SAÚDE
Evento “Vidas Planejadas” capacita médicos e amplia acesso ao DIU para mulheres em Luzimangues
SAÚDE
Luzimangues recebeu, no dia 28 de janeiro de 2026, o evento Vidas Planejadas, uma iniciativa voltada ao fortalecimento do planejamento familiar e da saúde reprodutiva na Atenção Primária à Saúde. A ação resultou na capacitação de médicos da rede básica para inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) e beneficiou diretamente mais de 40 mulheres do distrito.
A iniciativa foi organizada pelo Comitê Estadual de Prevenção do Óbito Materno, Fetal e Infantil (CEPOMFI), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Nacional e a Secretaria de Estado da Saúde, com o objetivo de ampliar o acesso a métodos contraceptivos modernos, seguros e de longa duração.
Durante o evento, profissionais da Atenção Primária participaram de capacitações teóricas e práticas ministradas por especialistas em ginecologia e obstetrícia, aprendendo técnicas atualizadas para a inserção do DIU em ambiente ambulatorial, diretamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
De acordo com a médica Isabela Franco Ramos, a capacitação representa um avanço significativo para a saúde da mulher na região. “Quando capacitamos os médicos da atenção primária, garantimos que esse atendimento esteja mais próximo da população. Isso significa menos barreiras, mais acesso ao planejamento familiar e mais autonomia para que cada mulher possa escolher o melhor método contraceptivo para sua realidade”, destacou.
Além da formação dos médicos, as mulheres atendidas receberam orientações individualizadas e participaram de palestras educativas sobre planejamento familiar, funcionamento do DIU, benefícios, possíveis efeitos colaterais e cuidados após a inserção. Em seguida, as pacientes que optaram pelo método realizaram o procedimento na própria UBS de Luzimangues.
A estratégia fortalece a descentralização dos serviços de saúde reprodutiva, permitindo que a população tenha acesso ao método sem a necessidade de deslocamento para centros especializados, o que representa um avanço importante para a autonomia feminina e para a redução de gestações não planejadas.
O DIU é considerado um método contraceptivo de longa duração (LARC – Long-Acting Reversible Contraceptive), com alta eficácia e duração que pode chegar a até dez anos, dependendo do tipo, sendo uma das principais recomendações de organismos nacionais e internacionais de saúde.
Com ações como o Vidas Planejadas, o Tocantins avança na consolidação de políticas públicas voltadas à prevenção de agravos maternos e infantis, promovendo mais qualidade de vida, planejamento e segurança para as mulheres atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A CAPITAL
Prefeitura de Palmas aplica mais de três mil doses de vacinas em um único dia
A população da Capital atendeu ao chamado da Prefeitura de Palmas e compareceu em peso ao Dia D de Vacinação do projeto Missão Imunizar, realizada no último sábado, 2. Como resultado, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) atendeu 2.225 pessoas e aplicou 3.480 doses de vacinas, com destaque para os imunizantes contra o sarampo: 757 doses, sendo 485 da tríplice viral, 175 da dupla viral (dose zero), 97 da tetraviral.
A secretária da Semus, Dhieine Caminski, comemorou o resultado da ação. “Foi um dia muito importante para reforçar a proteção da nossa população, especialmente das crianças pequenas, que estão mais vulneráveis ao sarampo. A adesão ao Dia D mostra que as pessoas estão cada vez mais conscientes da importância da vacinação. Agradeço o empenho de toda a equipe da saúde, que fez um trabalho excelente”, destacou.
Além da vacinação contra o sarampo, também foram ofertadas doses de rotina e de campanhas, como contra poliomielite, hepatite, influenza e covid-19. A ação aconteceu em todas as 34 Unidades de Saúde da Família (USFs), no Parque Cesamar e em unidades móveis que percorreram bairros com baixa cobertura vacinal.
A vacinação continua nas USFs, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Para ter acesso, basta apresentar a caderneta de vacinação, documento pessoal e/ou cartão SUS, para avaliação e atualização. O objetivo é alcançar coberturas mais altas e reduzir o risco de reintrodução de doenças já eliminadas, como o sarampo, que voltou a registrar casos em vários estados brasileiros.
-
A CAPITAL2 dias atrásSebrae Tocantins implanta polo da Faculdade Sebrae para impulsionar educação empreendedora no Estado
-
A CAPITAL6 dias atrásPrefeitura de Palmas lança novo site com foco em serviços, transparência e facilidade de acesso
-
A CAPITAL2 dias atrásInstabilidade no sistema financeiro reforça interesse por investimentos ancorados na economia do Tocantins
