PALMAS

INDÚSTRIA

Confiança do empresário tocantinense diminui

Publicados

INDÚSTRIA

Conforme os números apurados pelo Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), a confiança dos empresários industriais em relação a economia e seus negócios sofreu uma queda de 11,5 pontos entre os meses de outubro e novembro, passando de 61,2 para 49,7 pontos no período. Em comparação com novembro do ano passado o recuo foi de 8,3 pontos.

Foi o menor resultado desde junho de 2020, quando o índice alcançou 47 pontos. Valores abaixo da linha divisória dos 50 pontos revelam que os empresários estão com falta de confiança em relação aos próximos seis meses.

 “O baixo desempenho no período analisado deve-se principalmente ao indicador de Expectativas, que passou de 61,2 para 47 pontos de outubro para novembro o que indica que os empresários estão com perspectivas pessimistas para os próximos seis meses, sobretudo, em relação a economia brasileira”, avalia Gleicilene Bezerra, técnica em pesquisa da FIETO.

O estudo destaca ainda que em novembro o indicador de Condições Atuais, um dos componentes do ICEI, passou de 61,3 para 55,2 pontos, uma redução menor que em outubro e que se mantém acima da linha divisória dos 50 pontos.

Leia Também:  Alunos da Escola SESI Araguaína vencem Olimpíada Brasileira de Robótica e vão representar o Brasil em competição mundial

Apesar dos resultados apurados apontando queda na confiança em novembro, na percepção dos empresários tocantinenses entrevistados as condições atuais de seus negócios e da economia brasileira estão melhores que nos últimos seis meses.

Por Júnior Veras

Serviço: Assessoria de Imprensa FIETO (63) 3229-5775

Fonte: FIETO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

INDÚSTRIA

Alunos da Escola SESI de Araguaína conquistam vagas para Torneio Nacional de Robótica

Publicados

em

Alunos da Escola SESI Marlei Maria Moreira de Araguaína se destacaram durante a fase regional do Torneio Regional de Robótica FLL (First Lego League), realizado neste final de semana, 04 e 05 de fevereiro, em São Luis – MA – garantindo a classificação de duas equipes tocantinenses para a etapa nacional da competição. O Festival SESI de Robótica, como é denominada a etapa nacional, acontece entre 15 e 18 de março em Brasília (DF).

Três equipes tocantinenses participaram do torneio, a  Tucuna Power e a Tucuna Electric na categoria First Lego League no Brasil (FLL) e a equipe Tucuna na categoria F1 in Schools. No total, 49 equipes de escolas do SESI e de escolas públicas, de quatro estados, disputaram nas duas modalidades.

Classificação na categoria FIRST LEGO League (FLL)

Entre as equipes da categoria de FLL, a Tucuna Electric  ficou em terceiro lugar na categoria Core Values (inspiração, trabalho em equipe e gracious professionalism), o que rendeu a classificação para a etapa nacional. A equipe Tucuna Power está como suplente e ainda pode conseguir classificação nessa categoria.

O professor Wlliobson Pereira, técnico da equipe que conseguiu a classificação para o nacional, relata a felicidade pelo feito de serem classificados na primeira vez desta equipe em uma competição regional. “Estamos muito felizes! Desde o início da formação da equipe almejávamos essa classificação. Trabalhamos muito e o resultado foi positivo. Os nossos alunos estão radiantes por terem ido pela primeira vez na FLL e já conseguirem ir para o nacional. Somos gratos pelo apoio dos pais e do SESI”, relatou.

Leia Também:  Prêmio Mulher que Transforma chega a Arraias, no sudeste do Tocantins

Categoria F1 in Schools

A equipe Tucuna, que já está com a vaga na etapa nacional garantida e ainda passaporte carimbado para a competição internacional na França da temporada anterior, participou do torneio regional no Maranhão como convidada e se sagrou campeã. Os cinco integrantes da equipe Tucuna, orientados pelo professor do SESI, Ulisses Queiroz, foram os vencedores no geral e ainda ganharam os troféus de Melhor Marketing e Melhor Projeto Social.

A diretora da Escola SESI de Araguaína, Carmelita Cavalcante, falou das classificações e do quanto é importante o incentivo e comprometimento de todos. “Nossos alunos deram um verdadeiro show, fruto da dedicação e comprometimento de toda equipe”, disse ressaltando ainda o apoio dos gestores doa escola e do SESI Tocantins que “não medem esforços para viabilizar resultados tão positivos”.

A Superintendente do SESI, Roseli Sarmento, acompanhou a competição e os feitos de toda equipe de robótica tocantinense no Maranhão. “Foi com muita satisfação que acompanhei o desempenho das nossas equipes no Festival de Robótica realizado pelo SESI Maranhão.  A equipe Tucuna está consolidando seu trabalho e com isso conquistou a liderança na categoria F1. As equipes Tucuna Power e Tucuna Elétric, que disputaram FLL,  também estão no caminho certo e, com isso, o SESI Tocantins se torna um regional preparado para participar das competições de Robótica Educacional pelo país,” pontuou Sarmento.

Leia Também:  Escola SESI de Araguaína participa de torneio nacional de robótica em São Paulo

O Torneio

Durante dois dias (4 e 5/02) o Torneio SESI de Robótica First LEGO League Challenge, Regional Maranhão, realizado em São Luís, reuniu 255 alunos de 9 e 16 anos e 56 técnicos de escolas do SESI Maranhão, Paraíba, Piauí e Tocantins que competiram entre si e colocaram em prática a temporada “Super Powered”, focada no desenvolvimento de projetos ligados à energia renovável. 

A iniciativa desafia crianças e adolescentes a explorar de onde vem a energia e como ela é distribuída, armazenada e usada. As equipes da FLL usaram muita criatividade para pensar um futuro energético inovador.  

A etapa regional do Maranhão do Torneio SESI de Robótica, também contou com a participação de nove equipes competindo pela categoria F1 Schools de São Luís, Imperatriz e do Tocantins. As escuderias tinham como desafio construir um carro em miniatura, criar um logotipo, divulgar na mídia, conseguir patrocínios e parceiras e desenvolver projetos sociais.    

Torneio SESI de Robótica FLL

Tucuna Eletric – (TO): classificada para o nacional

F1 in Schools

Tucuna (TO): classificada para o nacional (1º lugar Geral)

Subcategorias

Melhor Marketing – Tucuna (TO)

Melhor Projeto Social – Tucuna (TO)

Por Najara Barros

Serviço: Assessoria de Imprensa SESI (63) 3229-5775/ 9 9956-5926

Fonte: FIETO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA