EMPREGO
Tocantins encerra 2022 entre os quatro estados que mais empregaram na região Norte do País
EMPREGO
Novo levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nessa terça-feira, 31, aponta que o Tocantins encerrou 2022 com saldo positivo na geração de novos postos de trabalho. O Estado apresentou um saldo de 14.395 novos empregos. Foram registradas entre janeiro e dezembro 117.247 admissões, enquanto 102.852 desligamentos. O Tocantins está em 4° lugar no ranking de melhor desempenho do saldo Caged entre os estados da região Norte.
O Caged aponta, que em 2022, o setor que mais ofereceu postos de trabalhos foi o de serviços, com saldo de 7.678 novos empregos, seguido pelo comércio (4.022), agropecuária (1.747), indústria (1.532) e construção (-584).
Entre as cidades do Estado que apresentaram o melhor saldo de admissões em 2022 está classificada a capital Palmas, com saldo de 44.916, acompanhada por Araguaína (17.857) e Gurupi (9.369).
Para o secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Carlos Humberto Lima, o trabalho desenvolvido pela secretaria foi de grande relevância para o resultado alcançado. “Ao longo de todo o ano de 2022, trabalhamos fortemente para atrair novos investimentos para o Estado, capacitar a mão de obra disponível e alavancar negócios já existentes. Ficamos muito satisfeitos ao ver que nosso trabalho vem trazendo resultados para o tocantinense e esse saldo positivo, reflete o crescimento do Estado”, finaliza.
Edição: Caroline Spricigo
Fonte: Setas – GOV TO
A CAPITAL
Palmas lança programa que reforça o compromisso da gestão Eduardo Siqueira Campos com o desenvolvimento e a geração de empregos
O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, lançou nesta terça-feira, 11, o programa Palmas Mais Empregos. A iniciativa promove o desenvolvimento econômico sustentável e amplia as oportunidades de trabalho para a população. O programa reúne quase 2 mil currículos cadastrados para mais de 600 vagas disponíveis e oferece capacitações e entrevistas presenciais para quem busca ingressar ou retornar ao mercado de trabalho.
A ação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, o Sebrae, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o Conselho de Desenvolvimento Econômico e empresários locais, reunindo esforços do poder público e da iniciativa privada para fortalecer a economia da capital.
“Palmas é uma das melhores cidades do país para se viver. Somos referência em sustentabilidade, em qualidade de vida, trânsito organizado e a qualificação da mão de obra é uma peça fundamental no processo de desenvolvimento da capital. Vamos buscar mais parcerias para preparar a mão de obra não para o futuro, mas para o agora”, disse o prefeito.
Os resultados recentes confirmam que Palmas segue no caminho do crescimento econômico. Dados do Ministério da Economia, divulgados pelo Novo Caged no início de novembro, mostram que a capital liderou a geração de empregos formais no Tocantins em setembro, com 665 novos postos de trabalho, o que representa 41,7% de todas as vagas criadas no estado. Esse desempenho reforça o protagonismo da cidade e o êxito das políticas públicas implantadas pela atual gestão.
De acordo com os dados, os setores de serviços, comércio e indústria foram os que mais contribuíram para o resultado positivo, demonstrando a diversificação e o dinamismo da economia palmense. A maioria das vagas foi ocupada por jovens entre 18 e 24 anos, em empregos com carteira assinada, o que garante mais estabilidade e segurança para as famílias.
Para o prefeito Eduardo Siqueira Campos, o programa é a prova de que o trabalho e o planejamento são os pilares de uma gestão comprometida com o futuro de Palmas:
“O emprego é o melhor programa social que existe. O Palmas Mais Empregos é a união da cidade em torno de um propósito: garantir oportunidades para quem quer trabalhar e ajudar a construir o futuro da nossa capital.”