NOTÍCIAS
Tocantins participa de fórum em Paris com palestra do senador Eduardo Gomes sobre inteligência artificial e prevenção a fraudes
NOTÍCIAS
O Governo do Tocantins marcou presença, nesta quarta-feira (4), no Fórum Franco-Brasileiro de Seguros, realizado em Paris, participando de um painel sobre regulação da inteligência artificial, cibersegurança e combate a fraudes. A delegação tocantinense foi composta por autoridades estaduais e contou com a palestra do senador Eduardo Gomes (PL-TO), relator da comissão que analisa a regulamentação da IA no Brasil.
Durante sua apresentação, o senador destacou a necessidade de uma legislação dinâmica e adaptável diante da velocidade das mudanças tecnológicas. “A inteligência artificial é o único tema em que, por mais que o especialista estude, depois de três meses ele sabe menos do que sabia antes”, afirmou.
Representando o governador Wanderlei Barbosa, o secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes, ressaltou o progresso do estado na digitalização dos serviços públicos. Segundo ele, o Tocantins saiu da 19ª colocação para figurar entre os 10 estados mais avançados em serviços digitais entre 2023 e 2024. “A expectativa é que este ano vamos melhorar ainda mais a nossa posição. No setor de governança a inteligência artificial tem sido nossa aliada para acompanhamento, fiscalização e controle dos serviços públicos”, enfatizou.
Além de Gomes, a comitiva contou com os secretários de Estado da Indústria e Comércio, Beto Lima; da Comunicação, Márcio Rocha; e o superintendente da Sics, Odilon Júnior, que participa de outros painéis ao longo da programação. Na sexta-feira (6), ele estará presente no Fórum Econômico Brasil-França, que contará com a presença dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Emmanuel Macron, reforçando os laços de cooperação e comércio entre os dois países.
Empreendedorismo
Sebrae Tocantins abre seleção para missão internacional no Web Summit Lisboa 2026