NOTÍCIAS
Governador do Tocantins anuncia ampliação de servidores e vistoria obras de hospital em Gurupi
NOTÍCIAS
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, realizou, na última sexta-feira (7), uma série de visitas e vistorias na área da saúde em Gurupi, no sul do estado. Entre as principais ações, anunciou a ampliação do quadro de servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), medida que visa solucionar problemas nas escalas de profissionais. Durante a visita ao Hospital Regional de Gurupi (HRG), Barbosa também determinou novas contratações e reforçou o compromisso com a conclusão do Hospital Geral de Gurupi (HGG), que receberá investimentos de mais de R$ 103 milhões.
A proposta de ampliação do número de cargos será enviada à Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) e, caso aprovada, permitirá a contratação de novos profissionais, como enfermeiros, obstetras, médicos especialistas e perfusionistas. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, a medida garantirá a normalização das escalas hospitalares. “No caso do Hospital Regional de Gurupi, as escalas já estão regularizadas, e a de março será definida até o fim deste mês. Nenhum paciente ficará sem atendimento”, assegurou Felinto.
Além das contratações, o governador afirmou que a gestão tem investido constantemente na saúde pública, com recursos estaduais e apoio das bancadas parlamentares. “Estamos enviando novos equipamentos e garantindo investimentos para melhorar o atendimento à população. Seguiremos focados nesse objetivo”, declarou Barbosa.
Durante a visita ao HRG, pacientes e servidores manifestaram apoio às melhorias implementadas. A enfermeira e diretora multiprofissional do hospital, Danila Lêda, ressaltou a importância da presença do governador e do secretário na unidade. “É essencial que a gestão acompanhe de perto a realidade dos hospitais. Nos últimos anos, temos visto avanços, e acreditamos que isso continuará”, afirmou.
Obras do Hospital Geral de Gurupi avançam
Além de reforçar o atendimento no HRG, o governo trabalha para concluir o Hospital Geral de Gurupi (HGG), que estava com menos de 30% das obras concluídas e enfrentava problemas na estrutura elétrica. O processo de licitação já foi finalizado, e a contratação da empresa responsável pela retomada da construção está em andamento.
O HGG será um hospital de grande porte, contando com mais de 200 leitos, incluindo unidades de pronto-socorro infantil e adulto, enfermarias, ambulatório, setores administrativos, centros cirúrgicos pediátricos e adultos, UTI, laboratório, farmácia e serviços de imagem. A expectativa é de que a nova unidade amplie significativamente a oferta de atendimentos à população da região.
Atualmente, o Hospital Regional de Gurupi é referência para a região de saúde Ilha do Bananal, atendendo aproximadamente 177 mil pessoas. A unidade possui 164 leitos de enfermaria, 20 leitos de UTI, seis salas cirúrgicas, maternidade com cerca de dois mil partos anuais e projetos como o Girassol – que presta atendimento a vítimas de violência sexual.
Com a ampliação da estrutura hospitalar e a contratação de novos profissionais, o governo estadual busca consolidar melhorias no sistema de saúde, garantindo atendimento mais eficiente e acessível à população de Gurupi e municípios vizinhos.
Empreendedorismo
Sebrae Tocantins abre seleção para missão internacional no Web Summit Lisboa 2026