EMPREGO
Tocantins encerra 2022 entre os quatro estados que mais empregaram na região Norte do País
EMPREGO

Novo levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nessa terça-feira, 31, aponta que o Tocantins encerrou 2022 com saldo positivo na geração de novos postos de trabalho. O Estado apresentou um saldo de 14.395 novos empregos. Foram registradas entre janeiro e dezembro 117.247 admissões, enquanto 102.852 desligamentos. O Tocantins está em 4° lugar no ranking de melhor desempenho do saldo Caged entre os estados da região Norte.
O Caged aponta, que em 2022, o setor que mais ofereceu postos de trabalhos foi o de serviços, com saldo de 7.678 novos empregos, seguido pelo comércio (4.022), agropecuária (1.747), indústria (1.532) e construção (-584).
Entre as cidades do Estado que apresentaram o melhor saldo de admissões em 2022 está classificada a capital Palmas, com saldo de 44.916, acompanhada por Araguaína (17.857) e Gurupi (9.369).
Para o secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Carlos Humberto Lima, o trabalho desenvolvido pela secretaria foi de grande relevância para o resultado alcançado. “Ao longo de todo o ano de 2022, trabalhamos fortemente para atrair novos investimentos para o Estado, capacitar a mão de obra disponível e alavancar negócios já existentes. Ficamos muito satisfeitos ao ver que nosso trabalho vem trazendo resultados para o tocantinense e esse saldo positivo, reflete o crescimento do Estado”, finaliza.
Edição: Caroline Spricigo
Fonte: Setas – GOV TO

EMPREGO
Setas participa de curso de formação de instrutores em Brasília

Com o objetivo de disseminar as informações sobre o correto preenchimento dos formulários do Cadastro Único e Bolsa Família, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), participa, entre os dias 20 e 24 de março, em Brasília, do Curso de Formação de Instrutores de Formulários do Cadastro Único, realizado pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Participam da capacitação a técnica da Setas, Michelle Rodrigues, e o coordenador do Cadastro Único e Bolsa Família do município de Santa Maria do Tocantins, Darly Macedo.
“A proposta é capacitar instrutores para que orientem outros servidores no preenchimento dos formulários, da forma correta, beneficiando mais famílias de baixa renda”, segundo a coordenadora estadual do Cadastro Único e Programa Bolsa Família, Maria Nágila Praigida.
Programação
O curso será composto por aulas sobre didáticas pedagógicas; Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal; Testes; Orientações gerais ao entrevistador, como conceitos iniciais para a realização de entrevistas e contato com o entrevistado; Formulários de cadastramento; Preenchimento de blocos: Identificação e Controle, Identificação da pessoa, Documentos, Pessoas com deficiência, Escolaridade, Trabalho e Remuneração, Responsável pela Unidade Familiar e Marcação Livre para o município e comprovante de prestação de informação. Além disso serão abordados sobre: Preenchimento de formulários avulsos e suplementares; Trabalho análogo ao do escravo; Cadastramento de Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos; Cadastramento de Pessoas em situação de rua, além de uma capacitação final, entre outros temas.
Revisão Textual: Alexandre Alves/Governo do Tocantins
Fonte: Setas – GOV TO
-
ECONOMIA5 dias atrás
Fazenda já respondeu a dúvidas de Lula sobre novo marco fiscal
-
ECONOMIA7 dias atrás
Bolsa fecha no menor nível desde julho após críticas do governo ao BC
-
ECONOMIA3 dias atrás
Confiança do consumidor sobe 2,5 pontos em março
-
ECONOMIA7 dias atrás
Consumo nos lares brasileiros cresce 1,44% no bimestre
-
ECONOMIA7 dias atrás
Caixa registra lucro de R$ 9,2 bilhões em 2022
-
ECONOMIA6 dias atrás
Dilma Rousseff é eleita presidente do Banco do Brics
-
ECONOMIA7 dias atrás
Lula diz que investimento em defesa fortalece economia
-
TURISMO5 dias atrás
Empresa de ônibus realiza promoção de passagens a partir de R$ 9,90