PALMAS

EMPREGO

Tocantins é o terceiro da Região Norte em geração de empregos, registra Caged.

Publicados

EMPREGO

O Estado do Tocantins registrou um saldo positivo de 1.013 novos empregos gerados no mês de outubro de 2022, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério da Economia terça-feira, 29. O número é resultado de 9.193 admissões menos 8.180 desligamentos. O Tocantins foi o terceiro estado da Região Norte na geração de empregos (números absolutos) no referido período.

O secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Zorivan Monteiro, chama a atenção para o fato de o Tocantins estar há dez meses consecutivos apresentando dados positivos na geração de empregos. “Nosso Estado está em uma linha crescente de desenvolvimento econômico, abertura de novos postos de trabalho e esses avanços poderão ser percebidos também no desenvolvimento social”. Aponta o gestor.

Em outubro de 2022 o setor da economia que mais se destacou, de acordo com o Caged, foi ‘Comércio, Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas’ com saldo positivo de 693 postos aberto, seguido da ‘Agricultura, Pecuária, Produção Florestal, Pesca e Agricultura’ com saldo positivo de 173 novos postos e em terceiro lugar consta ‘Indústrias Geral’ com saldo positivo de 136 postos abertos no Estado.

Leia Também:  Estados repetem União e dão reajuste abaixo da inflação a servidores

A diretora do Observatório do Trabalho, Wilany Bezerra, declara que historicamente a economia é movimentada nos últimos meses do ano pelo Comércio e explica: “Com as festas de fim de ano acontecem muitas contratações nas áreas de comércio e serviços. A maioria desses empregos são temporários, mas os trabalhadores com um bom desempenho profissional podem garantir a sua vaga posteriormente”.

Movimentação do mercado nas maiores cidades do Estado

O município de Araguaína foi o que apresentou melhor saldo de empregos em outubro de 2022, sendo 419 postos abertos, Gurupi teve saldo de 149 postos de empregos gerados, e Colinas do Tocantins 121 novos postos de emprego.

Sobre o Caged

O Caged é um registro administrativo da Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia que mede a quantidade de admissões e demissões de funcionários formais.

A equipe de gestão do Sistema Nacional do Emprego (Sine) no Tocantins monitora e avalia mensalmente os dados do Caged e associados a eles, outras bases de dados como a Pesquisa Nacional por Amostra e Domicílio (Pnad) e a Base de Gestão da Intermediação de Mão de Obra (BGIMO). Subsidiadas por essas pesquisas são traçadas diretrizes para a atuação do Sistema em seus nove postos espalhados estrategicamente pelo estado (Palmas; centro e Taquaralto; Araguaína; Gurupi; Porto Nacional; Paraíso; Guaraí; Dianópolis; Araguatins, Almas e Colinas). O objetivo final desse esforço é diminuir a distância entre quem oferece e quem procura o emprego.

Leia Também:  Caged: Brasil cria 136 mil empregos com carteira assinada em março

Vagas disponíveis no Sine

O Sine Tocantins tem registrado, diariamente, cerca de 800 oportunidades em seu painel de vagas. Os trabalhadores interessados em concorrer podem acessar o Aplicativo Sine Fácil, seguindo o passo a passo no https://setas.to.gov.br/trabalho/passo-a-passo-aplicativo-sine-facil.

O painel com as vagas é divulgado diariamente no site da Setas WWW.to.gov.br/setas e nas redes sociais  Instagram – @setastocantins e Facebook –  Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Tocantins.

Edição: Alexandre Alves

Revisão Textual: Alexandre Alves

Fonte: Setas – GOV TO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

EMPREGO

Governo do Tocantins conclui mais uma turma do curso de Dicção e Oratória em Palmas

Publicados

em

Com 60 formandos o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e Sistema Nacional de Emprego (Sine) encerra mais uma turma do curso de capacitação em Dicção e Oratória, nesta sexta-feira, 3 em Palmas.

O curso totalmente presencial e gratuito tem carga horária de 40 horas e tem abordagem de aspectos práticos com análise de situações reais; leitura direcionada; relato de vivências dos participantes; atividades em grupo e a proposta de elaboração e apresentação de uma mini aula pelos alunos como trabalho de conclusão de curso. 

Para o secretário da Setas, Zorivan Monteiro, a iniciativa é fundamental para o desenvolvimento  humano e profissional dos tocantinenses. “Além deste curso que se encerra hoje ainda teremos outras 3 capacitações no Sine Palmas todas gratuitas e presenciais. Nosso objetivo é fortalecer nossa mão de obra local e ampliar as colocações de trabalhadores no mercado de trabalho”. Pontua o gestor.

Entre os formandos desta sexta-feira, 3, estava o mestre em letras, Fernando Ribeiro dos Santos, que agradeceu a oportunidade de ampliar seus conhecimentos. Fernando é surdo mudo e pôde participar do curso graças a tradução em libras oportunizada por uma servidora da Setas. “Tinha muita vontade de participar de um curso assim, entrei em contato com o professor e ele me falou da possibilidade da tradução em libras. Estou muito feliz com o resultado tenho aprendido muito e só tenho a agradecer a disponibilidade de todos”, disse o aluno.

Leia Também:  Sine Tocantins disponibiliza 861 vagas de emprego nesta terça-feira, 25

A secretária executiva da Setas, Simone Brito, participou das apresentações finais da turma e os parabenizou pelo desempenho exemplar e a escolha de temas  relevantes a comunidade para os trabalhos de conclusão do curso: “Os saberes se constroem a partir das trocas. Momentos como esse são muito importantes para o crescimento pessoal e profissional de cada um de nós”. Colocou a gestora durante sua fala.

As inscrições para os demais cursos que serão oferecidos pelo Governo do Tocantins por meio da Setas/ Sine no mês de fevereiro continuam abertas. Confira o cronograma e links para inscrições abaixo.

Autodesenvolvimento Pessoal e Profissional 

Data: 6 a 10 de janeiro

Link para inscrição 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfpENsuw3yEnQptXo7TY3PkVhkl5K4iUyYoyINU_KkbG2xpFg/viewform

Liderança – A Essência da Liderança de Resultados 

13 a 17 de janeiro

Link para inscrição 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScDTPZB99LgeZJsNxa37BZA03Xbk1QvrN3qOLczjzOKq3lzWQ/viewform

Empreendedorismo – Com Crise se Cresce 

Data – 27 de fevereiro a 3 de março

Link para inscrição 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdgIhco-WjdNxoCcVVDXQqzfKEY6datASOe9Ycy_Njdj_y79w/viewform

Sobre o Sine

O Sine Tocantins é o órgão do Governo Estadual responsável pela assistência direta ao trabalhador. Nas onze unidades do Sine espalhadas no Estado o cidadão tem acesso a orientações sobre carteira de trabalho, seguro desemprego, além de intermediação de mão de obra, orientação e capacitação profissional. Para fortalecer o mercado de trabalho no Estado, o Sine oferece, ainda, apoio aos empresários locais com psicólogos (especialistas em recursos humanos e processo seletivo), auditórios, treinamentos e requalificação profissional.

Leia Também:  Governo do Tocantins orienta gestores municipais da região Sudeste sobre Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Edição: Alexandre Alves

Revisão Textual: Alexandre Alves

Secretário Zorivan Monteiro fala sobre a importância da capacitação profissional. – Foto Carlessandro Souza-35.jpg file_download

Secretária Executiva Simone Brito parabeniza formandos – Foto Carlessandro Souza-19.jpg file_download

Curso de Dicção e Oratória tem 60 formandos em Palmas – Foto Carlessandro Souza.jpg file_download

Fonte: Setas – GOV TO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA