PALMAS

INDÚSTRIA

Empresários industriais de Gurupi conhecem benefícios em produtividade e redução de desperdício do projeto Tocantins Mais Produtivo

Publicados

INDÚSTRIA

Os empresários industriais de Gurupi acompanharam o lançamento técnico do projeto Tocantins Mais Produtivo na noite desta terça-feira, 22/11, no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) do município. A metodologia inovadora que norteia o atendimento nas indústrias que aderirem ao projeto, a Lean Manufacturing – Produção sem desperdício, foi apresentada no lançamento, assim como o resultado previsto com sua implantação de crescimento em 20% da produtividade.

Isto será possível por meio do mapeamento e atuação nos processos produtivos das empresas via Mentorias, Consultorias e gamificação com etapas teóricas e práticas do projeto que é fomentado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços com execução do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Representando o presidente do Conselho Regional do SENAI, Roberto Pires, o vice-presidente, Oswaldo Stival, abriu o lançamento destacando que a iniciativa mostra toda sua completude ao eximir os empresários que aderirem de qualquer custo, uma vez que os valores já foram fomentados pelo Governo do Estado.

“Nesta parceria, o SENAI contribuirá com contrapartida econômica de mais de R$7 milhões em horas técnicas levando toda sua expertise em serviços de tecnologia e inovação para somar forças em prol do desenvolvimento industrial de nosso Estado. Em um cenário competitivo, aumentar em 20% a produtividade, meta do projeto, pode definir quem permanece no mercado.  Afinal, caminhamos para a era da indústria 4.0, realidade no mundo inteiro que faz parte do futuro que queremos construir aqui no Tocantins”, enfatizou o gestor.

Leia Também:  1º Prêmio FIETO Mulher que Transforma revela vencedoras na próxima quinta-feira, 18/08, em Palmas

As consultorias e capacitação de 3 colaboradores por empresa serão levadas a 1.000 empresas com CNAE industrial (primário ou secundário) em todo estado entre 2022 e 2024.  Além do ganho de, no mínimo, 20% em produtividade, as empresas participantes terão como benefícios a redução de desperdícios invisíveis aos gestores, dos custos de produção, entre outros.

As indústrias de Palmas e Araguaína já receberam o lançamento do projeto, ocasiões em que a diretora regional do SENAI Tocantins, Márcia Rodrigues de Paula, realizou a apresentação técnica do Tocantins Mais Produtivo e pontuou os principais ganhos das empresas com a adesão e mentoria do projeto, assim como em Gurupi.

“Precisamos enxugar o processo produtivo para depois dar mais um passo em direção ao nosso alvo, que é a indústria 4.0. O crescimento é tijolo por tijolo, você não dá um salto. Porque o risco de cair é muito grande. Assim, aumentaremos a produtividade e competitividade no mercado, reduzimos custos, melhoramos ambiente de trabalho e temos maior comprometimento da equipe e outros benefícios”, frisou a diretora.

Representando o secretário de Estado da SICS, Carlos Humberto Lima, a secretária-executiva da pasta, Geanny Pinheiro, afirmou que para atrair investimentos ou expandi-los no Tocantins, é preciso primeiro organizar a casa. “Precisamos criar este ambiente propício tanto para a atração de novos investimentos quanto para o desembolso daqueles investimentos que já estão aqui. Vamos fomentar projetos estratégicos pensando no futuro prospero. O desenvolvimento econômico só acontece quando há união de esforços”, disse Geanny.

Leia Também:  SESI divulga vagas para turmas do Nova EJA do segundo semestre em Palmas

Marise Suzuki, fundadora da Ikigai Piscicultura Sustentável e vencedora do Prêmio FIETO Mulher que Transforma, confirmou que irá aderir ao projeto com a expectativa de ter maior produtividade dentro de sua empresa e em todo o Tocantins. “Inclusive, o que é o mais difícil para gente ter dentro de uma empresa, ainda mais nós que estamos iniciando, são profissionais capacitados. Pesa muito esta parte da qualificação dos funcionários. Então, o Tocantins Mais Produtivo vai colaborar muito na produtividade da empresa, e consequentemente, da cidade é do Estado”, pontuou a empresária gurupiense.

Para participar do Tocantins Mais Produtivo, basta preencher o formulário on-line por meio do link ou pedir o formulário via whatsapp (63) 3229-5770 (opção Tocantins Mais Produtivo). O formulário para adesão estará disponível na ocasião do lançamento e já está on-line para preenchimento no link https://forms.office.com/r/qkFj6veDeE .

Por Brener Nunes

Assessoria de Imprensa SENAI (63) 3229-5775

Fonte: FIETO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

INDÚSTRIA

Gratuito: SESI abre matrículas para o primeiro semestre da Nova EJA em Palmas

Publicados

em

O Serviço Social da Indústria (SESI) está com vagas gratuitas abertas para quem quer concluir o ensino médio no primeiro semestre de 2023 por meio da Educação de Jovens e Adultos a Distância (Nova EJA). As oportunidades são voltadas para estudantes maiores de 18 anos que não concluíram o Ensino Médio (1º ao 3º ano). As inscrições podem ser feitas até o dia  31/01/2023 na unidade de Palmas do SESI com informações disponíveis no whatsapp (63) 9 8403 2548.

A modalidade educacional ajuda quem já está no mercado de trabalho a concluir o ensino médio em menor tempo, podendo durar de 6 até 12 meses. O curso é totalmente gratuito e as aulas são realizadas na modalidade a distância (EAD), com 80% das aulas on-line, em plataforma de estudos do SESI e 20% presenciais. Esta modalidade foi pensada especialmente para o aluno adulto concluir o nível médio de forma rápida e eficaz. Uma proposta flexível que permite estudar onde, como e quando puder.

O Ensino considera as aprendizagens desenvolvidas ao longo da vida de cada aluno por meio da metodologia de reconhecimento de saberes. Ou seja, o SESI identifica, avalia e certifica as competências e habilidades adquiridas pelas experiências de vida e trabalho do estudante e faz o aproveitamento cruzando com as exigências do curso.  O curso possui uma matriz curricular voltada para as necessidades do mundo do trabalho e uma infraestrutura completa para realização das aulas pela plataforma on-line.

Leia Também:  Academias do SESI em Araguaína e Gurupi estão com promoções para o segundo semestre de 2022

A unidade do SESI em Palmas fica localizada na quadra 104 Sul, Rua SE 05, lote 02 – telefones 3229-5600 e WhatsApp 63 9 8403-2548.

Por Brener Nunes

Assessoria de Imprensa SESI (63) 3229-5775

Fonte: FIETO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA