TURISMO
Roda-gigante de 44 metros é atração no interior de SP; conheça
TURISMO


Se você está em busca de um passeio inesquecível no interior de São Paulo, prepare-se para uma experiência de tirar o fôlego: a Giranda Mundi, a roda-gigante do Hopi Hari. Trata-se de uma das atrações mais procuradas do parque, que proporciona uma vista panorâmica incrível de toda a estrutura e suas áreas temáticas.
Com 44 metros de altura, a Giranda Mundi comporta quase 170 pessoas por ciclo e está localizada na região de Kaminda Mundi, uma área temática do parque que fica logo após a entrada. A arquitetura dessa área é inspirada em diversos países europeus, como França, Alemanha, Itália, Portugal e Holanda, o que torna o passeio ainda mais especial.
Atração para toda a família
Diferente de brinquedos mais radicais, a Giranda Mundi não tem altura mínima obrigatória para entrada, permitindo que visitantes de todas as idades aproveitem o passeio. Crianças com até 1,20m devem estar acompanhadas por um responsável, garantindo uma experiência segura e divertida.
Como comprar ingressos para o Hopi Hari
Para viver essa e muitas outras emoções no parque, os ingressos podem ser adquiridos diretamente pelo site oficial do Hopi Hari (clique aqui). Comprando antecipadamente, você pode garantir valores promocionais e evitar filas na bilheteria.
Além da Giranda Mundi, o parque conta com outras atrações imperdíveis, como a Montezum, a maior montanha-russa de madeira da América Latina, e o Hadikali, uma experiência radical de queda livre para quem ama adrenalina.
Outras rodas-gigantes famosas no Brasil
Se você é apaixonado por rodas-gigantes e quer explorar outras atrações do tipo pelo país, confira algumas das mais famosas:
- Roda Rico (São Paulo, SP): Com 91 metros de altura, é a maior roda-gigante da América Latina e oferece uma vista deslumbrante da cidade de São Paulo.
- Yup Star Rio (Rio de Janeiro, RJ): Também conhecida como Rio Star, possui 88 metros de altura e está localizada no Porto Maravilha. O diferencial? Permite a entrada de pets!
- FG Big Wheel (Balneário Camboriú, SC): Com 82 metros de altura, oferece uma vista privilegiada da costa catarinense.
- Roda Gigante da Serra Gaúcha (Canela, RS): Localizada no Alpen Park, essa roda-gigante tem 50 metros de altura e se destaca pelo visual encantador da serra.
Seja no Hopi Hari ou em qualquer uma dessas gigantes, uma coisa é certa: a emoção de ver o mundo do alto é sempre uma experiência única e você tem a chance de sentir esse momento no interior de São Paulo, com o Hopi Hari!
Fonte: Turismo

A CAPITAL
Turismo de negócios lidera visitas a Palmas; setor de serviços cresce no 1º semestre de 2025

Com suas belezas naturais e infraestrutura urbana consolidada, Palmas se fortalece como destino turístico regional. Um levantamento da Agência Municipal de Turismo (Agtur), referente ao primeiro semestre de 2025, traça o perfil do visitante que chega à Capital, revelando que turismo de negócios é hoje o principal motivo das viagens para Palmas.
Esse segmento representa 31,82% dos deslocamentos no primeiro semestre de 2025. Na sequência, aparecem o turismo no Jalapão (24,59%) e o turismo em Taquaruçu (17,05%).
O levantamento revela que homens solteiros, com idades entre 30 e 39 anos, hospedados em hotéis e dispostos a gastar entre R$ 100 e R$ 200 por dia, compõem a maior parte dos turistas da Capital. No total, 52,27% dos visitantes são homens e 47,73% mulheres, com tempo médio de permanência de dois dias.
As profissões mais citadas são empresários (22,73%), trabalhadores com carteira assinada (18,18%), estudantes (12,50%) e servidores públicos (12,50%).
De acordo com o economista da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Marlo Galvão Feitosa, o perfil do visitante mostra diferenças marcantes entre homens e mulheres. “Quando avaliamos o motivo da viagem, percebemos que 45,65% dos homens vêm a Palmas para o turismo de negócios, enquanto 61,90% das mulheres viajam com foco no lazer”, explica.
Serviços em crescimento
O setor de serviços ligados ao turismo também apresentou desempenho positivo. Entre janeiro e junho, Palmas registrou crescimento de 9,55% na geração de empregos, o que representa 641 novos postos formais, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
O transporte terrestre foi o principal destaque, responsável por 419 vagas, somando agora 2.228 vínculos ativos. Já as atividades artísticas e culturais tiveram crescimento de 23,53%. Atualmente, a Capital reúne 949 prestadores de serviços turísticos cadastrados no Cadastur, equivalente a 36,98% do total do Tocantins.
Na movimentação aérea, o Aeroporto de Palmas registrou alta de 4,8% nos embarques e 7,94% nos desembarques no quadrimestre de janeiro a abril de 2025, em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram 111.730 embarques e 115.134 desembarques.
Palmas em valorização
Para a presidente da Agtur, Ana Paula Setti Nogueira, os números confirmam que a cidade se consolida como destino estratégico. “O turismo de negócios desponta como uma vocação natural de Palmas, mas os dados também mostram que há espaço para o lazer, o ecoturismo e a cultura. Nosso objetivo é fortalecer essa diversidade de experiências, garantindo qualidade na infraestrutura e ampliando as oportunidades para os visitantes e empreendedores locais”, destacou.
-
COLUNA4 dias atrás
Gestor Público e Redes Sociais: uma combinação perigosa (para o próprio gestor).
-
A CAPITAL2 dias atrás
Prefeitura de Palmas promove 1º Encontro de Líderes Comunitários para fortalecer diálogo com a população
-
ESPORTE2 dias atrás
Visita do ministro do Esporte para anunciar Centro Esportivo Comunitário é confirmada para dia 29