INDÚSTRIA
SENAI anuncia vencedores da etapa estadual do Grand Prix nas unidades do Tocantins
INDÚSTRIA
A etapa estadual do Grand Prix SENAI de Inovação aconteceu durante toda esta última semana nas unidades de Araguaína, Gurupi, Palmas, Paraíso, Taquaralto e Xambioá do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
Ao todo, 110 alunos, reunidos em escuderias por escolas, tiveram o prazo de 24 horas, dividido entre três dias, para desenvolver e apresentar protótipos, ideias e projetos de inovação em atendimento a demandas propostas pelo setor industrial.
Cada unidade do SENAI no Tocantins premiou uma equipe que desenvolveu a melhor solução ao desafio proposto por uma empresa. As escuderias foram avaliadas por uma banca composta por instrutores e funcionários das corporações que lançaram os desafios.
“Foi um processo muito cansativo e desafiador nestes 3 dias, mas conheci muita gente nova e aprendi muito. Mas valeu muito a pena já que conquistamos o 1º lugar desenvolvendo uma solução que seria a criação de uma empresa chamada E-colet para fazer o intermédio entre empresas que geram resíduos que seriam descartados e empresas parceiras e cooperativas que dariam o tratamento”, explica o aluno Fabrício Gick integrante da equipe vencedora no CETEC Palmas.
Os vencedores de cada unidades representarão o Tocantins na etapa nacional que acontece no segundo semestre deste ano.
Confira os vencedores de cada unidade do SENAI Tocantins:
CETEC Araguaína
Escuderia Laranja:
Kaic Rodrigues da Silva
Elloan Laurindo
Hugo Gabriel de Souza Figueiredo
CT Gurupi
Escuderia Roxa:
Thailany Gabriela Dias Gomes
Jacyelle Coelho Tavares
Thaís Lina Moura
Mayza Capristaneo Saraiva
CETEC Palmas
Escuderia Amarela:
Kayron Dávid Oliveira Bastos
Fabrício Luiz Rivero Gick
Kervyn Leal Viana
Lucia Maria Sanches Silva
CFP Paraíso do Tocantins
Escuderia Dash Solutions:
Davi Dias
Sandra Aparecida
Viviane Alves
CFP Taquaralto
Escuderia Amarela:
Sandra Aparecida da Costa
Davi Dias Pereira
Viviane dos Santos Alves
PA Xambioá
Escuderia Vermelha:
Luis Gustavo Elias Aguiar
Luis Elano Silva Rodrigues
Kaline Chaves dos Santos
Evely Gomes de Sousa
Sobre o Grand Prix
O Grand Prix SENAI de Inovação é uma iniciativa direcionada aos alunos da instituição, com o objetivo de promover a cultura da modernização e aproximar os estudantes do mundo do trabalho.
Trata-se de uma maratona de inovação aberta, onde escuderias trabalham durante um período de até 24 horas, em três dias, nas escolas do SENAI, desenvolvendo ideias, protótipos e projetos baseados em demandas estabelecidas.
O objetivo do Grand Prix é o desenvolvimento da cultura da inovação local, gerar ideias, desenvolver conceitos de negócios e prototipar soluções para desafios reais da sociedade e da indústria local em uma maratona aberta.
Por Brener Nunes
Assessoria de Imprensa SENAI (63) 3229-5775
Fonte: FIETO
INDÚSTRIA
Indústria goiana cresce 9,3% e obtém terceiro melhor resultado do país
A indústria goiana cresceu 9,3% no acumulado de 12 meses e obteve o terceiro melhor desempenho do país. Na mesma variação, o aumento nacional foi de 1,5%, segundo levantamento da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), com a referência do mês de junho, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e confirmada pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
As atividades que se destacaram e influenciaram a alta em 12 meses foram:
- fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (38,9%);
- confecção de artigos de vestuário e acessórios (32,5%);
- fabricação de produtos químicos (27%).
No acumulado no ano, o crescimento foi de 7,6%, enquanto a média brasileira foi 2,6%. O resultado colocou Goiás como o segundo estado com maior alta entre as unidades federativas analisadas pelo IBGE.
A alta foi puxada pela fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (76%); e pela fabricação de coque, produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (12,1%).
Indústria goiana
“O avanço na indústria goiana é reflexo da política industrial investida pela gestão, que é sólida e atrai investidores, resultando na geração de emprego e aumento de renda para os goianos”, destaca o titular da Secretaria-Geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.
A Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) gera indicadores de produção mês a mês para as indústrias extrativa e de transformação. As informações permitem analisar o nível da produção ao longo do tempo para uma mesma unidade da federação ou entre unidades da federação, em diferentes setores de atividade.
-
A CAPITAL5 dias atrásPrefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, figura entre os 10 mais bem avaliados do Brasil, aponta pesquisa nacional
-
A CAPITAL5 dias atrásPalmas vive um novo tempo: o melhor ano da capital e a consolidação de Eduardo Siqueira Campos no top 10 dos prefeitos mais bem avaliados do Brasil
-
COLUNA13 horas atrásO Ano de 2025 em Palmas e no Tocantins: Crise, Instabilidade e a Força dos Pequenos Negócios