PALMAS
Search
Close this search box.

TURISMO

Novo museu Malba Puertos leva arte aos arredores de Buenos Aires

Publicados

TURISMO

Novo museu Malba Puertos leva arte aos arredores de Buenos Aires
Maurício Brum

Novo museu Malba Puertos leva arte aos arredores de Buenos Aires

O Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires , o Malba , inaugurou em 22 de setembro uma nova unidade na região metropolitana da capital argentina. Localizado em um subúrbio residencial em Escobar , a cerca de 45 km do centro portenho, o Malba Puerto s possui espaços internos para exposição de pinturas e esculturas, além de áreas para instalações e apresentações artísticas ao ar livre.

Com projeto do escritório de arquitetura espanhol Herreros, o espaço envidraçado de 5.500 m² foi idealizado no ano passado e busca se integrar às árvores e ao lago vizinho. Fora do agito da metrópole, mas perto o bastante para uma esticada de carro, o espaço rende uma tarde agradável para os aficionados por arte que estejam passando uns dias em Buenos Aires .

Segundo o fundador do Malba , Eduardo Costantini, o Malba Puertos surgiu como parte de um esforço para “descentralizar a oferta cultural” na capital argentina, criando espaços também na província de Buenos Aires , que rodeia a cidade homônima. A necessidade teria se tornado mais visível no período da pandemia, quando a Argentina adotou uma das políticas mais restritivas à circulação. Além disso, o Malba Puertos colocará em exibição peças que estavam na reserva técnica do Malba de Palermo.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Malba Puertos (@malbapuertos)

Continua após a publicidade

Exposições em cartaz

Há quatro exposições em cartaz no novo Malba Puertos . Até 8 de dezembro, Ensayos naturales I estabelece um diálogo entre 12 painéis do coletivo de arte Mondongo e 12 pinturas de Luis Ouvrard.

Leia Também:  Cidade de SP é a segunda melhor para dormir no Brasil; veja

La vida que explota reúne cinco esculturas de seres antropomorfizados que Gabriel Chaile apresentou durante a Bienal de Veneza em 2022 – agora em exibição permanente no Malba Puertos – em paralelo com as obras têxteis de Claudia Alarcón e do coletivo de tecelãs Silät.

Em Acto reflejo , as aquarelas de Amadeo Azar são combinadas à obras da coleção do Malba e da coleção Eduardo Costantini. Por fim, Mueble escultura propõe que os visitantes questionem quais peças são móveis e quais são esculturas, refletindo se existe um ponto preciso onde termina a funcionalidade e começa a poesia.

Continua após a publicidade

Essas três últimas exposições ficam em cartaz até 2 de março de 2025.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Malba Puertos (@malbapuertos)

Continua após a publicidade

O Malba

Fundado em 2001, o Malba original é um dos museus mais modernos de Buenos Aires , dedicado à exposição de obras de artistas latino-americanos contemporâneos. O foco é principalmente em trabalhos produzidos do início do século 20 em diante, com destaque para pinturas, esculturas e fotografias. O espaço também costuma sediar oficinas e ciclos de literatura e cinema.

Em sua sede principal, localizada no número 3435 da Avenida Figueroa Alcorta, no bairro de Palermo , um dos destaques do Malba é Abaporu da brasileira Tarsila do Amaral, que integra a coleção de Eduardo Costantini desde 1995.

Continua após a publicidade

Serviço

O Malba Puertos se localiza em Puertos del Lago , um condomínio de alto padrão a cerca de uma hora de carro do centro de Buenos Aires . O endereço é Avenida de la Bahía, 160, na cidade de Belén de Escobar (também chamada simplesmente de Escobar ).

Leia Também:  De Atlanta à Lituânia, conheça as locações da série Stranger Things

O museu abre de terça a domingo, das 12h às 19h. A entrada é gratuita. Não há transporte público que deixa diretamente no local, então o indicado é ir de carro. Há estacionamento anexo ao prédio. Para refeições, o museu também conta com um café com vista para o lago.

Mais informações no site .

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre Buenos Aires

Compartilhe essa matéria via:

Resolva sua viagem aqui

  • Reserve hospedagem no Booking

  • Reserve seu voo

  • Reserve hospedagem no Airbnb

  • Ache um passeio na Civitatis

  • Alugue um carro

Publicidade

Fonte: Turismo

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

A CAPITAL

Turismo de negócios lidera visitas a Palmas; setor de serviços cresce no 1º semestre de 2025

Publicados

em

Com suas belezas naturais e infraestrutura urbana consolidada, Palmas se fortalece como destino turístico regional. Um levantamento da Agência Municipal de Turismo (Agtur), referente ao primeiro semestre de 2025, traça o perfil do visitante que chega à Capital, revelando que turismo de negócios é hoje o principal motivo das viagens para Palmas.

Esse segmento representa 31,82% dos deslocamentos no primeiro semestre de 2025. Na sequência, aparecem o turismo no Jalapão (24,59%) e o turismo em Taquaruçu (17,05%).

O levantamento revela que homens solteiros, com idades entre 30 e 39 anos, hospedados em hotéis e dispostos a gastar entre R$ 100 e R$ 200 por dia, compõem a maior parte dos turistas da Capital. No total, 52,27% dos visitantes são homens e 47,73% mulheres, com tempo médio de permanência de dois dias.

As profissões mais citadas são empresários (22,73%), trabalhadores com carteira assinada (18,18%), estudantes (12,50%) e servidores públicos (12,50%).

De acordo com o economista da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Marlo Galvão Feitosa, o perfil do visitante mostra diferenças marcantes entre homens e mulheres. “Quando avaliamos o motivo da viagem, percebemos que 45,65% dos homens vêm a Palmas para o turismo de negócios, enquanto 61,90% das mulheres viajam com foco no lazer”, explica.

Leia Também:  De Atlanta à Lituânia, conheça as locações da série Stranger Things

Serviços em crescimento

O setor de serviços ligados ao turismo também apresentou desempenho positivo. Entre janeiro e junho, Palmas registrou crescimento de 9,55% na geração de empregos, o que representa 641 novos postos formais, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O transporte terrestre foi o principal destaque, responsável por 419 vagas, somando agora 2.228 vínculos ativos. Já as atividades artísticas e culturais tiveram crescimento de 23,53%. Atualmente, a Capital reúne 949 prestadores de serviços turísticos cadastrados no Cadastur, equivalente a 36,98% do total do Tocantins.

Na movimentação aérea, o Aeroporto de Palmas registrou alta de 4,8% nos embarques e 7,94% nos desembarques no quadrimestre de janeiro a abril de 2025, em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram 111.730 embarques e 115.134 desembarques.

Palmas em valorização

Para a presidente da Agtur, Ana Paula Setti Nogueira, os números confirmam que a cidade se consolida como destino estratégico. “O turismo de negócios desponta como uma vocação natural de Palmas, mas os dados também mostram que há espaço para o lazer, o ecoturismo e a cultura. Nosso objetivo é fortalecer essa diversidade de experiências, garantindo qualidade na infraestrutura e ampliando as oportunidades para os visitantes e empreendedores locais”, destacou.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA

Verified by MonsterInsights
Verified by MonsterInsights