TURISMO
Latam e Azul definem datas do uso de jatos em Fernando de Noronha
TURISMO


As companhias Latam e Azul já definiram a data do uso de aviões a jato em Fernando de Noronha. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) retirou, a partir desta terça-feira (18/3), as restrições de pousos e decolagens de aeronaves de grande porte no aeroporto da ilha . Em outubro de 2022, a ANAC proibiu operações de jatos em Fernando de Noronha alegando problemas na pista.
A partir de quarta-feira (19/3), a Latam terá 3 voos semanais e, em 4 de abril, serão 4 frequências semanais. Na ligação da capital pernambucana com Fernando de Noronha, a Latam vai usar o Airbus A320 que transporta até 174 passageiros.
A Latam iniciará em 1º de maio 5 voos semanais entre o Aeroporto de Guarulhos e Fernando de Noronha. As decolagens serão às segundas, quartas, quintas, sextas e domingo. O Airbus A319 com 149 assentos farão os voos entre São Paulo e a ilha.
Azul terá o maior número de voos em Fernando de Noronha
A partir de 7 de maio, a Azul terá 18 voos semanais entre a ilha e Recife. Nesta rota, a companhia vai usar os jatos Embraer 195-E2 que transportam até 136 passageiros. A Azul será a companhia com maior número de voos na ilha. Segundo a empresa, serão ofertados cerca de 4.900 assentos semanais, entre chegadas e partidas.
Atualmente, a Azul opera voos do Recife para Fernando de Noronha com aeronaves ATR-72 que transportam até 70 passageiros. No dia 11 de março, a VoePass, a antiga Passaredo, teve suas operações suspensas pela ANAC. Fernando de Noronha é um dos destinos afetados pela suspensão.
“Por todo esse período de ajuste na pista do aeródromo, a Azul não mediu esforços para garantir aos moradores, trabalhadores e turistas suas operações na ilha, cuja presença é histórica e muito próxima. Foram inúmeros voos extras, de carga, de emergência e de fretamento que movimentaram a economia da Ilha, bem como o trânsito de pessoas para o continente”, afirma Vitor Silva, gerente-geral de Planejamento Estratégico.
Antecipação dos voos em Ribeirão Preto
A cidade de Ribeirão Preto (SP) está sem voos da VoePass desde o dia 11 de março. A Latam decidiu operar 1 voo diário entre 18 e 31 de março para o Aeroporto de Guarulhos.
O voo da LATAM na rota Guarulhos-Ribeirão Preto será operado exclusivamente no mês de março e terá 50 minutos de duração. Em 31 de março, Ribeirão Preto terá voos diários da Latam para São Paulo (Aeroporto de Congonhas). Essa novidade foi divulgada com exclusidade por essa coluna no dia 16 de março.
Fonte: Turismo

A CAPITAL
Turismo de negócios lidera visitas a Palmas; setor de serviços cresce no 1º semestre de 2025

Com suas belezas naturais e infraestrutura urbana consolidada, Palmas se fortalece como destino turístico regional. Um levantamento da Agência Municipal de Turismo (Agtur), referente ao primeiro semestre de 2025, traça o perfil do visitante que chega à Capital, revelando que turismo de negócios é hoje o principal motivo das viagens para Palmas.
Esse segmento representa 31,82% dos deslocamentos no primeiro semestre de 2025. Na sequência, aparecem o turismo no Jalapão (24,59%) e o turismo em Taquaruçu (17,05%).
O levantamento revela que homens solteiros, com idades entre 30 e 39 anos, hospedados em hotéis e dispostos a gastar entre R$ 100 e R$ 200 por dia, compõem a maior parte dos turistas da Capital. No total, 52,27% dos visitantes são homens e 47,73% mulheres, com tempo médio de permanência de dois dias.
As profissões mais citadas são empresários (22,73%), trabalhadores com carteira assinada (18,18%), estudantes (12,50%) e servidores públicos (12,50%).
De acordo com o economista da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Marlo Galvão Feitosa, o perfil do visitante mostra diferenças marcantes entre homens e mulheres. “Quando avaliamos o motivo da viagem, percebemos que 45,65% dos homens vêm a Palmas para o turismo de negócios, enquanto 61,90% das mulheres viajam com foco no lazer”, explica.
Serviços em crescimento
O setor de serviços ligados ao turismo também apresentou desempenho positivo. Entre janeiro e junho, Palmas registrou crescimento de 9,55% na geração de empregos, o que representa 641 novos postos formais, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
O transporte terrestre foi o principal destaque, responsável por 419 vagas, somando agora 2.228 vínculos ativos. Já as atividades artísticas e culturais tiveram crescimento de 23,53%. Atualmente, a Capital reúne 949 prestadores de serviços turísticos cadastrados no Cadastur, equivalente a 36,98% do total do Tocantins.
Na movimentação aérea, o Aeroporto de Palmas registrou alta de 4,8% nos embarques e 7,94% nos desembarques no quadrimestre de janeiro a abril de 2025, em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram 111.730 embarques e 115.134 desembarques.
Palmas em valorização
Para a presidente da Agtur, Ana Paula Setti Nogueira, os números confirmam que a cidade se consolida como destino estratégico. “O turismo de negócios desponta como uma vocação natural de Palmas, mas os dados também mostram que há espaço para o lazer, o ecoturismo e a cultura. Nosso objetivo é fortalecer essa diversidade de experiências, garantindo qualidade na infraestrutura e ampliando as oportunidades para os visitantes e empreendedores locais”, destacou.
-
ESPORTE2 dias atrás
Visita do ministro do Esporte para anunciar Centro Esportivo Comunitário é confirmada para dia 29
-
COLUNA5 dias atrás
Gestor Público e Redes Sociais: uma combinação perigosa (para o próprio gestor).
-
A CAPITAL2 dias atrás
Prefeitura de Palmas promove 1º Encontro de Líderes Comunitários para fortalecer diálogo com a população