PALMAS

TURISMO

Destino dos Famosos: Veneza, a cidade sem estradas e muito glamour

Publicados

TURISMO

Carla Diaz, Alessandra Ambrósio e Beyoncé não resistem aos encantos de Veneza
Reprodução/Instagram 15.11.2022

Carla Diaz, Alessandra Ambrósio e Beyoncé não resistem aos encantos de Veneza

A capital da região de Vêneto, no norte da Itália , Veneza, é conhecida como a “cidade dos apaixonados” pela perfeita combinação entre belezas, tanto históricas quanto naturais.

Ela é formada por mais de 100 pequenas ilhas em uma lagoa no Mar Adriático, o que a torna uma cidade sem estradas, com apenas canais, sendo o mais importante e famoso deles o Grand Canal , com uma extensão que supera 4 km.

Repleta de palácios góticos e renascentistas, a cidade é uma atração turística desejada por visitantes de todo o mundo, como os brasileiros. O casal Carla Diaz e Felipe Becari , a modelo internacional Alessandra Ambrósio , e os poderosos da música Beyoncé e Jay-Z já prestigiaram de perto o glamour de Veneza.


O que fazer

O ideal é chegar cedo na cidade para que se possa bater perna à vontade durante todo o dia. Um bom lugar para começar a conhecer Veneza é a  Piazza San Marco , a praça central da cidade, onde ficam localizadas a Basílica de São Marcos e o  Campanário de São Marcos  – a torre do sino – que tem uma vista linda para os telhados vermelhos de Veneza.

Outro passeio que vale a visita é o  Palazzo Ducale , conhecido também como  Palácio do Doge – em alusão à denominação dos chefes ou primeiros magistrados eleitos das antigas repúblicas marítimas italianas – Gênova e Veneza.

O palácio possui um interior deslumbrante, uma vez que seus amplos salões foram construídos para impressionar embaixadores e chefes. Por lá é possível admirar a maior e uma das mais impressionantes obras de arte do mundo: o Paraíso, de Tintoretto. 

Outro ponto supervisitado e importante da cidade de Veneza é a Ponte Rialto , que durante séculos foi o único modo de atravessar o Grand Canal.

A ponte é feita em mármore e proporciona uma vista linda no fim de tarde. Passando por lá, vale visitar também o Mercado di Rialto , que abastece há séculos os moradores locais com peixes, frutas, verduras e outros alimentos.

Outra ponte famosa é a  Ponte dei Sospiri , conhecida como a Ponte dos Suspiros, que liga o Palazzo Ducale e a  Prigioni Nuove  ( Prisão Nova) – o primeiro edifício no mundo construído para ser uma prisão.

A ponte, que possui um belo exterior feito em pedra de istria, servia de passagem para os condenados da cidade que seguiam para a pena de morte. O nome suspiro se deu porque se crê que os presos davam seu último suspiro em vida durante a passagem na ponte.

Sobre o transporte pelas águas é possível utilizar os vaporetti que dispõem de duas linhas (1 e 2). Já para quem busca uma atividade mais romântica ou em grupo, o Passeio de Gôndola  vale super à pena.


Outro ponto histórico local é a  Basílica Santa Maria Gloriosa dei Frari , a maior igreja de Veneza . Tem estilo gótico veneziano e abriga em seu interior obras de artes de grandes artistas. Já a  Basílica di Santa Maria della Salute , que também vale a visita, é de arquitetura barroca veneziana e foi construída em agradecimento pelo fim da peste negra que assolou a Europa.

Para quem busca por museus, Veneza tem diversas opções, já que se trata de uma cidade muito importante para entender a história da humanidade.

Museu Correr conta a história de Veneza; a Galleria dell’Academia , abriga uma coleção com inúmeras pinturas venezianas, além de exibições temporárias; a Coleção Peggy Guggenheim , de arte moderna e contemporânea, contempla os visitantes não só com as obras, mas também com lindos jardins e uma ótima vista para o Grand Canal.

A ópera é outro programa clássico, ligado à arte italiana, e o Teatro La Fenice é o melhor para prestigiar um recital veneziano.


Como chegar

Entre muitos benefícios já citados, Veneza ainda é uma cidade com aeroporto próprio, estação de trens e acesso por via terrestre. Contudo, a cidade não pode ser conhecida internamente por carro, pelo fato de não haver estradas e ser circundada pelo Grand Canal.

O Aeroporto de Veneza – Marco Polo (VCE), está a cerca de 6 km de barco do centro histórico. Do aeroporto, é possível pegar um ônibus, das empresas ATVO e ACTV, e ir até a  Piazzale Roma – praça onde se concentram os ônibus que saem e entram em Veneza, e último ponto onde é possível chegar de transporte terrestre.

A partir da Piazzale Roma, é preciso pegar um transporte aquático, que pode ser o  traguetto barco que faz o transporte público – ou a  alilaguna ou  táxi boat  – transfer aquático privado.

A cerca de 25 km de Veneza fica outro aeroporto, o de Treviso (TSF) – mais uma opção para quem chega de avião à cidade.

Quando ir

Veneza oferece uma mistura de clima mediterrâneo e continental, o que faz com que a chuva esteja presente quase todo o ano, com temperatura média anual de 13°C.

A melhor época para conhecer a cidade italiana é durante as estações intermediárias: primavera – março a maio –, e outono – setembro a novembro. Nestes períodos, os termômetros podem marcar 23°C durante o dia, e chegar aos 4°C à noite. 

No verão costuma ser muito quente, além de ser alta temporada, o que encarece a viagem. Já o inverno oferece temperaturas entres -1°C e 10°C.

Acompanhe o  iG Turismo também pelo Instagram e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais. Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram.

Fonte: IG Turismo

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Parque temático é acusado de racismo nos EUA
Propaganda

TURISMO

Sabrina Sato aluga o próprio apartamento do Rio no Airbnb; veja fotos

Publicados

em

A apresentadora Sabrina Sato no apartamento no Leblon.
Airbnb/Divulgação

A apresentadora Sabrina Sato no apartamento no Leblon.

Sabrina Sato está alugando seu apartamento no Rio de Janeiro, no Leblon, Zona Sul da capital fluminense, na plataforma de hospedagem Airbnb. As reservas podem ser feitas a partir do dia 5 de dezembro.

O valor da diária ainda não foi divulgado, contudo, a artista está ofertando um desconto de R$ 1.600 para os três primeiros hóspedes que reservarem o espaço entre 5 de dezembro deste ano e 27 de fevereiro do ano que vem.  

“Escolhi o Airbnb porque me conecto muito com a ideia de comunidade e experiências, além de trazer uma infraestrutura completa, com muitos benefícios e facilidades para os futuros anfitriões que, assim como eu, desejam compartilhar um espaço na plataforma”, comenta a apresentadora. 

A campanha ainda conta com a parceria de Nany People, que será a primeira hóspede de Sabrina no apartamento no Rio.

“Fiquei extremamente feliz com o convite para participar do início dessa jornada da Sabrina como anfitriã no Airbnb. Estou super ansiosa para conhecer de perto o lar dela no Rio de Janeiro. Com certeza irei aproveitar ainda mais a minha passagem pela cidade maravilhosa”, afirma a atriz. 

Leia Também:  Dia do Frevo: Recife tem museu dedicado e respira o ritmo nas ruas

Veja as fotos do apartamento




Acompanhe o  iG Turismo também pelo Instagram e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais. Siga também o perfil geral do  Portal iG no Telegram.

Fonte: IG Turismo

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA