PALMAS

EMPREGO

Tocantins registra redução de quase 50% no número de desocupados no Estado

Publicados

EMPREGO

O Estado do Tocantins registrou uma queda de 45,12% no número de desocupados no terceiro trimestre de 2022, em relação ao mesmo período do ano anterior. É a sétima menor taxa entre os estados brasileiros com 5,6 e Palmas é a terceira entre as capitais, atrás somente de Goiânia (GO) e Boa Vista (RR), com 5,1.

Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram divulgados na última quinta-feira, 17, e indicam ainda uma variação positiva de 10,95% nos índices da População Ocupada, também em relação ao ano anterior.

Os números registram que a população desocupada, que era de 82 mil no terceiro trimestre de 2021, diminuiu em 37 mil, caindo para 45 mil desocupados no terceiro trimestre de 2022. Já a população ocupada no Estado passou de 676 mil para 750 mil, com um acréscimo de 74 mil trabalhadores.

O governador Wanderlei Barbosa aponta que os últimos dados, tanto da Pnad quanto do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), revelam uma franca recuperação da economia do Tocantins. “Temos realizado inúmeros esforços para fortalecer nossa economia e contribuir para a geração de emprego. O cenário no Tocantins é promissor e queremos que esses números positivos se traduzam em melhorias das condições de vida para nossa população”, afirmou Wanderlei Barbosa.

Leia Também:  Servidores do Banco Central decretaram volta da greve

Vale lembrar que, para o IBGE, população economicamente ativa é aquela empregada ou que possui condições de trabalhar e que realiza algum esforço para isso (desempregada a procura de emprego). A população ocupada refere-se aos que possuem algum ofício em um período de referência, sendo esse ofício remunerado, não remunerado, por conta própria ou como um empregador; e a população desocupada é o grupo de pessoas que não possuem emprego e que estão aptas a trabalhar, tendo realizado algum mínimo esforço para tal.

Em relação ao segundo trimestre de 2022

Ao comparar os dados com o quadro do segundo trimestre de 2022, percebe-se que a população ocupada aumentou de 740 mil para 750 mil trabalhadores, são 10 mil trabalhadores a mais de um trimestre para outro. 

O titular da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Zorivan Monteiro, ressalta que os números divulgados na Pnad são positivos e “refletem os inúmeros esforços do Governo do Tocantins em apoiar e incentivar as empresas por meio de incentivos fiscais aprovados pelo CDE [Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico], proporcionando o crescimento da classe empresarial e fortalecendo a economia do Estado. Destacamos também as capacitações e as orientações aos trabalhadores por meio do Sine [Sistema Nacional de Emprego] gerido pela Setas. Ressaltamos que são disponibilizadas diariamente, em suas 11 unidades estaduais, 800 vagas de emprego”.

Leia Também:  Gestão Wanderlei Barbosa promove geração de empregos e investimentos para assistência social dos municípios

Características da população ocupada no Tocantins

A população ocupada no Tocantins totaliza 750 mil pessoas e os trabalhadores por conta própria representam 24%, o que corresponde a 183 mil pessoas. Os empregados no setor público constituem 23% e representam 170 mil desses trabalhadores. Os profissionais no setor privado com carteira assinada são 23% e correspondem a 182 mil pessoas; e sem carteira assinada totalizam 127 mil, com 17%. Já os empregadores são 4% e somam 27 mil pessoas, e o trabalhador familiar constitui 1%, com 8 mil indivíduos.

Pnad Contínua

A Pnad Contínua é uma pesquisa por amostra probabilística de domicílios, de abrangência nacional, planejada para atender a diversos propósitos. Visa produzir informações básicas para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do País e permite a investigação contínua de indicadores sobre trabalho e rendimento.

Edição: Alba Cobo

Revisão Textual: Marynne Juliate

Redução no número de desocupados é de 45,12% em relação ao terceiro trimestre de 2021 – Luciano Ribeiro/Governo do Tocantins file_download

Fonte: Setas – GOV TO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

EMPREGO

Tocantins é o terceiro da Região Norte em geração de empregos, registra Caged.

Publicados

em

O Estado do Tocantins registrou um saldo positivo de 1.013 novos empregos gerados no mês de outubro de 2022, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério da Economia terça-feira, 29. O número é resultado de 9.193 admissões menos 8.180 desligamentos. O Tocantins foi o terceiro estado da Região Norte na geração de empregos (números absolutos) no referido período.

O secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Zorivan Monteiro, chama a atenção para o fato de o Tocantins estar há dez meses consecutivos apresentando dados positivos na geração de empregos. “Nosso Estado está em uma linha crescente de desenvolvimento econômico, abertura de novos postos de trabalho e esses avanços poderão ser percebidos também no desenvolvimento social”. Aponta o gestor.

Em outubro de 2022 o setor da economia que mais se destacou, de acordo com o Caged, foi ‘Comércio, Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas’ com saldo positivo de 693 postos aberto, seguido da ‘Agricultura, Pecuária, Produção Florestal, Pesca e Agricultura’ com saldo positivo de 173 novos postos e em terceiro lugar consta ‘Indústrias Geral’ com saldo positivo de 136 postos abertos no Estado.

Leia Também:  Servidores do Banco Central decretaram volta da greve

A diretora do Observatório do Trabalho, Wilany Bezerra, declara que historicamente a economia é movimentada nos últimos meses do ano pelo Comércio e explica: “Com as festas de fim de ano acontecem muitas contratações nas áreas de comércio e serviços. A maioria desses empregos são temporários, mas os trabalhadores com um bom desempenho profissional podem garantir a sua vaga posteriormente”.

Movimentação do mercado nas maiores cidades do Estado

O município de Araguaína foi o que apresentou melhor saldo de empregos em outubro de 2022, sendo 419 postos abertos, Gurupi teve saldo de 149 postos de empregos gerados, e Colinas do Tocantins 121 novos postos de emprego.

Sobre o Caged

O Caged é um registro administrativo da Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia que mede a quantidade de admissões e demissões de funcionários formais.

A equipe de gestão do Sistema Nacional do Emprego (Sine) no Tocantins monitora e avalia mensalmente os dados do Caged e associados a eles, outras bases de dados como a Pesquisa Nacional por Amostra e Domicílio (Pnad) e a Base de Gestão da Intermediação de Mão de Obra (BGIMO). Subsidiadas por essas pesquisas são traçadas diretrizes para a atuação do Sistema em seus nove postos espalhados estrategicamente pelo estado (Palmas; centro e Taquaralto; Araguaína; Gurupi; Porto Nacional; Paraíso; Guaraí; Dianópolis; Araguatins, Almas e Colinas). O objetivo final desse esforço é diminuir a distância entre quem oferece e quem procura o emprego.

Leia Também:  BC pede reajuste de 22% para servidores, mas recua horas depois

Vagas disponíveis no Sine

O Sine Tocantins tem registrado, diariamente, cerca de 800 oportunidades em seu painel de vagas. Os trabalhadores interessados em concorrer podem acessar o Aplicativo Sine Fácil, seguindo o passo a passo no https://setas.to.gov.br/trabalho/passo-a-passo-aplicativo-sine-facil.

O painel com as vagas é divulgado diariamente no site da Setas WWW.to.gov.br/setas e nas redes sociais  Instagram – @setastocantins e Facebook –  Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Tocantins.

Edição: Alexandre Alves

Revisão Textual: Alexandre Alves

Fonte: Setas – GOV TO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA