TURISMO
Refeição em 2D? Restaurante simula ambiente de caderno de desenho
TURISMO


Você já quis entrar no universo dos seus cadernos da época de escola? Esse é o sonho de muita criança! E agora é possível, graças ao novo restaurante que simula o ambiente de história em quadrinhos para uma experiência inusitada.
O Shirokuro , cujo nome significa “preto e branco” em japonês, é o primeiro restaurante “bidimensional” de serviço completo de Nova York, nos Estados Unidos, que permite que os clientes “comam” em 2D.
Paredes, prateleiras assentos, mesas: toda a decoração do local é apenas nas duas cores, ajudando a gerar a sensação. A única exceção, claro, são os ingredientes e os próprios alimentos.

Ao New York Post , o coproprietário James Lim detalhou o projeto ambicioso. De acordo com ele, a inspiração foi um local parecido na Coréia do Sul. “Vi o primeiro conceito e pensei: ‘Precisamos de algo assim em Nova York'”.
“[Shirokuro é] onde você pode mergulhar na arte”, avaliou o responsável, que credita essa ilusão de ótica à diretora de arte Mirim Yoo, experiente no mercado de maquiagem de luxo, que demorou três meses para criar o espaço.
Parte do trabalho foi mostrado em vídeos publicados nas redes sociais do Shirokuro. “Não queríamos que fosse como papel de parede, queríamos que as mãos do artista estivessem em todos os aspectos do restaurante, das paredes ao chão, às mesas e cadeiras”, disse Lim.
No Brasil, o ” Hello Kitty and Friends 2d ” conta com uma proposta parecida. O restaurante da rede Eat Asia serve hambúrgueres e comida japonesa com a temática direcionada à personagem e em 2D. A unidade fica no bairro da Liberdade, em São Paulo (SP).
Fonte: Turismo

A CAPITAL
Turismo de negócios lidera visitas a Palmas; setor de serviços cresce no 1º semestre de 2025

Com suas belezas naturais e infraestrutura urbana consolidada, Palmas se fortalece como destino turístico regional. Um levantamento da Agência Municipal de Turismo (Agtur), referente ao primeiro semestre de 2025, traça o perfil do visitante que chega à Capital, revelando que turismo de negócios é hoje o principal motivo das viagens para Palmas.
Esse segmento representa 31,82% dos deslocamentos no primeiro semestre de 2025. Na sequência, aparecem o turismo no Jalapão (24,59%) e o turismo em Taquaruçu (17,05%).
O levantamento revela que homens solteiros, com idades entre 30 e 39 anos, hospedados em hotéis e dispostos a gastar entre R$ 100 e R$ 200 por dia, compõem a maior parte dos turistas da Capital. No total, 52,27% dos visitantes são homens e 47,73% mulheres, com tempo médio de permanência de dois dias.
As profissões mais citadas são empresários (22,73%), trabalhadores com carteira assinada (18,18%), estudantes (12,50%) e servidores públicos (12,50%).
De acordo com o economista da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Marlo Galvão Feitosa, o perfil do visitante mostra diferenças marcantes entre homens e mulheres. “Quando avaliamos o motivo da viagem, percebemos que 45,65% dos homens vêm a Palmas para o turismo de negócios, enquanto 61,90% das mulheres viajam com foco no lazer”, explica.
Serviços em crescimento
O setor de serviços ligados ao turismo também apresentou desempenho positivo. Entre janeiro e junho, Palmas registrou crescimento de 9,55% na geração de empregos, o que representa 641 novos postos formais, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
O transporte terrestre foi o principal destaque, responsável por 419 vagas, somando agora 2.228 vínculos ativos. Já as atividades artísticas e culturais tiveram crescimento de 23,53%. Atualmente, a Capital reúne 949 prestadores de serviços turísticos cadastrados no Cadastur, equivalente a 36,98% do total do Tocantins.
Na movimentação aérea, o Aeroporto de Palmas registrou alta de 4,8% nos embarques e 7,94% nos desembarques no quadrimestre de janeiro a abril de 2025, em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram 111.730 embarques e 115.134 desembarques.
Palmas em valorização
Para a presidente da Agtur, Ana Paula Setti Nogueira, os números confirmam que a cidade se consolida como destino estratégico. “O turismo de negócios desponta como uma vocação natural de Palmas, mas os dados também mostram que há espaço para o lazer, o ecoturismo e a cultura. Nosso objetivo é fortalecer essa diversidade de experiências, garantindo qualidade na infraestrutura e ampliando as oportunidades para os visitantes e empreendedores locais”, destacou.
-
COLUNA4 dias atrás
Gestor Público e Redes Sociais: uma combinação perigosa (para o próprio gestor).
-
ESPORTE2 dias atrás
Visita do ministro do Esporte para anunciar Centro Esportivo Comunitário é confirmada para dia 29
-
A CAPITAL2 dias atrás
Prefeitura de Palmas promove 1º Encontro de Líderes Comunitários para fortalecer diálogo com a população