A CAPITAL
Pequenos negócios impulsionam contratações em outubro, revela Sebrae
A CAPITAL
Em outubro, os pequenos negócios foram os grandes responsáveis pela criação de empregos no Brasil, segundo dados divulgados pelo Sebrae. Das 132.714 novas vagas de emprego geradas no mês, mais de 76% (ou 101.151 postos de trabalho) vieram de micro e pequenas empresas (MPEs), superando em mais do dobro as contratações feitas por médias e grandes empresas, que totalizaram 38.673 vagas.
O levantamento do Sebrae, com base nas informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), aponta que os pequenos negócios devem encerrar o ano com um saldo positivo e expectativas promissoras para 2025. “Há muito tempo o Brasil não via uma situação de pleno emprego,” destacou Décio Lima, presidente do Sebrae. Ele creditou esse resultado à política econômica do governo, liderada pelo presidente Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin, que promoveram iniciativas como o programa Acredita, que facilita o acesso ao crédito para pequenos empresários, gerando mais empregos e renda. “Se a MPE cresce, o Brasil avança também,” afirmou Lima.
Nos dez primeiros meses do ano, as MPEs foram responsáveis por 1.336.822 novos empregos, representando seis em cada dez contratações no país. O setor de Serviços se destacou, criando 42.134 postos de trabalho apenas em outubro, seguido pelo Comércio com 35.493 vagas e a Indústria de Transformação com 14.708.
Esses números são corroborados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), que revelou a menor taxa de desocupação desde o início da série histórica em 2012, alcançando 6,2% no trimestre de agosto a outubro de 2024. Esse é o menor número de pessoas desocupadas em uma década, totalizando 6,8 milhões, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A contribuição dos pequenos negócios vai além da geração de empregos, impactando positivamente a economia local e nacional. Os empreendedores desse segmento têm demonstrado resiliência e capacidade de inovação, criando oportunidades e promovendo o desenvolvimento econômico mesmo em tempos de desafios.
A CAPITAL
Liquida Rua Siqueira Campos 2025 movimenta o comércio de Araguatins com descontos de até 70%
-
A CAPITAL2 dias atrásGestão da ex-prefeita Cinthia Ribeiro é aprovada pelo TCE com superávit de quase R$ 100 milhões
-
A CAPITAL5 dias atrásSESI oferta 100 vagas gratuitas para EJA profissionalizante em Palmas
-
A CAPITAL5 dias atrásPrefeitura de Palmas abre consulta pública on-line para ouvir população na elaboração do Plano Plurianual
-
A CAPITAL2 dias atrásLiquida Rua Siqueira Campos 2025 movimenta o comércio de Araguatins com descontos de até 70%
-
EDUCAÇÃO19 horas atrásEducação de excelência: SESI traz para Palmas modelo de ensino referência nacional