PALMAS
Search
Close this search box.

TURISMO

Decolagem ou pouso? Especialistas revelam a fase mais arriscada

Publicados

TURISMO

Air Europa permite dividir pagamento de passagens em compras online
Air Europa

Air Europa permite dividir pagamento de passagens em compras online

A aviação voltou ao centro das atenções após uma série de incidentes recentes, reacendendo preocupações sobre a segurança nos voos comerciais. Embora estatísticas mostrem que viajar de avião é um dos meios mais seguros de transporte, especialistas alertam que os momentos mais críticos da viagem ocorrem durante a decolagem e o pouso.

Essas etapas foram justamente o cenário de alguns dos últimos acidentes, levando a Administração Federal de Aviação (FAA) e o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) dos Estados Unidos a abrirem investigações.

Entre os casos mais alarmantes, está a colisão entre um jato da American Airlines e um helicóptero Black Hawk em 29 de janeiro, no Aeroporto Nacional Ronald Reagan. Poucos dias depois, um voo da United Airlines precisou ser evacuado às pressas antes da decolagem devido a um incêndio no motor, e, em outro episódio, um jato Learjet 35A saiu da pista ao pousar, resultando na morte do piloto.

A deputada Bonnie Watson Coleman, de Nova Jersey, expressou a preocupação generalizada durante uma audiência com representantes do NTSB. “Muitos de nós, que sempre ouvimos que voar é a forma mais segura de viajar, estamos assustados neste momento”, declarou.

Apesar disso, especialistas garantem que a aviação continua altamente segura, destacando a importância dos treinamentos rigorosos e dos protocolos de segurança.

Como viajar de graça em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB)?
Maurício Brum

Como viajar de graça em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB)?

Segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), a maioria dos incidentes ocorre durante o pouso, que é considerado mais arriscado do que a decolagem. A analista de transporte Mary Schiavo explicou que aeroportos impõem uma pressão maior sobre pilotos e controladores de tráfego, e que há menos margem de manobra durante o pouso, tornando-o um momento crítico para colisões.

Para minimizar riscos, a FAA adota protocolos como a regra do “cockpit estéril”, que proíbe qualquer conversa irrelevante abaixo de 3.000 metros de altitude, garantindo atenção total dos pilotos.

A eficiência dessas medidas foi comprovada recentemente quando um voo da Southwest Airlines quase decolou da pista errada no Aeroporto Internacional de Orlando, mas um controlador de tráfego aéreo conseguiu intervir a tempo e evitar um desastre.

A segurança nos céus também depende da evolução contínua dos procedimentos. Com as investigações em andamento, a FAA já começou a implementar mudanças, especialmente nas operações de helicópteros, enquanto especialistas reforçam que a responsabilidade pela segurança deve ser compartilhada por toda a indústria da aviação.

Fonte: Turismo

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Minas Gerais: roteiro de 3 dias em Ouro Preto
Propaganda

A CAPITAL

Turismo de negócios lidera visitas a Palmas; setor de serviços cresce no 1º semestre de 2025

Publicados

em

Com suas belezas naturais e infraestrutura urbana consolidada, Palmas se fortalece como destino turístico regional. Um levantamento da Agência Municipal de Turismo (Agtur), referente ao primeiro semestre de 2025, traça o perfil do visitante que chega à Capital, revelando que turismo de negócios é hoje o principal motivo das viagens para Palmas.

Esse segmento representa 31,82% dos deslocamentos no primeiro semestre de 2025. Na sequência, aparecem o turismo no Jalapão (24,59%) e o turismo em Taquaruçu (17,05%).

O levantamento revela que homens solteiros, com idades entre 30 e 39 anos, hospedados em hotéis e dispostos a gastar entre R$ 100 e R$ 200 por dia, compõem a maior parte dos turistas da Capital. No total, 52,27% dos visitantes são homens e 47,73% mulheres, com tempo médio de permanência de dois dias.

As profissões mais citadas são empresários (22,73%), trabalhadores com carteira assinada (18,18%), estudantes (12,50%) e servidores públicos (12,50%).

De acordo com o economista da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Marlo Galvão Feitosa, o perfil do visitante mostra diferenças marcantes entre homens e mulheres. “Quando avaliamos o motivo da viagem, percebemos que 45,65% dos homens vêm a Palmas para o turismo de negócios, enquanto 61,90% das mulheres viajam com foco no lazer”, explica.

Leia Também:  Aérea low cost conecta Brasil ao Aeroparque, em Buenos Aires

Serviços em crescimento

O setor de serviços ligados ao turismo também apresentou desempenho positivo. Entre janeiro e junho, Palmas registrou crescimento de 9,55% na geração de empregos, o que representa 641 novos postos formais, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O transporte terrestre foi o principal destaque, responsável por 419 vagas, somando agora 2.228 vínculos ativos. Já as atividades artísticas e culturais tiveram crescimento de 23,53%. Atualmente, a Capital reúne 949 prestadores de serviços turísticos cadastrados no Cadastur, equivalente a 36,98% do total do Tocantins.

Na movimentação aérea, o Aeroporto de Palmas registrou alta de 4,8% nos embarques e 7,94% nos desembarques no quadrimestre de janeiro a abril de 2025, em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram 111.730 embarques e 115.134 desembarques.

Palmas em valorização

Para a presidente da Agtur, Ana Paula Setti Nogueira, os números confirmam que a cidade se consolida como destino estratégico. “O turismo de negócios desponta como uma vocação natural de Palmas, mas os dados também mostram que há espaço para o lazer, o ecoturismo e a cultura. Nosso objetivo é fortalecer essa diversidade de experiências, garantindo qualidade na infraestrutura e ampliando as oportunidades para os visitantes e empreendedores locais”, destacou.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA

Verified by MonsterInsights
Verified by MonsterInsights