PALMAS
Search
Close this search box.

TURISMO

Por que Papa Francisco nunca foi à Argentina durante seu papado?

Publicados

TURISMO

O então cardeal deixou a Argentina para o conclave, em fevereiro de 2013, sem saber que não voltaria mais ao país-natal.
Foto: Imagem de internet

O então cardeal deixou a Argentina para o conclave, em fevereiro de 2013, sem saber que não voltaria mais ao país-natal.


A relação de Jorge Mario Bergoglio  com a América era próxima. A começar pelo local de nascimento: Buenos Aires, na Argentina. Quando passou a atender por  Papa Francisco, também tornou-se o primeiro líder máximo da  Igreja Católica nascido no continente.


Ele ascendeu ao cargo, em março 2013. Desde então, foram sete viagens oficiais a países da América Latina — a primeira delas, para o Brasil, durante a Jornada Mundial da JuventudeParaguai, Bolívia, Equador, Cuba, México e Panamá também receberam o pontífice.

Entretanto, uma ausência é o que chama a atenção: justamente o país-natal do religioso, onde ele passou a maior parte dos 88 anos de vida. Afinal, por que o Papa Francisco nunca visitou a Argentina durante seu pontificado?

Oficialmente, o Vaticano nunca explicou o motivo, mas a hipótese mais aceita é que o cenário político do país contribuiu. O próprio  Santo Padre também falou, ainda que de maneira comedida, algumas vezes longo dos anos.

O líder religioso foi homenageado no Obelisco, ponto turístico da capital argentina.
Reprodução: X/@basedlibertad

O líder religioso foi homenageado no Obelisco, ponto turístico da capital argentina.


“Eu gostaria de ir. É a minha casa, mas ainda não está decidido. Há várias coisas para resolver primeiro”, disse Francisco na última vez em que foi questionado publicamente sobre o tema, em setembro de 2024.

À Reuters , em 2018, o Papa falou sobre o que sentia falta ao pensar na Argentina: “Só sinto falta da rua. Sou um ‘ callejero ‘ (um homem das ruas). Eu realmente gostaria de poder fazer isso de novo, mas agora não posso.”

Jimmy Burns, autor da biografia ” Francis, Pope of Good Promise “, acredita que Francisco não queria ser inserido no ambiente político polarizado do país: “Qualquer visita tentaria ser explorada por um lado ou outro, e ele, sem querer, alimentaria essas divisões”.

O Papa Francisco era torcedor do San Lorenzo, clube de Buenos Aires.
Reprodução/Instagram

O Papa Francisco era torcedor do San Lorenzo, clube de Buenos Aires.


 Guillermo Marco, porta-voz de Bergoglio quando este era Cardeal em Buenos Aires, disse à Reuters: “Ele teria gostado de vir se pudesse ter feito uma viagem simples, digamos, para visitar as pessoas que ama e celebrar uma missa para o povo”.

À BBC News , Gustavo Vera, ativista e amigo de Francisco, explicou que o Papa se manteve conectado à Argentina durante todo o período. O pontífice teria demonstrado interesse nos acontecimentos do país, como futebol, tango e notícias em gerais.

Ele acredita que o Santo Padre planejava uma visita final, “como se fosse a estação terminal de sua longa jornada”. Por outro lado, avalia que Francisco já não se sentia que pertencia mais a apenas um país.

“Os argentinos acreditam que ele era argentino, mas na realidade ele já fazia parte do mundo […] “Nós, argentinos, muitas vezes não deixamos Bergoglio ser Francisco”, finalizou Vera.

Fonte: Turismo

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Mulher viaja de avião diariamente 700 km para trabalhar; entenda
Propaganda

A CAPITAL

Turismo de negócios lidera visitas a Palmas; setor de serviços cresce no 1º semestre de 2025

Publicados

em

Com suas belezas naturais e infraestrutura urbana consolidada, Palmas se fortalece como destino turístico regional. Um levantamento da Agência Municipal de Turismo (Agtur), referente ao primeiro semestre de 2025, traça o perfil do visitante que chega à Capital, revelando que turismo de negócios é hoje o principal motivo das viagens para Palmas.

Esse segmento representa 31,82% dos deslocamentos no primeiro semestre de 2025. Na sequência, aparecem o turismo no Jalapão (24,59%) e o turismo em Taquaruçu (17,05%).

O levantamento revela que homens solteiros, com idades entre 30 e 39 anos, hospedados em hotéis e dispostos a gastar entre R$ 100 e R$ 200 por dia, compõem a maior parte dos turistas da Capital. No total, 52,27% dos visitantes são homens e 47,73% mulheres, com tempo médio de permanência de dois dias.

As profissões mais citadas são empresários (22,73%), trabalhadores com carteira assinada (18,18%), estudantes (12,50%) e servidores públicos (12,50%).

De acordo com o economista da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Marlo Galvão Feitosa, o perfil do visitante mostra diferenças marcantes entre homens e mulheres. “Quando avaliamos o motivo da viagem, percebemos que 45,65% dos homens vêm a Palmas para o turismo de negócios, enquanto 61,90% das mulheres viajam com foco no lazer”, explica.

Leia Também:  Natal: Forte dos Reis Magos guarda histórias de onde a cidade nasceu

Serviços em crescimento

O setor de serviços ligados ao turismo também apresentou desempenho positivo. Entre janeiro e junho, Palmas registrou crescimento de 9,55% na geração de empregos, o que representa 641 novos postos formais, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O transporte terrestre foi o principal destaque, responsável por 419 vagas, somando agora 2.228 vínculos ativos. Já as atividades artísticas e culturais tiveram crescimento de 23,53%. Atualmente, a Capital reúne 949 prestadores de serviços turísticos cadastrados no Cadastur, equivalente a 36,98% do total do Tocantins.

Na movimentação aérea, o Aeroporto de Palmas registrou alta de 4,8% nos embarques e 7,94% nos desembarques no quadrimestre de janeiro a abril de 2025, em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram 111.730 embarques e 115.134 desembarques.

Palmas em valorização

Para a presidente da Agtur, Ana Paula Setti Nogueira, os números confirmam que a cidade se consolida como destino estratégico. “O turismo de negócios desponta como uma vocação natural de Palmas, mas os dados também mostram que há espaço para o lazer, o ecoturismo e a cultura. Nosso objetivo é fortalecer essa diversidade de experiências, garantindo qualidade na infraestrutura e ampliando as oportunidades para os visitantes e empreendedores locais”, destacou.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA

Verified by MonsterInsights
Verified by MonsterInsights