Os dois projetos estruturantes aprovados na Comissão de Financiamento Externo tiveram a sua carta consulta assinada pelo prefeito Eduardo Siqueira Campos para promover equilíbrio territorial e justiça orçamentária
Ministério do Planejamento aprova projetos da Prefeitura que vão transformar a qualidade de vida na Região Sul de Palmas
A CAPITAL

A Prefeitura de Palmas comemora um importante resultado divulgado nesta quarta-feira, 18, em Brasília-DF. O Município está na seleta lista de 22 cidades e estados brasileiros das regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste que tiveram seus projetos aprovados pelo Ministério do Planejamento e Orçamento, através da Comissão de Financiamento Externo (COFIEX). Foram dois projetos estruturantes aprovados, o que vai possibilitar parcerias com organismos internacionais como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF).
A aprovação representa o avanço na implantação do Parque dos Pioneiros de Palmas, que integra o programa Palmas Mais Resiliente. O projeto foi desenvolvido pela equipe técnica da Secretaria de Planejamento Urbano e prevê não apenas a implantação do maior parque Urbano Linear da Região Norte do Brasil, mas também investimentos em mobilidade, infraestrutura e inclusão social. A proposta inclui pavimentação de ruas, ampliação da rede de drenagem, construção de calçadas com acessibilidade, além de equipamentos públicos como escolas, creches, unidades de saúde, Casa da Mulher e espaços voltados à juventude. O recurso total para o parque será de R$ 560 milhões, junto ao BID.
A primeira etapa do Parque dos Pioneiros de Palmas foi lançada pelo prefeito Eduardo Siqueira Campos na última terça, 17. O primeiro Núcleo foi iniciado por já ter recurso garantido na ordem de R$ 3 milhões, provenientes do instrumento das outorgas onerosas. O aval para o financiamento vai potencializar o avanço das obras de todo o parque na área do Córrego do Machado que vai beneficiar mais de 60 mil pessoas dos bairros da Região Sul da cidade.
Novo tempo
“A Região Sul de Palmas não pode mais esperar. Essa aprovação representa a conquista de um novo tempo, em que cada real investido carrega o compromisso de corrigir desigualdades históricas e garantir um futuro mais justo, saudável e promissor para milhares de famílias. Estamos falando de dignidade, de direito à cidade e de respeito à população”, afirmou o prefeito Eduardo Siqueira Campos.
O secretário de Planejamento Urbano, Ronaldo Dimas, comentou sobre o resultado. “A gestão do prefeito Eduardo Siqueira Campos vai deixar um legado muito importante para o Tocantins com essa aprovação. Além de ser um dos maiores parques urbanos do Brasil, o projeto vai trabalhar vários eixos como saúde, educação, infraestrutura e a parte social. Tudo isso beneficiando a nossa população nos próximos anos”, disse
Ambiental
O segundo projeto aprovado trata do Programa de Transformação Ambiental de Palmas frente às Mudanças Climáticas, formulado pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA). A iniciativa propõe ações concretas para ampliar as áreas verdes, melhorar o conforto térmico e incentivar o uso de fontes limpas de energia, como o programa Palmas Solar. A população sentirá os efeitos na prática, com ruas mais arborizadas, prédios públicos com energia solar, calçadas sombreadas e espaços públicos mais preparados para enfrentar os extremos climáticos.
Além disso, estão previstas obras para ampliar a resiliência da cidade frente aos períodos de seca e calor intenso, além de campanhas educativas e programas de capacitação voltados à sustentabilidade. O recurso total será de 60 milhões de dólares, junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF).

A CAPITAL
Prefeitura de Palmas oferta oficina gratuita sobre inovação a microempreendedores da Capital

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo (Sedeem), em parceria com o Sebrae, segue com o calendário do projeto Terça Empreendedora, voltado à qualificação e ao fortalecimento dos pequenos negócios da Capital.
Na próxima terça-feira, 16, acontece mais uma capacitação gratuita, com o tema ‘Faça a inovação acontecer em sua empresa’, que será realizada na Casa do Empreendedor, localizada na região central de Palmas, às 18 horas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link disponível nas redes sociais da Casa do Empreendedor de Palmas ou pelo WhatsApp (63) 99247-9649.
O encontro tem como objetivo mostrar aos micro e pequenos empreendedores como a inovação pode ser aplicada no dia a dia dos negócios, tornando-os mais competitivos e preparados para os desafios do mercado.
Segundo o secretário da Sedeem, Henrique Nesello, iniciativas como essa são fundamentais para dar suporte aos empreendedores locais, oferecendo conhecimentos práticos e acessíveis que contribuem diretamente para o crescimento das empresas. “O Terça Empreendedora é uma oportunidade para que os empreendedores tenham acesso a ferramentas que podem transformar a forma como gerem seus negócios, de maneira simples, efetiva e gratuita”, destacou.
Oficinas
Além de temas relacionados à inovação, o projeto contempla ao longo do ano oficinas sobre marketing, precificação, atendimento e vitrine, sempre com foco na realidade dos pequenos negócios.
O Terça Empreendedora é uma ação contínua da Prefeitura de Palmas em parceria com o Sebrae e faz parte da política pública de incentivo ao empreendedorismo, reforçando o compromisso com o desenvolvimento econômico da Capital.
-
BRASIL6 dias atrás
STF reforça competência exclusiva do juízo falimentar para desconsideração da personalidade jurídica da sociedade falida.
-
BRASIL4 dias atrás
Sebrae Tocantins leva empresários para a Beauty Fair 2025
-
A CAPITAL4 dias atrás
Prefeitura de Palmas oferta oficina gratuita sobre inovação a microempreendedores da Capital
-
NOTÍCIAS2 dias atrás
SESI realiza Jogos do Trabalhador 2025 em Araguaína, Gurupi e Palmas; inscrições estão abertas
-
ECONOMIA2 dias atrás
FIETO sedia BAS Itinerante em Palmas para discutir bioeconomia local
-
ADMINISTRAÇÃO2 dias atrás
Senador Eduardo é homenageado no Senado pelos 60 anos da Administração