TURISMO
Finlândia é o país mais feliz do mundo pela 8ª vez; veja por quê
TURISMO


A Finlândia foi eleita o país mais feliz do mundo, de acordo com o Relatório Mundial da Felicidade da Organização das Nações Unidas (ONU). É a oitava vez consecutiva que o país europeu lidera o ranking.
O relatório, que leva em consideração o triênio anterior (2022 a 2024), avalia fatores objetivos, como PIB per capita e expectativa de vida. Além disso, leva em consideração liberdade, generosidade, percepção de corrupção e outros.
Atrás da Finlândia, todos países nórdicos: Dinamarca e Islândia, que completam o top 3, e Suécia. O Brasil subiu oito posições na lista e está em 36º lugar — o segundo país sul-americano mais bem colocado, atrás apenas do Uruguai.

Em 24º, os Estados Unidos seguem em queda e registram sua pior posição desde o início do índice, em 2012. O país ocupou a 11º posição na época. No outro extremo, o Afeganistão segue em último lugar (147º).
Conheça a Finlândia
A Finlândia é um país nórdico localizado no norte da Europa, e faz fronteira com Suécia, Rússia e Noruega ao norte. A capital e maior cidade é Helsinque. O finlandês e o sueco são as duas línguas oficiais do país, presidido por Alexander Stubb desde 2024.
O clima local é caracterizado por invernos longos e rigorosos, com temperaturas frequentemente abaixo de zero e paisagens cobertas de neve. Os curtos verões são curtos, e registram até 25°C.

O país também ostenta densas florestas e mais de 160 mil lagos. À AFP Frank Martela, a estudante Eveliina Ylitolonen disse que a valorização à natureza explica o bem-estar dos finlandeses: “É um elemento importante dessa felicidade”.
A moeda da Finlândia é o euro (€). Em 2025, 1 euro está na faixa dos R$ 6. O país possui uma economia desenvolvida e diversificada, com destaque para os setores de tecnologia, manufatura e serviços, e apresenta um dos maiores PIBs per capita do mundo, de 40 mil euros.
Como visitar a Finlândia?
A nação oferece uma variedade de atrações turísticas, além de ser conhecido por sua segurança, infraestrutura de alta qualidade e população acolhedora. Para os brasileiros, vale checar os requisitos de visto e vacinas antes da viagem.

Também é recomendado planejar a visita de acordo com as estações do ano e as preferências pessoais. Considere as atividades desejadas, seja para aproveitar os esportes de inverno ou os festivais de verão.
Alguns dos principais destaques incluem:
- Helsinque: a capital finlandesa é conhecida por sua arquitetura deslumbrante, museus renomados e uma vibrante cena cultural.
- Lapônia: região no norte do país famosa por suas paisagens árticas, onde é possível observar a aurora boreal e visitar a vila do Papai Noel.
- Lagos e Florestas: Conhecida como a “Terra dos Mil Lagos”, a Finlândia possui vastas áreas naturais perfeitas para atividades ao ar livre, como caminhadas, pesca e passeios de barco.
Fonte: Turismo

TURISMO
Paraguai lidera ranking dos países mais baratos na América do Sul


O Paraguai foi apontado como o país mais barato para viver na América do Sul em 2025, segundo relatório da plataforma Numbeo divulgado na última quarta-feira (24). O levantamento analisou aspectos como aluguel de moradia, preços de alimentos e prestação de serviços, baseando-se em dados coletados por usuários em milhares de cidades.
O relatório da Numbeo é atualizado periodicamente e é referência para quem avalia mudanças internacionais. A pesquisa comparou informações de mais de 12 mil cidades, com base em cerca de 9 milhões de registros de preços enviados por mais de 800 mil usuários.
O estudo indicou que o Paraguai apresenta o menor índice de custo de vida na região, com pontuação de 23,02. Em contraste, o Uruguai foi classificado como o país mais caro da América do Sul, atingindo 46,33 no índice geral.
No ranking da América Latina, o Brasil aparece em terceiro lugar, com índice de 25,56. O país ficou atrás apenas de Paraguai e Bolívia, que registrou pontuação de 25,22. O relatório considera que a moradia e a alimentação são os fatores que mais influenciam o custo final. Veja o ranking:
- Paraguai – 23,02
- Bolívia – 25,22
- Brasil – 25,56
- Colômbia – 25,96
- Peru – 29,43
- Equador – 30,01
- Chile – 35,13
- Argentina – 35,75
- Venezuela – 35,87
- Uruguai – 46,33
O índice do Paraguai também é o menor em preços de alimentos, com 22,68. Já no aluguel, o país alcançou a marca de 8,60, frente aos 12,49 registrados pelo Uruguai. A diferença amplia a vantagem paraguaia no custo geral para residentes.
Em escala global, o Paraguai figura entre os dez países com menor custo de vida, ocupando a décima posição. Brasil e Colômbia aparecem, respectivamente, nas 21ª e 24ª posições no ranking mundial.
Entre os países mais caros do mundo, o levantamento apontou as Ilhas Virgens dos EUA, com pontuação de 98,43, e a Suíça, com 98,36. Esses destinos exigem um poder aquisitivo muito superior para manter uma vida confortável.
Fonte: Turismo
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrás
Exportações de carne bovina crescem impulsionadas por China e EUA
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrás
Senado quer resolver impasse entre carteira assinada e Bolsa Família
-
TURISMO3 dias atrás
Velório do Papa Francisco: dicas essenciais para fiéis em Roma
-
A CAPITAL3 dias atrás
A segurança do paciente como missão estratégica do farmacêutico: o papel transformador de Marttha Ramos
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrás
Roraima Agroind impulsiona economia rural com capacitação e novos mercados
-
AGRONEGÓCIO3 dias atrás
Frango mantém alta com preços estáveis e demanda interna aquecida
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrás
Às vésperas da COP30, agronegócio cobra protagonismo e questiona a “Moratória da Soja”
-
AGRONEGÓCIO3 dias atrás
Expomonte 2025 promete movimentar a economia do Triângulo Mineiro