PALMAS

INDÚSTRIA

FIETO articulou junto a AL-TO aprovação da MP nº 20/2022 que beneficia cadeia produtiva de alimentos

Publicados

INDÚSTRIA

A Federação da Indústria do Tocantins (FIETO) através do Conselho Temático de Assuntos Legislativos (CAL) articulou junto a Assembleia Legislativa a aprovação e efetivação da Medida Provisória (MP) nº 20/2022, que altera a Lei 1.201/2000, concedendo crédito presumido do ICMS ao contribuinte com atividade econômica atacadista e negócios com operações com conservas, enlatados, embutidos e semelhantes, aves e suínos abatidos e produtos comestíveis resultantes destes abates, que são realizados pelo setor industrial.  

A Medida Provisória beneficiará diretamente a população que é consumidora destes alimentos, pois com a efetivação desta MP, o empresário terá diminuição de custo, e este será repassado ao preço final dos produtos, garantindo com isso menor valor de comercialização.

A aprovação dessa tão importante pauta no legislativo tocantinense aconteceu nesta quarta-feira, 23, mesmo dia em que foi publicada no diário oficial, possibilitando principalmente que a indústria de alimentos estimule toda a cadeia, como os atacadistas do Tocantins a serem mais competitivos em preço frente aos de outros Estados da mesma região.

“Essa aprovação é um exemplo de como uma simples alteração na legislação vigente pode ser tão significativa para que um setor industrial se mantenha competitivo no mercado, em crescimento, e beneficiando diretamente as pessoas com preços mais acessíveis”, afirmou Roberto Pires, presidente da FIETO.

Leia Também:  SESI Tocantins realiza campanha de vacinação

“O CAL tem articulado e proposto a criação de um ambiente favorável para as indústrias no Tocantins, medidas como da MP em questão, que beneficia consumidores, demostra a importância do Conselho”, explicou, o conselheiro e coordenador do CAL, Emilson Vieira.

A tramitação da MP passou na Comissão de Constituição e Justiça, cumprindo o rito do parlamento, posteriormente foi encaminhada à Comissão de Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle para chegar ao plenário da AL-TO onde foi aprovada pelos legisladores. 

CAL

O Conselho Temático de Assuntos Legislativos (CAL) é coordenado pelo empresário e conselheiro da FIETO, Emilson Vieira, que tem como pares e também membros, Tiago Ferreira, Sérgio Tavares e Esequiel de Sousa Milhomem.

Fonte: FIETO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

INDÚSTRIA

Alunos da Escola SESI de Araguaína conquistam vagas para Torneio Nacional de Robótica

Publicados

em

Alunos da Escola SESI Marlei Maria Moreira de Araguaína se destacaram durante a fase regional do Torneio Regional de Robótica FLL (First Lego League), realizado neste final de semana, 04 e 05 de fevereiro, em São Luis – MA – garantindo a classificação de duas equipes tocantinenses para a etapa nacional da competição. O Festival SESI de Robótica, como é denominada a etapa nacional, acontece entre 15 e 18 de março em Brasília (DF).

Três equipes tocantinenses participaram do torneio, a  Tucuna Power e a Tucuna Electric na categoria First Lego League no Brasil (FLL) e a equipe Tucuna na categoria F1 in Schools. No total, 49 equipes de escolas do SESI e de escolas públicas, de quatro estados, disputaram nas duas modalidades.

Classificação na categoria FIRST LEGO League (FLL)

Entre as equipes da categoria de FLL, a Tucuna Electric  ficou em terceiro lugar na categoria Core Values (inspiração, trabalho em equipe e gracious professionalism), o que rendeu a classificação para a etapa nacional. A equipe Tucuna Power está como suplente e ainda pode conseguir classificação nessa categoria.

O professor Wlliobson Pereira, técnico da equipe que conseguiu a classificação para o nacional, relata a felicidade pelo feito de serem classificados na primeira vez desta equipe em uma competição regional. “Estamos muito felizes! Desde o início da formação da equipe almejávamos essa classificação. Trabalhamos muito e o resultado foi positivo. Os nossos alunos estão radiantes por terem ido pela primeira vez na FLL e já conseguirem ir para o nacional. Somos gratos pelo apoio dos pais e do SESI”, relatou.

Leia Também:  FIETO/Vetor e TV Jovem Record divulgam 2ª rodada de pesquisa de intenção de votos a governador e senador no Tocantins

Categoria F1 in Schools

A equipe Tucuna, que já está com a vaga na etapa nacional garantida e ainda passaporte carimbado para a competição internacional na França da temporada anterior, participou do torneio regional no Maranhão como convidada e se sagrou campeã. Os cinco integrantes da equipe Tucuna, orientados pelo professor do SESI, Ulisses Queiroz, foram os vencedores no geral e ainda ganharam os troféus de Melhor Marketing e Melhor Projeto Social.

A diretora da Escola SESI de Araguaína, Carmelita Cavalcante, falou das classificações e do quanto é importante o incentivo e comprometimento de todos. “Nossos alunos deram um verdadeiro show, fruto da dedicação e comprometimento de toda equipe”, disse ressaltando ainda o apoio dos gestores doa escola e do SESI Tocantins que “não medem esforços para viabilizar resultados tão positivos”.

A Superintendente do SESI, Roseli Sarmento, acompanhou a competição e os feitos de toda equipe de robótica tocantinense no Maranhão. “Foi com muita satisfação que acompanhei o desempenho das nossas equipes no Festival de Robótica realizado pelo SESI Maranhão.  A equipe Tucuna está consolidando seu trabalho e com isso conquistou a liderança na categoria F1. As equipes Tucuna Power e Tucuna Elétric, que disputaram FLL,  também estão no caminho certo e, com isso, o SESI Tocantins se torna um regional preparado para participar das competições de Robótica Educacional pelo país,” pontuou Sarmento.

Leia Também:  Últimos dias da promoção de desconto de 80% nas matrículas dos cursos técnicos do SENAI

O Torneio

Durante dois dias (4 e 5/02) o Torneio SESI de Robótica First LEGO League Challenge, Regional Maranhão, realizado em São Luís, reuniu 255 alunos de 9 e 16 anos e 56 técnicos de escolas do SESI Maranhão, Paraíba, Piauí e Tocantins que competiram entre si e colocaram em prática a temporada “Super Powered”, focada no desenvolvimento de projetos ligados à energia renovável. 

A iniciativa desafia crianças e adolescentes a explorar de onde vem a energia e como ela é distribuída, armazenada e usada. As equipes da FLL usaram muita criatividade para pensar um futuro energético inovador.  

A etapa regional do Maranhão do Torneio SESI de Robótica, também contou com a participação de nove equipes competindo pela categoria F1 Schools de São Luís, Imperatriz e do Tocantins. As escuderias tinham como desafio construir um carro em miniatura, criar um logotipo, divulgar na mídia, conseguir patrocínios e parceiras e desenvolver projetos sociais.    

Torneio SESI de Robótica FLL

Tucuna Eletric – (TO): classificada para o nacional

F1 in Schools

Tucuna (TO): classificada para o nacional (1º lugar Geral)

Subcategorias

Melhor Marketing – Tucuna (TO)

Melhor Projeto Social – Tucuna (TO)

Por Najara Barros

Serviço: Assessoria de Imprensa SESI (63) 3229-5775/ 9 9956-5926

Fonte: FIETO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA