ESI oferta 100 vagas gratuitas para EJA profissionalizante em Palmas
SESI oferta 100 vagas gratuitas para EJA profissionalizante em Palmas
A CAPITAL
O Serviço Social da Indústria (SESI) está com inscrições abertas para 100 vagas no curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) profissionalizante, na modalidade a distância, em Palmas. A iniciativa é destinada a pessoas com 18 anos ou mais que não tenham concluído o Ensino Médio. As matrículas para o último bimestre de 2025 podem ser realizadas até o final do mês de novembro.
Valorização da experiência
Um dos principais diferenciais do programa é a metodologia de Reconhecimento de Saberes (RDS), que considera o conhecimento prévio adquirido pelo estudante em sua trajetória de vida e trabalho. Essa abordagem personalizada não apenas valoriza a bagagem do aluno, mas também permite uma redução significativa no tempo necessário para a conclusão do curso, que pode ser feita em pouco mais de um ano.
A proposta pedagógica do SESI EJA integra a conclusão do Ensino Médio a uma qualificação profissional, em parceria com o SENAI. Com 80% da carga horária realizada de forma remota, o curso utiliza uma plataforma digital interativa e de fácil uso, exigindo encontros presenciais apenas uma vez por semana. A matriz curricular é totalmente alinhada às demandas do mercado de trabalho.
Referência em EJA
O SESI consolida-se como a maior rede nacional de Educação de Jovens e Adultos, com uma proposta educacional que prepara o cidadão para os desafios sociais, profissionais e tecnológicos da atualidade, contribuindo diretamente para as metas do Plano Nacional de Educação (PNE).
Os interessados em se inscrever para as vagas em Palmas podem obter mais informações pelo telefone (63) 99977-2310, por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do SESI.
A CAPITAL
Prefeitura de Palmas abre consulta pública on-line para ouvir população na elaboração do Plano Plurianual
A Prefeitura de Palmas abriu a consulta pública para elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029, instrumento que define as prioridades da administração municipal para os próximos quatro anos. Os palmenses podem participar da consulta pública até o dia 24 de novembro, por meio deste link, contribuindo com sugestões e demandas que serão avaliadas para inclusão no planejamento. O Plano deve ser encaminhado à Câmara Municipal até o dia 30 de novembro para análise, aprovação, veto ou acréscimo de emendas à peça orçamentária.
O propósito do PPA é estabelecer diretrizes, metas e objetivos da gestão pública através de propostas apresentadas pela população e pelos poderes Legislativo e Executivo visando ao desenvolvimento da cidade. Dessa forma, o trabalho de elaboração do plano prevê a participação da população, que pode apresentar sugestões às áreas de saúde, educação, infraestrutura, assistência social, entre outras.
Desta vez, o Plano Plurianual é elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Seplan). Segundo o secretário-executivo da pasta, Eron Bringel, o PPA dividiu a cidade em nove regiões, de acordo com as características socioeconômicas de cada uma delas, o que possibilita uma maior equidade na proporcionalidade da aplicação de recursos.
Participação popular
O gestor ainda reforçou a importância da participação da população no processo. “O PPA é uma lei que tem vigência de quatro anos, em que o município faz uma proposta de objetivos, metas, indicadores e entregas para a sociedade ao longo desse período. Por isso, a participação popular é de suma importância. Estamos dando a oportunidade da população de contribuir com o PPA, pois é por meio dele que vamos conseguir dimensionar as expectativas para um horizonte de quatro anos”, disse.
Já o secretário municipal de Planejamento e Gestão, André Fagundes Cheguhem, destacou que a forma com que está sendo elaborado o PPA é um sinal de respeito com os cidadãos da Capital. “A regionalização vem para atender uma diretriz constitucional e também presente no Plano de Governo, o que será um diferencial em termos orçamentários. Buscaremos evidenciar o planejamento e os gastos por localidades da cidade, permitindo que uma região mais desigual seja desenvolvida para atingir um nível de equilíbrio social e econômico sustentável, por exemplo”.
PPA/LOA
O PPA tem duração de quatro anos e trará uma estrutura que dialogará com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), plano tático, que estabelece as metas e prioridades para o ano seguinte e orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). Já a LOA é o plano operacional, detalhando as receitas e despesas para o ano seguinte.
Depois de encaminhado à Câmara Municipal de Vereadores, o documento deverá ser votado e, posteriormente, retornará ao Poder Executivo para sanção do prefeito em exercício e, por fim, será publicado no Diário Oficial como lei.
-
ADMINISTRAÇÃO6 dias atrásCIDEP realiza 4ª Reunião Ordinária com importantes deliberações e novos investimentos para o desenvolvimento de Palmas
-
Empreendedorismo6 dias atrásO Sebrae Tocantins lança edital para garantir sua experiência no maior evento global do varejo, reunindo tendências, tecnologias e insights inovadores: a NRF 2026, em Nova York.
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásSebrae participa do 2º Dia de Campo Nelore Cedro em Paraíso do Tocantins
-
TOCANTINS5 dias atrásGoverno do Tocantins estende prazo para adesão ao Refis 2025 até 20 de novembro
-
A CAPITAL5 dias atrásPrograma de conversão de multas ambientais da Prefeitura de Palmas permite transformar valores em ações concretas de cuidado com a natureza
-
SEGURANÇA5 dias atrásCom atuação enérgica, Tocantins se torna referência na repressão às facções criminosas
-
A CAPITAL5 dias atrásMicro e pequenas empresas terão acesso direto a soluções do BNDES em encontro gratuito em Palmas
-
A CAPITAL21 horas atrásPrefeitura de Palmas abre consulta pública on-line para ouvir população na elaboração do Plano Plurianual