PALMAS
Search
Close this search box.

TURISMO

Estação de trem de Taormina é uma das mais bonitas da Itália

Publicados

TURISMO

Estação de trem de Taormina é uma das mais bonitas da Itália
Maurício Brum

Estação de trem de Taormina é uma das mais bonitas da Itália

Mais do que um ponto de chegada e partida em Taormina , na Sicília , a Estação Ferroviária Taormina-Giardini Naxos chama atenção tanto pela arquitetura quanto pela paisagem no entorno, entre o mar e colinas.

Situada ao longo da linha Messina-Catânia, a estação foi inaugurado em dezembro de 1866 e resistiu aos bombardeios da Segunda Guerra Mundial.

exterior-estacao-taormina-giardini
Com elementos da arquitetura siciliana, prédio sobreviveu aos bombardeios da guerra Pymouss/CC BY-SA 4.0/Wikimedia Commons

Famosa pela sua arquitetura tipicamente siciliana, que mescla o Art Nouveau e o neogótico, o edifício conta com belos elementos ornamentais: vitrais, lustres, mosaicos, frisos, esculturas e colunas feitas a partir das rochas vulcânicas do Etna são alguns deles.

No seu interior, há também cômodos equipados com móveis antigos feitos de madeira. Os afrescos do teto e as decorações em relevo são obras do artista italiano Salvatore Gregorietti, que é conhecido por suas intervenções no Villino Florio e no Palazzo dei Normanni , em Palermo .

Robot8A/CC BY-SA 4.0
Com afrescos e outros elementos decorativos repletos de detalhes, interior da estação rouba a cena Robot8A/CC BY-SA 4.0/Wikimedia Commons

Mas parte da fama da estação se deve às grandes obras cinematográficas que foram gravadas no local. Entre eles, O Pequeno Diabo , de Roberto Benigni, e O Poderoso Chefão – Parte III , de Francis Ford Coppola. Nesse último, a estação foi palco para o reencontro entre o mafioso italiano Michael Corleone e sua amada Kate.

Leia Também:  Ilha de Paquetá: histórias e paisagens a uma barca do centro do Rio de Janeiro

Conheça outros cenários de “O Poderoso Chefão” nos arredores de Taormina

taormina-poderoso-chefao
Em “O Poderoso Chefão – Parte III” (1990), estação histórica em Taormina foi usada para retratar Bagheria, cidade que na verdade fica no outro lado da Sicília ./Reprodução

A estação Taormina-Giardini Naxos fica na Via Nazionale 23, próximo à charmosa comuna de Taormina .

Confira 7 atração imperdíveis em Taormina

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Resolva sua viagem aqui

  • Reserve hospedagem no Booking

  • Reserve seu voo

  • Reserve hospedagem no Airbnb

  • Ache um passeio na Civitatis

  • Alugue um carro

Leia Também:  Pabllo Vittar faz show em Vinhedo/SP em abril; veja a data
Publicidade

Fonte: Turismo

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

A CAPITAL

Turismo de negócios lidera visitas a Palmas; setor de serviços cresce no 1º semestre de 2025

Publicados

em

Com suas belezas naturais e infraestrutura urbana consolidada, Palmas se fortalece como destino turístico regional. Um levantamento da Agência Municipal de Turismo (Agtur), referente ao primeiro semestre de 2025, traça o perfil do visitante que chega à Capital, revelando que turismo de negócios é hoje o principal motivo das viagens para Palmas.

Esse segmento representa 31,82% dos deslocamentos no primeiro semestre de 2025. Na sequência, aparecem o turismo no Jalapão (24,59%) e o turismo em Taquaruçu (17,05%).

O levantamento revela que homens solteiros, com idades entre 30 e 39 anos, hospedados em hotéis e dispostos a gastar entre R$ 100 e R$ 200 por dia, compõem a maior parte dos turistas da Capital. No total, 52,27% dos visitantes são homens e 47,73% mulheres, com tempo médio de permanência de dois dias.

As profissões mais citadas são empresários (22,73%), trabalhadores com carteira assinada (18,18%), estudantes (12,50%) e servidores públicos (12,50%).

De acordo com o economista da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Marlo Galvão Feitosa, o perfil do visitante mostra diferenças marcantes entre homens e mulheres. “Quando avaliamos o motivo da viagem, percebemos que 45,65% dos homens vêm a Palmas para o turismo de negócios, enquanto 61,90% das mulheres viajam com foco no lazer”, explica.

Leia Também:  Nova York: luzes e decorações natalinas para conferir neste fim de ano

Serviços em crescimento

O setor de serviços ligados ao turismo também apresentou desempenho positivo. Entre janeiro e junho, Palmas registrou crescimento de 9,55% na geração de empregos, o que representa 641 novos postos formais, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O transporte terrestre foi o principal destaque, responsável por 419 vagas, somando agora 2.228 vínculos ativos. Já as atividades artísticas e culturais tiveram crescimento de 23,53%. Atualmente, a Capital reúne 949 prestadores de serviços turísticos cadastrados no Cadastur, equivalente a 36,98% do total do Tocantins.

Na movimentação aérea, o Aeroporto de Palmas registrou alta de 4,8% nos embarques e 7,94% nos desembarques no quadrimestre de janeiro a abril de 2025, em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram 111.730 embarques e 115.134 desembarques.

Palmas em valorização

Para a presidente da Agtur, Ana Paula Setti Nogueira, os números confirmam que a cidade se consolida como destino estratégico. “O turismo de negócios desponta como uma vocação natural de Palmas, mas os dados também mostram que há espaço para o lazer, o ecoturismo e a cultura. Nosso objetivo é fortalecer essa diversidade de experiências, garantindo qualidade na infraestrutura e ampliando as oportunidades para os visitantes e empreendedores locais”, destacou.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA

Verified by MonsterInsights
Verified by MonsterInsights