EMPREGO
Governo do Tocantins realiza cursos da Inclusão Produtiva em Colinas e Maurilândia
EMPREGO

“Estou aqui para aprender bastante pois quero sair daqui uma micro empreendedora excelente” afirma Weslaine Saraiva Targino, que participa do curso da Inclusão Produtiva de Pedicure e Manicure, promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), em parcerias com as secretarias municipais de Assistência Social. A capacitação teve início na segunda-feira, 28, e segue até 04 de dezembro.
Para Lady Glaucy Candida Peres, que também participa da capacitação desejou que as capacitações acontecessem mais vezes. ” Estou levando esses treinamentos para minha vida, para trabalhar e ter meu próprio dinheiro”.
” Estou muito alegre em participar do curso de cabeleireiro, era a coisa que eu mais queria na minha vida”, declarou Francisca Mendes de Souza. ” Vou iniciar como voluntária, treinar bastante, e depois ganhar dinheiro com a profissão”, afirmou.
Já Wedilayne Saraiva Targino, 20 anos, dois filhos, participa do curso de designer em sobrancelhas ” Venho para o curso debaixo de sol e de chuva. Estou focada mesmo para aprender, porque quero ser uma excelente profissional e futuramente quero exercer essa profissão”.
Os cursos são direcionados para beneficiários dos programas de transferência de renda. A proposta é promover a inserção no mercado de trabalho e melhoria da renda das famílias em situação de vulnerabilidade.
Em Colinas, os cursos ofertados são nas áreas de artesanato e beleza com capacitações em designer de sobrancelhas e manicure e pedicure.
Maurilândia
No município de Maurilândia serão ministrados, entre os dias 05 e 10 de dezembro, cursos nas áreas de customização em sandálias, decoupage em vidros, designer em sobrancelhas e maquiagem.
“Durante a execução das capacitações de inclusão produtiva os cursistas recebem certificados de participação, informa Valter Frota Martins.
De outubro a novembro de 2022 já foram atendidos 06 municípios: Cristalândia, Palmeirópolis, Nova Rosalândia, Babaçulandia, Araguacema e Araguatins.
De janeiro a novembro de 2022, um total de 1.057 pessoas participaram das capacitações. “A expectativa é gerar 311 empregos diretos e 622 indiretos, em 12 meses”, informa o gerente da Inclusão Produtiva, Valter Frota Martins.
Cursos da Inclusão Produtiva
No momento, a oferta de cursos disponibilizados pela Setas são os seguintes: Beleza e cuidados pessoais: cabeleireiro, barbeiro, designer de sobrancelhas e maquiagem, manicure e pedicure e depilação. No setor de alimentação: panificação, confeitaria, doces e compotas. Artesanato: Chita chique, decoupage em vidros, customização em chinelos, pintura em tecido, pesos de porta e bonecas e no setor de vestuário: básico em corte e costura.
Capacitações
Os cursos da Inclusão Produtiva são direcionados para beneficiários dos programas de transferência de renda, como Auxilio Brasil, Benefício de Prestação Continuada e demais programas afins. “E importante ressaltar que é necessário que os cursistas estejam inscritos no Cadastro Único”, informa Valter Frota Martins.
As capacitações acontecem de segunda a sexta-feira, nos horários de 8h às 12h e de 14h às 18h, com aulas teóricas e práticas, totalizando 40 horas.
Inclusão Produtiva
O Governo do Estado desenvolve programas para inclusão produtiva, fomento, microcrédito, geração de renda e capacitação profissional, ações que visam à promoção social das famílias beneficiárias, por meio do Programa de Inclusão Produtiva.
O programa funciona como estratégia de desenvolvimento social, com diversos cursos de capacitação profissional, objetivando o fortalecimento da área de Inclusão Produtiva urbana e rural, os quais promovem a autonomia das famílias, em situação de vulnerabilidade, que são beneficiadas com os programas de transferência de rendas.
Fonte: Setas – GOV TO

EMPREGO
Governo do Tocantins conclui mais uma turma do curso de Dicção e Oratória em Palmas

