PALMAS
Search
Close this search box.

Mutirão de Negociações Fiscais da Prefeitura de Palmas segue com atendimento até domingo, 8, no Parque do Povo Arnaud Rodrigues

Contribuintes em dívida com o município podem obter até 100% de desconto em juros e multas no Refis 2025

Publicados

A CAPITAL

Foto: Francisco Barros

Chegou a oportunidade de o contribuinte em dívida com a Prefeitura de Palmas negociar o pagamento parcelado e obter descontos em juros e multas de até 100%. É que teve início nesta segunda-feira, 2, às 8 horas, no Centro de Convenções Parque do Povo Arnaud Rodrigues, o Mutirão de Negociações Fiscais do Programa de Recuperação Fiscal 2025 (Refis 2025). Os atendimentos seguem até domingo, 8, das 8 às 18 horas.

A ação integra o Programa Nacional de Governança das Execuções Fiscais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e conta com a atuação conjunta do Judiciário, Prefeitura de Palmas, Defensoria Pública, Procuradoria-Geral do Município, entre outros órgãos. A abertura oficial contou com a presença do prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos; da presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini Rosal; e do coordenador do Programa Eficiente de Impulso às Execuções Fiscais (Profiscal) do TJTO, juiz Gil Araújo Corrêa.

Na ocasião, o prefeito de Palmas ressaltou a importância do mutirão para o fortalecimento da justiça fiscal e para a devolução ao cidadão daquilo que é pago em impostos ao município. “Os mutirões são fundamentais, porque quanto menos judicialização, melhor. Precisamos resolver o que for possível por meio de audiências de conciliação, diminuir as pessoas inscritas na dívida ativa, renegociar multas e juros, e fazer justiça com o cidadão, com agilidade. Isso é um verdadeiro exercício de resolutividade, que só é possível graças à parceria do sistema judiciário”, afirmou.

Oportunidade
Logo nas primeiras horas do mutirão, dezenas de pessoas já aguardavam atendimento. Entre elas estava a dona de casa Maria da Conceição de Sousa, 59 anos, que buscava informações sobre o valor do seu débito de IPTU. “Eu estou devendo IPTU, mas não sei exatamente o valor. Vim ao mutirão para saber quanto estou devendo e ver se consigo pagar. Achei essa iniciativa do Refis muito boa, tanto para mim quanto para outros contribuintes com dívidas. É uma chance de renegociar os impostos, dividir em parcelas acessíveis e pagar. Muita gente não renegocia antes porque não tem condições. Esse Refis veio numa hora boa, no início do ano, para a gente resolver isso, sair da dívida ativa e seguir a vida”, avaliou.

Outro contribuinte que aproveitou o primeiro dia para negociar suas pendências foi o agricultor familiar Maurício Pereira, de 60 anos. “Vim renegociar minhas dívidas de IPTU. Graças a Deus, deu tudo certo. Acho que esse tipo de feirão deve acontecer sempre, para ajudar os moradores de Palmas a manter os tributos em dia”, comemorou.

O juiz Gil Araújo Corrêa, destacou a importância da medida como forma de fomentar a desjudicialização. “ Para nós é uma satisfação dizer que, a partir da decisão do Supremo Tribunal Federal, com o Tema 1184, e, como consequência, da Resolução 547 do Conselho Nacional de Justiça, a preferência é a resolução administrativa para as questões de cobranças fiscais”, concluiu.

Sobre o Mutirão
Durante o Mutirão de Negociações Fiscais 2025 poderão ser negociados débitos vencidos até 30 de abril deste ano, como IPTU, ITBI, ISS, taxas municipais (Alvará, Licença Sanitária, Coleta de Lixo), preços públicos, multas administrativas e dívidas com o Banco do Povo.

Os descontos são variados: para pagamento à vista, os abatimentos em juros e multas podem chegar a 100%; já para parcelamentos, os descontos variam conforme o tipo de dívida e o número de parcelas, podendo chegar a até 95% de redução. O parcelamento pode ser feito em até 150 vezes, dependendo do valor da dívida. De acordo com o secretário executivo de Finanças, João Marciano, a meta é atender até 10 mil contribuintes entre atendimentos presencial e online.

Para aderir ao Refis 2025, o contribuinte deve comparecer ao local com os documentos pessoais (identidade e CPF para pessoa física; identidade e CPF do responsável legal para pessoa jurídica). As senhas para atendimento são distribuídas diariamente das 7h30 às 17 horas.
Outra opção de negociação é através do atendimento online, no site: https://refis2025.palmas.to.gov.br/

Propaganda

A CAPITAL

Liquida Rua Siqueira Campos 2025 movimenta o comércio de Araguatins com descontos de até 70%

Publicados

em

O comércio de Araguatins abriu nesta quinta-feira, 06, a edição 2025 do Liquida Rua Siqueira Campos, ação promovida pelo Sebrae Tocantins com apoio do Sicredi e da Aciat. A iniciativa, que reúne dezenas de lojas em uma campanha de descontos que chegam a 70%, segue até o próximo sábado, 08. A ideia é transformar a principal via comercial da cidade em um grande corredor de ofertas.
Com forte adesão dos pequenos negócios, a ação pretende estimular o consumo local, fortalecer o fluxo de clientes no centro comercial e preparar os empreendedores para o ciclo de vendas de fim de ano. Segundo o Sebrae, a expectativa é que o movimento gere um incremento significativo no faturamento das lojas participantes, além de ampliar a visibilidade dos empreendimentos da região.
Para o gerente da instituição, Edvaldo Pereira, o Liquida desempenha um papel estratégico em um momento sensível da economia regional. “A competitividade do varejo não depende apenas de preços, mas da capacidade de criar ambientes comerciais vivos, atrativos e dinâmicos. Quando a rua inteira opera como um ecossistema integrado de ofertas, fortalecemos o vínculo entre consumidores e pequenos negócios, que são a base econômica da região do Bico do Papagaio. O Liquida Siqueira Campos é uma resposta prática e eficiente ao desafio de manter o comércio local forte e pulsante”, afirma.
Em análise mais ampla, Edvaldo ainda destaca que iniciativas como o Liquida contribuem para reorganizar o fluxo econômico da cidade ao ampliar o poder de circulação da renda local. Ele defende que, ao atrair consumidores para dentro da própria comunidade, o impacto econômico se multiplica. “E isso favorece a geração de empregos, aumento de faturamento e maior resistência dos empresários frente a períodos de retração”, comenta.
Durante os três dias, consumidores encontram desde produtos de moda e acessórios até itens de beleza, eletrodomésticos e serviços, todos com descontos progressivos de 40%, 50% e até 70%.
Além das ofertas, a campanha reforça a importância de fortalecer o mercado interno e incentivar o consumidor a comprar de empreendedores locais. Para os comerciantes, a iniciativa também funciona como uma vitrine estratégica: a rua inteira opera com ações simultâneas, trazendo um fluxo intenso de visitantes e ampliando a chance de fidelização. (Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins) 
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA

Verified by MonsterInsights
Verified by MonsterInsights