TURISMO
Pedra famosa de Florianópolis corre risco de tombamento por erosão; veja vídeo
TURISMO


Considerada como um dos pontos turísticos mais famosos de Florianópolis, a Pedra do Surfista está com “risco potencial de tombamento”, segundo a prefeitura da cidade. Há placas que sinalizam a erosão sofrida pela rocha no alto do Morro da Coroa, no Parque Natural Municipal da Lagoinha do Leste.
Fora os processos erosivos na pedra, os primeiros estudos geológicos atestam que o caminho principal para a chegar ao local também está em erosão. “Infelizmente, estudos preliminares indicam que essa formação rochosa apresenta risco potencial de tombamento. Além disso, na vertente norte do Morro da Coroa, a trilha principal que leva à Pedra do Surfista está em estado avançado de erosão”, explica a prefeitura de Florianópolis.
A municipalidade ainda indica um trajeto para os turistas que decidirem fazer a trilha. “Se for encarar a trilha, escolha o caminho que começa no Pântano do Sul e pegue a bifurcação antes de chegar à praia, ou suba pela trilha liberada que parte direto da Lagoinha”, aconselha.
“O topo do Morro da Coroa segue acessível como um mirante natural. Respeite as sinalizações. Um estudo mais detalhado está em andamento para avaliar medidas que garantam a segurança e a preservação da área”, finaliza.
Assista:
Saiba mais sobre o ponto turístico
A Pedra do Surfista possui uma extremidade apoiada ao solo, enquanto a outra é suspensa. A declividade chega a ultrapassar 45º graus. Além disso, toda a extensão do Morro da Coroa tem rochas piroclásticas, que atraem vários turistas graças à possibilidade de ver a Praia da Lagoinha do Leste.
Fonte: Turismo

A CAPITAL
Turismo de negócios lidera visitas a Palmas; setor de serviços cresce no 1º semestre de 2025

Com suas belezas naturais e infraestrutura urbana consolidada, Palmas se fortalece como destino turístico regional. Um levantamento da Agência Municipal de Turismo (Agtur), referente ao primeiro semestre de 2025, traça o perfil do visitante que chega à Capital, revelando que turismo de negócios é hoje o principal motivo das viagens para Palmas.
Esse segmento representa 31,82% dos deslocamentos no primeiro semestre de 2025. Na sequência, aparecem o turismo no Jalapão (24,59%) e o turismo em Taquaruçu (17,05%).
O levantamento revela que homens solteiros, com idades entre 30 e 39 anos, hospedados em hotéis e dispostos a gastar entre R$ 100 e R$ 200 por dia, compõem a maior parte dos turistas da Capital. No total, 52,27% dos visitantes são homens e 47,73% mulheres, com tempo médio de permanência de dois dias.
As profissões mais citadas são empresários (22,73%), trabalhadores com carteira assinada (18,18%), estudantes (12,50%) e servidores públicos (12,50%).
De acordo com o economista da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Marlo Galvão Feitosa, o perfil do visitante mostra diferenças marcantes entre homens e mulheres. “Quando avaliamos o motivo da viagem, percebemos que 45,65% dos homens vêm a Palmas para o turismo de negócios, enquanto 61,90% das mulheres viajam com foco no lazer”, explica.
Serviços em crescimento
O setor de serviços ligados ao turismo também apresentou desempenho positivo. Entre janeiro e junho, Palmas registrou crescimento de 9,55% na geração de empregos, o que representa 641 novos postos formais, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
O transporte terrestre foi o principal destaque, responsável por 419 vagas, somando agora 2.228 vínculos ativos. Já as atividades artísticas e culturais tiveram crescimento de 23,53%. Atualmente, a Capital reúne 949 prestadores de serviços turísticos cadastrados no Cadastur, equivalente a 36,98% do total do Tocantins.
Na movimentação aérea, o Aeroporto de Palmas registrou alta de 4,8% nos embarques e 7,94% nos desembarques no quadrimestre de janeiro a abril de 2025, em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram 111.730 embarques e 115.134 desembarques.
Palmas em valorização
Para a presidente da Agtur, Ana Paula Setti Nogueira, os números confirmam que a cidade se consolida como destino estratégico. “O turismo de negócios desponta como uma vocação natural de Palmas, mas os dados também mostram que há espaço para o lazer, o ecoturismo e a cultura. Nosso objetivo é fortalecer essa diversidade de experiências, garantindo qualidade na infraestrutura e ampliando as oportunidades para os visitantes e empreendedores locais”, destacou.
-
COLUNA4 dias atrás
Gestor Público e Redes Sociais: uma combinação perigosa (para o próprio gestor).
-
ESPORTE2 dias atrás
Visita do ministro do Esporte para anunciar Centro Esportivo Comunitário é confirmada para dia 29
-
A CAPITAL2 dias atrás
Prefeitura de Palmas promove 1º Encontro de Líderes Comunitários para fortalecer diálogo com a população