Com 60 formandos o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e Sistema Nacional de Emprego (Sine) encerra mais uma turma do curso de capacitação em Dicção e Oratória, nesta sexta-feira, 3 em Palmas.
O curso totalmente presencial e gratuito tem carga horária de 40 horas e tem abordagem de aspectos práticos com análise de situações reais; leitura direcionada; relato de vivências dos participantes; atividades em grupo e a proposta de elaboração e apresentação de uma mini aula pelos alunos como trabalho de conclusão de curso.
Para o secretário da Setas, Zorivan Monteiro, a iniciativa é fundamental para o desenvolvimento humano e profissional dos tocantinenses. “Além deste curso que se encerra hoje ainda teremos outras 3 capacitações no Sine Palmas todas gratuitas e presenciais. Nosso objetivo é fortalecer nossa mão de obra local e ampliar as colocações de trabalhadores no mercado de trabalho”. Pontua o gestor.
Entre os formandos desta sexta-feira, 3, estava o mestre em letras, Fernando Ribeiro dos Santos, que agradeceu a oportunidade de ampliar seus conhecimentos. Fernando é surdo mudo e pôde participar do curso graças a tradução em libras oportunizada por uma servidora da Setas. “Tinha muita vontade de participar de um curso assim, entrei em contato com o professor e ele me falou da possibilidade da tradução em libras. Estou muito feliz com o resultado tenho aprendido muito e só tenho a agradecer a disponibilidade de todos”, disse o aluno.
A secretária executiva da Setas, Simone Brito, participou das apresentações finais da turma e os parabenizou pelo desempenho exemplar e a escolha de temas relevantes a comunidade para os trabalhos de conclusão do curso: “Os saberes se constroem a partir das trocas. Momentos como esse são muito importantes para o crescimento pessoal e profissional de cada um de nós”. Colocou a gestora durante sua fala.
As inscrições para os demais cursos que serão oferecidos pelo Governo do Tocantins por meio da Setas/ Sine no mês de fevereiro continuam abertas. Confira o cronograma e links para inscrições abaixo.
Autodesenvolvimento Pessoal e Profissional
Data: 6 a 10 de janeiro
Link para inscrição
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfpENsuw3yEnQptXo7TY3PkVhkl5K4iUyYoyINU_KkbG2xpFg/viewform
Liderança – A Essência da Liderança de Resultados
13 a 17 de janeiro
Link para inscrição
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScDTPZB99LgeZJsNxa37BZA03Xbk1QvrN3qOLczjzOKq3lzWQ/viewform
Empreendedorismo – Com Crise se Cresce
Data – 27 de fevereiro a 3 de março
Link para inscrição
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdgIhco-WjdNxoCcVVDXQqzfKEY6datASOe9Ycy_Njdj_y79w/viewform
Sobre o Sine
O Sine Tocantins é o órgão do Governo Estadual responsável pela assistência direta ao trabalhador. Nas onze unidades do Sine espalhadas no Estado o cidadão tem acesso a orientações sobre carteira de trabalho, seguro desemprego, além de intermediação de mão de obra, orientação e capacitação profissional. Para fortalecer o mercado de trabalho no Estado, o Sine oferece, ainda, apoio aos empresários locais com psicólogos (especialistas em recursos humanos e processo seletivo), auditórios, treinamentos e requalificação profissional.
Edição: Alexandre Alves
Revisão Textual: Alexandre Alves
Fonte: Setas – GOV TO
-
ADMINISTRAÇÃO4 dias atrás
André Matos destaca necessidade de políticas públicas efetivas e gestores capacitados
-
ADMINISTRAÇÃO4 dias atrás
Conselheiro Napoleão Luz ressalta desafios à frente do TCE e lança e-book com resultados
-
ADMINISTRAÇÃO4 dias atrás
Professora Doutora da USP e servidores da Corte são homenageados em cerimônia
-
ADMINISTRAÇÃO4 dias atrás
CRA-TO PARTICIPA DO 1° FÓRUM DE PRESIDENTES DO SISTEMA CFA/CRAs
-
ADMINISTRAÇÃO3 dias atrás
CRA-TO celebra troca de experiências no 1º Fórum Conjunto de Presidentes do Sistema CFA/CRAs
-
ECONOMIA4 dias atrás
INSS: MEI tem direito a aposentadoria? Entenda como funciona
-
EMPREGO4 dias atrás
Tocantins encerra 2022 entre os quatro estados que mais empregaram na região Norte do País
-
INDÚSTRIA4 dias atrás
Empregabilidade: egressos do SENAI alavancam suas carreiras após conclusão de cursos técnicos