PALMAS
Search
Close this search box.

Iniciativa “O Sebrae TO Quer Ouvir Você!” será lançada nesta quarta-feira, 10, em Palmas; iniciativa busca envolver sociedade e ecossistema empreendedor na construção das diretrizes futuras da instituição

Sebrae Tocantins lança pesquisa estadual para ouvir empreendedores e construir planejamento estratégico para 2026

Publicados

Empreendedorismo

O Sebrae Tocantins lança nesta quarta-feira, 10, às 8h30, no auditório da sede em Palmas, a pesquisa “O Sebrae TO Quer Ouvir Você!”, uma iniciativa que marca o início da construção participativa do planejamento estratégico da instituição para o ano de 2026. O evento reunirá lideranças, empreendedores, imprensa e demais atores interessados no fortalecimento do ambiente de negócios no Estado.
A proposta é ampliar o diálogo com a sociedade e captar, de forma estruturada, as necessidades, percepções e sugestões dos públicos atendidos pelo Sebrae. A metodologia de escuta ativa será apresentada durante o lançamento, detalhando as etapas de coleta, tratamento de dados e uso dos resultados na formulação das diretrizes estratégicas da instituição.
Para o superintendente do Sebrae Tocantins, Rerison Antonio Castro Leite, a iniciativa reforça o compromisso da entidade com a gestão participativa, a escuta qualificada e o aprimoramento contínuo dos serviços oferecidos aos pequenos negócios. Ele ainda destaca que a escuta ativa é um pilar essencial do processo decisório para a instituição. “Mais do que ouvir, trata-se de compreender profundamente o que pensam e esperam os nossos parceiros, clientes e a sociedade em geral. Essa conexão é o que garante que as ações do Sebrae estejam alinhadas com as reais demandas do território. Essa escuta ativa é mais do que uma ferramenta de gestão. É um compromisso com o território, com o desenvolvimento local e com cada empreendedor que busca no Sebrae um parceiro para crescer. Estamos fortalecendo nossa atuação com base em quem mais importa: quem está na ponta, fazendo a economia acontecer”, afirma.
Além de Palmas, a pesquisa está sendo levada a outras regiões do Estado. As agendas de escuta já realizadas incluem os municípios de Colinas (27/06) e Porto Nacional (08/07). Os próximos encontros ocorrerão em Gurupi (10/07), Araguaína (14/07) e na região do Bico do Papagaio (15/07).
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  CFA e Ministério do Empreendedorismo firmam parceria para profissionalizar micro e pequenas empresas
Propaganda

Empreendedorismo

Sebrae promove seminário para orientar empreendedores sobre crédito e gestão estratégica

Publicados

em

Com o tema “Gestão inteligente: estratégias de crescimento e gestão financeira e pessoal para as MPEs tocantinenses”, o Sebrae Tocantins realiza no próximo dia 16 de outubro, na sede da OAB em Palmas, o Seminário Estadual de Empresas Fampeadas. O evento, que é gratuito, vai orientar empreendedores sobre as vantagens do crédito facilitado pelo Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (FAMPE), criado e gerenciado pelo Sebrae para ampliar as garantias exigidas por instituições financeiras. A ação também garante a capacitação de gestores locais com conteúdo práticos sobre gestão financeira, planejamento estratégico e desenvolvimento de equipes mais produtivas e comprometidas. As inscrições podem ser feitas pela Loja Sebrae (https://to.loja.sebrae.com.br/).
Atualmente, as MPEs representam 96% dos empreendimentos do Tocantins e são responsáveis por grande parte da geração de emprego e renda do Estado. Apesar disso, quase 90% ainda enfrentam dificuldades para acessar o crédito tradicional, seja por restrição de CPF ou CNPJ, baixo score, falta de avalista ou garantias reais. Nesses casos, muitas recorrem a empréstimos mais caros, o que compromete o fluxo de caixa e aumenta os custos operacionais.
De acordo com dados do Sebrae, o Fampe tem sido fundamental para ampliar as oportunidades de financiamento. Nos últimos cinco anos, segundo ele, 3.437 empresas foram beneficiadas no Estado, totalizando mais de R$ 134 milhões financiados com aval de R$ 92 milhões, por meio de parcerias com instituições financeiras. Só em Palmas, 1.245 empresas já foram contempladas, representando 36% do total.
Para o analista do Sebrae Tocantins, Francisco Ramos, a informação é um fator decisivo para que os empresários utilizem o crédito de forma estratégica. “A capacitação é transformadora porque mostra ao empreendedor como se preparar para ter acesso ao crédito de maneira consciente e planejada, garantindo que esse recurso se converta em resultados positivos e maior lucro para o negócio”, destaca.
Além das palestras e oficinas, o evento terá a participação das instituições financeiras que operam com o Fampe, como por exemplo: Sicoob, Sicred, Cresol, Bradesco e Agência de Fomento do Tocantins.
Também conforme o analista, outro ponto em pauta será o atendimento pós-crédito, etapa, que segundo ele, é considerada essencial para acompanhar a saúde financeira das empresas beneficiadas. “A expectativa é reunir 150 empresas durante o seminário, o que reforça o compromisso do Sebrae em ampliar o índice de cobertura e assegurar a sustentabilidade dos pequenos negócios no Tocantins”, salienta.
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Jovens Empreendedores: Sonhos grandes, desafios maiores
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA

Verified by MonsterInsights
Verified by MonsterInsights