TURISMO
Companhia aérea de baixo custo terá voos em São Paulo somente na alta temporada
TURISMO


A partir de 16 de janeiro a Jetsmart, companhia aérea de baixo custo com sede no Chile, deixará de operar voos regulares do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, para Santiago, a capital chilena. Com a saída da companhia deste mercado, terão voos diretos entre o Brasil e o Chile as empresas LATAM, SKY e Turkish Airlines.
Segundo comunicado divulgado pela Jetsmart, quem comprou passagens aéreas para viajar depois de 16 de janeiro poderá pedir reembolso integral dos valores pagos ou ficar com um crédito com a companhia.
Voos serão realizados na alta temporada
A JetSmart vai operar voos entre São Paulo e Santiago na alta temporada , entre 3 de junho até final de agosto. Nestes meses a procura por viagens para o Chile é grande em função da temporada de inverno, principalmente para os destinos com estações de esqui, entre eles o Valle Nevado.
A JetSmart manterá os voos nas cidades do Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu e Florianópolis. A companhia usa em syas rotas as aeronaves Airbus A320 e A321. Até abril de 2024 a frota da empresa era de 37 aeronaves.
O Brasil tem voos internacionais operados por quatro companhias aéreas de baixo custo , as chamadas low cost. A maior oferta é para os destinos localizados na América do Sul. Buenos Aires é cidade com maior oferta de voos saindo do Brasil operados por companhias de baixo cisto, entre elas a Flybondi, SKY e JetSmart. ( Veja detalhes abaixo ).
Lembrando que nas viagens para a América do Sul os brasileiross não precisam de passaporte. Basta apresentar o documento de identidade. É imortante ter um seguro para cobrir despesas médicas e hospitalares.
Confira para quais destinos internacionais o Brasil tem voos de companhias de baixo custo
Voos da SKY
São Paulo-Santiago
São Paulo-Lima
Rio de Janeiro-Santiago
Rio de Janeiro-Montevidéu (a partir 16/12)
Florianópois-Santiago
Florianópolis-Montevidéu
Salvador-Montevidéu
Salvador-Santiago
Brasília-Santiago (a partir de junho)
Belo Horizonte-Santiago (a partir de junho)
Voos da JetSmart
São Paulo-Santiago (até 16 de janeiro)
Rio de aneiro-Santiago
Florianópolis-Santiago
Florianópolis-Buenos Aires (a partir de dezembro)
Foz do Iguaçu-Santiago
Rio de Janeiro-Buenos Aires
Rio de Janeiro-Montevidéu
Voos da Flybondi
São Paulo-Buenos Aires
Rio de Janeiro-Buenos Aires
Florianópolis-Buenos Aires
Voos da Arajet
São Paulo-Punta Cana
Fonte: Turismo

A CAPITAL
Turismo de negócios lidera visitas a Palmas; setor de serviços cresce no 1º semestre de 2025

Com suas belezas naturais e infraestrutura urbana consolidada, Palmas se fortalece como destino turístico regional. Um levantamento da Agência Municipal de Turismo (Agtur), referente ao primeiro semestre de 2025, traça o perfil do visitante que chega à Capital, revelando que turismo de negócios é hoje o principal motivo das viagens para Palmas.
Esse segmento representa 31,82% dos deslocamentos no primeiro semestre de 2025. Na sequência, aparecem o turismo no Jalapão (24,59%) e o turismo em Taquaruçu (17,05%).
O levantamento revela que homens solteiros, com idades entre 30 e 39 anos, hospedados em hotéis e dispostos a gastar entre R$ 100 e R$ 200 por dia, compõem a maior parte dos turistas da Capital. No total, 52,27% dos visitantes são homens e 47,73% mulheres, com tempo médio de permanência de dois dias.
As profissões mais citadas são empresários (22,73%), trabalhadores com carteira assinada (18,18%), estudantes (12,50%) e servidores públicos (12,50%).
De acordo com o economista da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Marlo Galvão Feitosa, o perfil do visitante mostra diferenças marcantes entre homens e mulheres. “Quando avaliamos o motivo da viagem, percebemos que 45,65% dos homens vêm a Palmas para o turismo de negócios, enquanto 61,90% das mulheres viajam com foco no lazer”, explica.
Serviços em crescimento
O setor de serviços ligados ao turismo também apresentou desempenho positivo. Entre janeiro e junho, Palmas registrou crescimento de 9,55% na geração de empregos, o que representa 641 novos postos formais, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
O transporte terrestre foi o principal destaque, responsável por 419 vagas, somando agora 2.228 vínculos ativos. Já as atividades artísticas e culturais tiveram crescimento de 23,53%. Atualmente, a Capital reúne 949 prestadores de serviços turísticos cadastrados no Cadastur, equivalente a 36,98% do total do Tocantins.
Na movimentação aérea, o Aeroporto de Palmas registrou alta de 4,8% nos embarques e 7,94% nos desembarques no quadrimestre de janeiro a abril de 2025, em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram 111.730 embarques e 115.134 desembarques.
Palmas em valorização
Para a presidente da Agtur, Ana Paula Setti Nogueira, os números confirmam que a cidade se consolida como destino estratégico. “O turismo de negócios desponta como uma vocação natural de Palmas, mas os dados também mostram que há espaço para o lazer, o ecoturismo e a cultura. Nosso objetivo é fortalecer essa diversidade de experiências, garantindo qualidade na infraestrutura e ampliando as oportunidades para os visitantes e empreendedores locais”, destacou.