PALMAS

INDÚSTRIA

Lançamento do Tocantins Mais Produtivo em Araguaína mostra e garante mais produtividade a indústrias

Publicados

INDÚSTRIA

Mil empresas tocantinenses devem ser atendidas entre 2022 e 2024.
 
Nesta quinta-feira, 17/11, foi a vez de Araguaína receber o lançamento técnico do projeto Tocantins Mais Produtivo, iniciativa que irá levar consultorias e capacitação com foco na elevação de, no mínimo, 20% da produtividade em 1.000 empresas industriais entre 2022 e 2024. O evento aconteceu no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) no município.
 
O Tocantins Mais Produtivo é fomentado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (SICS), com execução do SENAI e é voltado a empresas tocantinenses com CNAE industrial (primário ou secundário).
 
A metodologia inovadora prevê o mapeamento e atuação nos processos produtivos das empresas por meio de Mentoria, Consultoria e gamificação com etapas teóricas e práticas em Lean Manufacturing/Produção sem desperdício. Além do ganho em produtividade, as empresas que aderirem terão como benefícios a redução de desperdícios invisíveis aos gestores e dos custos de produção, entre outros.
 
Representando o presidente do Conselho Regional do SENAI Tocantins, Roberto Pires, a vice-presidente do Sistema FIETO, Maria Elieth Lobo, afirmou que o SENAI está levando toda sua expertise em serviços de tecnologia e inovação para somar forças em prol do desenvolvimento industrial do Estado. “A meta do projeto é aumentar em 20% a produtividade, afinal, caminhamos para a era da indústria 4.0, realidade no mundo inteiro que faz parte do futuro que queremos construir aqui no Tocantins”, destacou a gestora.
 
A apresentação técnica do projeto foi conduzida pela diretora regional do SENAI, Márcia Rodrigues, a qual mostrou que o SENAI atua para tornar a  indústria mais competitiva. “Empresas são feitas por pessoas e para atender pessoas. A base do Tocantins Mais Produtivo é a qualificação proporcionando que estas pessoas que estão inseridas nos setores produtivos possam ir mais além”, pontuou a diretora, acrescentando que serão 64 horas por empresas com etapas teóricas no EAD e etapas práticas com as consultorias.
 
O titular da SICS, secretário Carlos Humberto Lima, destacou o papel do Governo do Tocantins no fomento e impulsionamento de empresas para o desenvolvimento do Estado. “O Governo trabalha fortemente na construção de um ambiente de negócios mais propício para atração de investimentos. É preciso que sejamos assertivos se quisermos impulsionar nossa economia. Porque cabe ao poder público a criação das políticas públicas. Mas cabe aos empresários a aplicação delas e o desenvolvimento socioeconômico do nosso Estado. Esperamos que as empresas acolham os técnicos do SENAI, para que eles possam fazer um diagnóstico e desenvolver as melhores práticas”, disse representando o governador do Estado, Wanderlei Barbosa.
 
Após confirmar a adesão da Gelnex no projeto, o gerente de planta, Fernando Galdiole, destacou que a empresa já estava trabalhando em formas de aumentar sua produtividade. “É um projeto interessante para Gelnex como um todo. Já estamos trabalhando nesta área e nos desenvolvendo. É muito gratificante ver este tipo de atitude de desenvolvimento da indústria. Nós acreditamos que o Estado tem um grande potencial a nível nacional. Que atitudes como esta, do SENAI e do Governo, continuem a incentivar o desenvolvimento do Tocantins e do país como um todo”, destacou reforçando a adesão do grupo ao Tocantins Mais Produtivo.
 
O projeto acontece por adesão, sem contrapartida das empresas. Em cada indústria, três colaboradores serão capacitados com a metodologia de Produção Mais Enxuta tendo como meta elevar, no mínimo, em 20% a produtividade de cada CNPJ atendido. Para participar, basta preencher o formulário on-line por meio do link ou pedir o formulário via whatsapp (63) 3229-5770 (opção Tocantins Mais Produtivo).
 
Próximo lançamento
 
Gurupi será a próxima parada do lançamento do Tocantins Mais Produtivo. O evento acontece na próxima terça-feira, 22/11, no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), do município, às 19 horas.
 
 
Por Brener Nunes
Fotos: Adilvan Nogueira
 
Assessoria de Imprensa SENAI (63) 3229-5775

Fonte: FIETO

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  SENAI reabre processo seletivo com oportunidade para Araguaína
Propaganda

INDÚSTRIA

Alunos da Escola SESI de Araguaína conquistam vagas para Torneio Nacional de Robótica

Publicados

em

Alunos da Escola SESI Marlei Maria Moreira de Araguaína se destacaram durante a fase regional do Torneio Regional de Robótica FLL (First Lego League), realizado neste final de semana, 04 e 05 de fevereiro, em São Luis – MA – garantindo a classificação de duas equipes tocantinenses para a etapa nacional da competição. O Festival SESI de Robótica, como é denominada a etapa nacional, acontece entre 15 e 18 de março em Brasília (DF).

Três equipes tocantinenses participaram do torneio, a  Tucuna Power e a Tucuna Electric na categoria First Lego League no Brasil (FLL) e a equipe Tucuna na categoria F1 in Schools. No total, 49 equipes de escolas do SESI e de escolas públicas, de quatro estados, disputaram nas duas modalidades.

Classificação na categoria FIRST LEGO League (FLL)

Entre as equipes da categoria de FLL, a Tucuna Electric  ficou em terceiro lugar na categoria Core Values (inspiração, trabalho em equipe e gracious professionalism), o que rendeu a classificação para a etapa nacional. A equipe Tucuna Power está como suplente e ainda pode conseguir classificação nessa categoria.

O professor Wlliobson Pereira, técnico da equipe que conseguiu a classificação para o nacional, relata a felicidade pelo feito de serem classificados na primeira vez desta equipe em uma competição regional. “Estamos muito felizes! Desde o início da formação da equipe almejávamos essa classificação. Trabalhamos muito e o resultado foi positivo. Os nossos alunos estão radiantes por terem ido pela primeira vez na FLL e já conseguirem ir para o nacional. Somos gratos pelo apoio dos pais e do SESI”, relatou.

Leia Também:  CMN destina R$ 6 bilhões para financiamentos do Funcafé

Categoria F1 in Schools

A equipe Tucuna, que já está com a vaga na etapa nacional garantida e ainda passaporte carimbado para a competição internacional na França da temporada anterior, participou do torneio regional no Maranhão como convidada e se sagrou campeã. Os cinco integrantes da equipe Tucuna, orientados pelo professor do SESI, Ulisses Queiroz, foram os vencedores no geral e ainda ganharam os troféus de Melhor Marketing e Melhor Projeto Social.

A diretora da Escola SESI de Araguaína, Carmelita Cavalcante, falou das classificações e do quanto é importante o incentivo e comprometimento de todos. “Nossos alunos deram um verdadeiro show, fruto da dedicação e comprometimento de toda equipe”, disse ressaltando ainda o apoio dos gestores doa escola e do SESI Tocantins que “não medem esforços para viabilizar resultados tão positivos”.

A Superintendente do SESI, Roseli Sarmento, acompanhou a competição e os feitos de toda equipe de robótica tocantinense no Maranhão. “Foi com muita satisfação que acompanhei o desempenho das nossas equipes no Festival de Robótica realizado pelo SESI Maranhão.  A equipe Tucuna está consolidando seu trabalho e com isso conquistou a liderança na categoria F1. As equipes Tucuna Power e Tucuna Elétric, que disputaram FLL,  também estão no caminho certo e, com isso, o SESI Tocantins se torna um regional preparado para participar das competições de Robótica Educacional pelo país,” pontuou Sarmento.

Leia Também:  SENAI inscreve em processo seletivo para instrutor em Gestão em Gurupi

O Torneio

Durante dois dias (4 e 5/02) o Torneio SESI de Robótica First LEGO League Challenge, Regional Maranhão, realizado em São Luís, reuniu 255 alunos de 9 e 16 anos e 56 técnicos de escolas do SESI Maranhão, Paraíba, Piauí e Tocantins que competiram entre si e colocaram em prática a temporada “Super Powered”, focada no desenvolvimento de projetos ligados à energia renovável. 

A iniciativa desafia crianças e adolescentes a explorar de onde vem a energia e como ela é distribuída, armazenada e usada. As equipes da FLL usaram muita criatividade para pensar um futuro energético inovador.  

A etapa regional do Maranhão do Torneio SESI de Robótica, também contou com a participação de nove equipes competindo pela categoria F1 Schools de São Luís, Imperatriz e do Tocantins. As escuderias tinham como desafio construir um carro em miniatura, criar um logotipo, divulgar na mídia, conseguir patrocínios e parceiras e desenvolver projetos sociais.    

Torneio SESI de Robótica FLL

Tucuna Eletric – (TO): classificada para o nacional

F1 in Schools

Tucuna (TO): classificada para o nacional (1º lugar Geral)

Subcategorias

Melhor Marketing – Tucuna (TO)

Melhor Projeto Social – Tucuna (TO)

Por Najara Barros

Serviço: Assessoria de Imprensa SESI (63) 3229-5775/ 9 9956-5926

Fonte: FIETO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA