg file_download

Secretária Executiva Simone Brito parabeniza formandos – Foto Carlessandro Souza-19.jpg file_download

Curso de Dicção e Oratória tem 60 formandos em Palmas – Foto Carlessandro Souza.jpg file_download

Fonte: Setas – GOV TO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA