PALMAS
Search
Close this search box.

TURISMO

Distrito do interior de Minas Gerais é considerada a ‘Suíça Brasileira’; saiba qual

Publicados

TURISMO

Monte Verde: Localizado a 165 km da capital paulistana, na Serra da Mantiqueira
Reprodução

Monte Verde: Localizado a 165 km da capital paulistana, na Serra da Mantiqueira

Quando se pensa em destinos para o frio, a região Sul logo é mencionada como a principal. Entretanto, não é a única com lugares perfeitos para aproveitar as baixas temperaturas.

Intitulada de “Suíça Brasileira, Monte Verde é um distrito de Camanducaia, em Minas Gerais, e se destaca como um dos destinos turísticos mais acolhedores do Brasil. O local, reconhecido pelo site de hospedagens Booking, consegue misturar a arquitetura inspirada nos Alpes, paisagens da Serra da Mantiqueira e um clima serrano. O destino é procurado principalmente por visitantes em busca de experiências mais românticas e tranquilas.

O título de “Suíça Brasileira” se dá pelas construções no estilo de chalés alpinos, ruas charmosas e a hospitalidade dos moradores. Com menos de 22 mil habitantes, o distrito remete a cidades europeias, mas sem deixar de lado o lado mineiro.

Além da arquitetura, Monte Verde possui uma natureza bem preservada. Os visitantes podem desfrutar de florestas densas, cachoeiras e mirantes que proporcionam vistas deslumbrantes da mata atlântica. Dentre os destaques estão a Trilhas do Pico do Selado e da Pedra Redonda.

Leia Também:  "Escape room" em Buenos Aires simula queda de avião

O turismo na região também inclui passeios de quadriciclo, escaladas e experiências gastronômicas. Restaurantes e pousadas oferecem fondues, vinhos e pratos típicos de Minas Gerais.

História do distrito

Desde a década de 1950, o distrito investe em infraestrutura turística e preservação ambiental. As famílias de origem europeia que começaram a construir chalés e pousadas deram início a tradição que, com o passar dos anos, acabou evoluindo para o ecoturismo.

Localizado a cerca de 170 km de São Paulo, o acesso a Monte Verde é feito pela BR-381. A viagem dura cerca de quatro horas de carro.

Fonte: Turismo

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

A CAPITAL

Turismo de negócios lidera visitas a Palmas; setor de serviços cresce no 1º semestre de 2025

Publicados

em

Com suas belezas naturais e infraestrutura urbana consolidada, Palmas se fortalece como destino turístico regional. Um levantamento da Agência Municipal de Turismo (Agtur), referente ao primeiro semestre de 2025, traça o perfil do visitante que chega à Capital, revelando que turismo de negócios é hoje o principal motivo das viagens para Palmas.

Esse segmento representa 31,82% dos deslocamentos no primeiro semestre de 2025. Na sequência, aparecem o turismo no Jalapão (24,59%) e o turismo em Taquaruçu (17,05%).

O levantamento revela que homens solteiros, com idades entre 30 e 39 anos, hospedados em hotéis e dispostos a gastar entre R$ 100 e R$ 200 por dia, compõem a maior parte dos turistas da Capital. No total, 52,27% dos visitantes são homens e 47,73% mulheres, com tempo médio de permanência de dois dias.

As profissões mais citadas são empresários (22,73%), trabalhadores com carteira assinada (18,18%), estudantes (12,50%) e servidores públicos (12,50%).

De acordo com o economista da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Marlo Galvão Feitosa, o perfil do visitante mostra diferenças marcantes entre homens e mulheres. “Quando avaliamos o motivo da viagem, percebemos que 45,65% dos homens vêm a Palmas para o turismo de negócios, enquanto 61,90% das mulheres viajam com foco no lazer”, explica.

Leia Também:  O que fazer se você perder seu passaporte no exterior?

Serviços em crescimento

O setor de serviços ligados ao turismo também apresentou desempenho positivo. Entre janeiro e junho, Palmas registrou crescimento de 9,55% na geração de empregos, o que representa 641 novos postos formais, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O transporte terrestre foi o principal destaque, responsável por 419 vagas, somando agora 2.228 vínculos ativos. Já as atividades artísticas e culturais tiveram crescimento de 23,53%. Atualmente, a Capital reúne 949 prestadores de serviços turísticos cadastrados no Cadastur, equivalente a 36,98% do total do Tocantins.

Na movimentação aérea, o Aeroporto de Palmas registrou alta de 4,8% nos embarques e 7,94% nos desembarques no quadrimestre de janeiro a abril de 2025, em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram 111.730 embarques e 115.134 desembarques.

Palmas em valorização

Para a presidente da Agtur, Ana Paula Setti Nogueira, os números confirmam que a cidade se consolida como destino estratégico. “O turismo de negócios desponta como uma vocação natural de Palmas, mas os dados também mostram que há espaço para o lazer, o ecoturismo e a cultura. Nosso objetivo é fortalecer essa diversidade de experiências, garantindo qualidade na infraestrutura e ampliando as oportunidades para os visitantes e empreendedores locais”, destacou.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA

Verified by MonsterInsights
Verified by MonsterInsights