ESI oferta 100 vagas gratuitas para EJA profissionalizante em Palmas
SESI oferta 100 vagas gratuitas para EJA profissionalizante em Palmas
A CAPITAL
O Serviço Social da Indústria (SESI) está com inscrições abertas para 100 vagas no curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) profissionalizante, na modalidade a distância, em Palmas. A iniciativa é destinada a pessoas com 18 anos ou mais que não tenham concluído o Ensino Médio. As matrículas para o último bimestre de 2025 podem ser realizadas até o final do mês de novembro.
Valorização da experiência
Um dos principais diferenciais do programa é a metodologia de Reconhecimento de Saberes (RDS), que considera o conhecimento prévio adquirido pelo estudante em sua trajetória de vida e trabalho. Essa abordagem personalizada não apenas valoriza a bagagem do aluno, mas também permite uma redução significativa no tempo necessário para a conclusão do curso, que pode ser feita em pouco mais de um ano.
A proposta pedagógica do SESI EJA integra a conclusão do Ensino Médio a uma qualificação profissional, em parceria com o SENAI. Com 80% da carga horária realizada de forma remota, o curso utiliza uma plataforma digital interativa e de fácil uso, exigindo encontros presenciais apenas uma vez por semana. A matriz curricular é totalmente alinhada às demandas do mercado de trabalho.
Referência em EJA
O SESI consolida-se como a maior rede nacional de Educação de Jovens e Adultos, com uma proposta educacional que prepara o cidadão para os desafios sociais, profissionais e tecnológicos da atualidade, contribuindo diretamente para as metas do Plano Nacional de Educação (PNE).
Os interessados em se inscrever para as vagas em Palmas podem obter mais informações pelo telefone (63) 99977-2310, por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do SESI.
A CAPITAL
Gestão da ex-prefeita Cinthia Ribeiro é aprovada pelo TCE com superávit de quase R$ 100 milhões
O Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO) aprovou as contas consolidadas da Prefeitura de Palmas referentes ao exercício financeiro de 2023, sob a gestão da ex-prefeita Cinthia Alves Caetano Ribeiro Mantoan. O parecer prévio nº 111/2025, de relatoria do conselheiro Severiano José Costandrade de Aguiar, foi apreciado e aprovado pela Segunda Câmara do Tribunal, reconhecendo o cumprimento dos principais limites constitucionais e fiscais previstos em lei.
O relatório do TCE destaca o equilíbrio fiscal e a boa gestão dos recursos públicos, com resultados positivos em todas as áreas avaliadas. O município registrou superávit orçamentário de R$ 98,8 milhões, evidenciando que as receitas superaram as despesas empenhadas no exercício.
De acordo com o parecer, Palmas:
-
aplicou 25,98% das receitas em educação, superando o mínimo constitucional exigido de 25%;
-
destinou 79,70% dos recursos do Fundeb à valorização dos profissionais da educação;
-
investiu 18,91% das receitas em saúde, acima do limite legal de 15%;
-
e manteve os gastos com pessoal em 52,46% da Receita Corrente Líquida, dentro dos parâmetros da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Os conselheiros também ressaltaram o superávit financeiro geral, reforçando a capacidade do município em honrar seus compromissos e manter equilíbrio entre arrecadação e despesas.
Com a aprovação, o Tribunal de Contas reafirmou a regularidade da gestão fiscal e administrativa da Prefeitura de Palmas durante o exercício de 2023. O parecer agora segue para a Câmara Municipal, que é responsável pelo julgamento político das contas, conforme determina a Constituição Federal.
A ex-prefeita Cinthia Ribeiro comemorou o resultado e destacou que a aprovação reflete o compromisso da gestão com a transparência e o bom uso dos recursos públicos.
Essa aprovação mostra que conduzimos Palmas com responsabilidade, planejamento e respeito ao dinheiro do cidadão. É o reconhecimento de um trabalho sério, feito com dedicação, uma equipe competente e foco em entregar resultados à população”, afirmou a ex-prefeita.
A decisão foi assinada eletronicamente em 7 de novembro de 2025 , pelos conselheiros da Segunda Câmara e pelo procurador de contas José Roberto Torres Gomes .
O documento pode ser consultado na íntegra no site oficial do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, no link:
🔗 https://www.tceto.tc.br/valida/econtas
utilizando o código verificador 647815 e o código CRC FED7DC4.