INDÚSTRIA
Escolas SESI em Araguaína e Gurupi estão com matrículas abertas para o ano letivo de 2023
INDÚSTRIA
As escolas do Serviço Social da Indústria (SESI) em Araguaína e Gurupi estão com matrículas abertas para o ano letivo de 2023 até o início das aulas em 23/01/2023 ou o esgotamento das vagas que são limitadas por turma. As duas unidades escolares oferecem o Novo Ensino Médio (NEM) e a Escola SESI de Araguaína dispõe ainda do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). As matrículas ficam disponíveis nas secretarias das escolas.
Novo Ensino Médio
A Escola SESI é pioneira no Tocantins na oferta do Novo Ensino Médio (NEM) aderindo ainda em 2019. Com o Novo Ensino Médio os alunos recebem orientação profissional e desenvolvimento de competências sócio emocionais tendo como foco o Mundo do Trabalho. O novo modelo de aprendizagem visa a formação de cidadãos por meio do desenvolvimento de competências e habilidades e possibilita que os alunos escolham itinerários de formação de acordo com áreas de interesse, projetos de vida e de carreira.
Estrutura Moderna e Especializada
O aprendizado dos alunos nas Escolas do SESI conta com recursos como ensino de línguas estrangeiras, salas de aulas de matemática personalizadas, salas de aulas multidisciplinares, laboratórios de ciências da natureza (biologia, química e física), lousa digital, laboratório de robótica, oficinas tecnológicas e biblioteca digital.
Além disso, as Escolas SESI utilizam método de ensino conhecido como STEAM, uma metodologia integrada e baseada no desenvolvimento de projetos para estimular nos alunos a criatividade, comunicação, colaboração e a capacidade de lidar com diferentes situações. Este ano, os alunos do 1º ano das duas escolas fazem parte de um projeto nacional do SESI para a implementação da sala de aula digital.
A Sala Digital é um projeto em que cada aluno receberá um notebook, que substituirá o material impresso e terão acesso a ferramentas digitais como aplicativos e simuladores para utilização na sala de aula e também em casa. A atualização dos conteúdos passa a ser permanente.
Em Araguaína, os alunos voltam às aulas no segundo semestre já em novas instalações que contará com salas de aulas mais amplas e interativas, laboratórios modernos, espaço maker e espaços para participar de práticas esportivas no contraturno.
Robótica é um diferencial
Nas duas escolas do SESI no Tocantins existem laboratórios e aulas de robótica inclusas na grade curricular. O ensino científico-tecnológico é estimulado por oficinas e atividades na disciplina de Robótica que, além do aprendizado, permite aos alunos a participação em competições nacionais.
Em 2022, por exemplo, alunos da equipe Tucuna, da Escola SESI de Araguaína, venceram a Olimpíada Brasileira de Robótica e vão representar o Brasil em competição mundial realizada na França em julho deste ano.
Empreendedorismo
O conhecimento científico e o empreendedorismo também são tema de aulas e eventos como a Jornada Científica e a Feira de Negócios realizadas anualmente na Escola SESI em Araguaína para colocar em prática os conhecimentos nestas áreas.
Como e onde se matricular
Trabalhadores da indústria e seus dependentes têm desconto nas mensalidades. Os interessados em realizar a matrícula ou tirar dúvidas podem ligar no (63) 3412-7476 (Araguaína) ou whatsapp (63) 9 9983-5060 ou 98454-0117. O atendimento presencial em Araguaína pode ser feito na Avenida Dom Emanuel, n° 1347, Bairro Senador.
Já em Gurupi as informações sobre as matrículas podem ser obtidas na Secretaria Escolar da Escola/Unidade SESI (Vila Alagoana, Rua Joaquim Batista de Oliveira, n° 161.O telefone da secretaria é (63) 3311-1313.
Documentos para matrícula
• Foto 3×4
• Certidão de Nascimento do aluno
• Comprovante de residência (conta de energia)
• Documento de identificação
• Documento de identificação dos pais/responsáveis
• CPF do aluno
• CPF dos pais/responsáveis
• Histórico Escolar original completo ou declaração
Por Najara Barros
Serviço: Assessoria de Imprensa SESI (63) 3229-5775/ 9 9956-5926
Fonte: FIETO

INDÚSTRIA
Indústria goiana cresce 9,3% e obtém terceiro melhor resultado do país

A indústria goiana cresceu 9,3% no acumulado de 12 meses e obteve o terceiro melhor desempenho do país. Na mesma variação, o aumento nacional foi de 1,5%, segundo levantamento da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), com a referência do mês de junho, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e confirmada pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
As atividades que se destacaram e influenciaram a alta em 12 meses foram:
- fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (38,9%);
- confecção de artigos de vestuário e acessórios (32,5%);
- fabricação de produtos químicos (27%).
No acumulado no ano, o crescimento foi de 7,6%, enquanto a média brasileira foi 2,6%. O resultado colocou Goiás como o segundo estado com maior alta entre as unidades federativas analisadas pelo IBGE.
A alta foi puxada pela fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (76%); e pela fabricação de coque, produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (12,1%).
Indústria goiana
“O avanço na indústria goiana é reflexo da política industrial investida pela gestão, que é sólida e atrai investidores, resultando na geração de emprego e aumento de renda para os goianos”, destaca o titular da Secretaria-Geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.
A Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) gera indicadores de produção mês a mês para as indústrias extrativa e de transformação. As informações permitem analisar o nível da produção ao longo do tempo para uma mesma unidade da federação ou entre unidades da federação, em diferentes setores de atividade.
-
BRASIL6 dias atrás
Sebrae Tocantins leva empresários para a Beauty Fair 2025
-
A CAPITAL6 dias atrás
Prefeitura de Palmas oferta oficina gratuita sobre inovação a microempreendedores da Capital
-
NOTÍCIAS4 dias atrás
SESI realiza Jogos do Trabalhador 2025 em Araguaína, Gurupi e Palmas; inscrições estão abertas
-
TOCANTINS2 dias atrás
Sebrae Tocantins leva empresários e gestores à Barcelona em missão internacional sobre cidades inteligentes
-
ADMINISTRAÇÃO2 dias atrás
Fórum de Dirigentes das Cooperativas do Tocantins 2025 reúne lideranças e firma parcerias estratégicas
-
ECONOMIA4 dias atrás
FIETO sedia BAS Itinerante em Palmas para discutir bioeconomia local
-
ADMINISTRAÇÃO4 dias atrás
Senador Eduardo é homenageado no Senado pelos 60 anos da Administração
-
A CAPITAL1 hora atrás
Palmas recebe nota máxima no ranking da qualidade da informação contábil e fiscal