PALMAS
Search
Close this search box.

BRASIL

Sebrae é homenageado na Câmara por contribuição ao empreendedorismo

Publicados

BRASIL

Foto: Erivelton Viana

Nesta segunda-feira (18), a Câmara dos Deputados realizou uma Sessão Solene em comemoração ao Dia do Empreendedorismo, celebrado em 5 de outubro. Durante o evento, o Sebrae foi destacado por sua atuação junto às micro e pequenas empresas brasileiras, representado por Margarete Coelho, diretora de Administração e Finanças da instituição.

Ao receber a homenagem, Margarete enfatizou o papel crucial dos pequenos negócios para a economia nacional. “Eles representam 95% dos empreendimentos no Brasil, geram 60% dos empregos e contribuem com 30% do PIB”, afirmou. Apesar dos avanços recentes no ambiente de negócios, a diretora destacou os desafios ainda enfrentados pelos empreendedores, como a burocracia legislativa e a prevalência do empreendedorismo por necessidade, ao invés de oportunidade.

A diretora também chamou atenção para as dificuldades enfrentadas pelas mulheres no mercado. Segundo ela, as empreendedoras brasileiras enfrentam taxas de juros mais altas e dedicam menos tempo aos negócios devido às responsabilidades domésticas, o que evidencia o preconceito de gênero no setor.

A homenagem ao Sebrae foi uma iniciativa da Frente Parlamentar Mista das Micro e Pequenas Empresas, liderada pelo deputado Jorge Goetten (Republicanos-SC) e presidida pelo deputado Augusto Coutinho (Republicanos-PE). O grupo conta com mais de 200 parlamentares comprometidos com o fortalecimento do empreendedorismo no Brasil.

Leia Também:  Pesquisas revelam que outubro foi mês positivo para comércio

Margarete concluiu reforçando o compromisso do Sebrae em trabalhar junto às frentes parlamentares para construir um ambiente mais justo e favorável aos pequenos negócios, afirmando que esses empreendimentos são essenciais para o futuro do país.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

A CAPITAL

Fórum Sebrae de Inovação lança novo ciclo do Catalisa ICT e celebra resultados transformadores

Publicados

em

O Fórum Sebrae de Inovação, realizado na terça-feira (3) durante a 34ª Conferência Anprotec em São José dos Campos (SP), reuniu líderes e especialistas para lançar o novo edital do programa Catalisa ICT. O evento destacou a importância da inovação tecnológica para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, além de apresentar os impactos gerados pelo programa ao longo de seus quatro anos de existência.

Paulo Renato Cabral, gerente de inovação do Sebrae Nacional, destacou o caráter inovador e disruptivo do programa desde sua criação. “O Catalisa ICT surgiu há quatro anos como uma iniciativa inovadora do Sebrae. Tradicionalmente focados em negócios convencionais, ampliamos nosso escopo para incluir startups e, agora, empresas de alta tecnologia. O impacto desse programa tem sido profundo. As deeptechs que apoiamos têm o potencial de transformar a economia brasileira, promovendo um país mais justo e próspero”, afirmou Cabral.

Desde o seu início, o Catalisa ICT capacitou mais de 3 mil pesquisadores e gerou 171 novos CNPJs de empresas de base tecnológica. No último ano, o programa apoiou 150 deeptechs em todas as regiões do Brasil, conectando pesquisadores a 72 mecanismos de inovação, como Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), laboratórios e incubadoras credenciados pela Anprotec e pelo Sebrae.

Hulda Oliveira Giesbrecht, coordenadora de Tecnologias Portadoras de Futuro do Sebrae Nacional, comemorou os impactos positivos do programa. “É uma enorme satisfação estar aqui, celebrando resultados tão significativos e robustos. Este novo ciclo do Catalisa ICT reforça nosso compromisso de transformar conhecimento em negócios, gerando impactos reais para a sociedade”, afirmou Giesbrecht.

Paulo Alvim, representante do Cilla Tech Park, enfatizou a importância das deeptechs para setores estratégicos do Brasil. “É gratificante ver os resultados desse trabalho tomando forma. Os empreendedores que apresentaram seus casos hoje no Fórum Sebrae são exemplos inspiradores nas áreas de biotecnologia, saúde, aeroespacial e meio ambiente – setores cruciais para o futuro do Brasil. O Sebrae demonstra um compromisso único ao apoiar novas iniciativas, e o programa Catalisa ICT é a prova de que nosso espírito empreendedor tem um enorme potencial a ser explorado. Basta nutrir esse potencial, e o Sebrae é especialista nisso”, disse Alvim.

Leia Também:  Pesquisas revelam que outubro foi mês positivo para comércio

A rede de parceiros, incluindo a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), o Fórum de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Foetec) e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), foi fundamental para os resultados expressivos alcançados pelo programa, segundo Agnaldo Dantas, analista de Inovação e Tecnologia do Sebrae. “O Sebrae é o grande impulsionador do Catalisa ICT, mas o sucesso do programa só é possível graças à colaboração com instituições-chave do nosso ecossistema de inovação. É um esforço coletivo, e contamos com todos para divulgar esta iniciativa e ampliar seu alcance. O impacto que alcançamos até agora é apenas o começo”, afirmou Dantas.

Adriana Ferreira de Faria, presidente da Anprotec, reforçou o papel estratégico do programa para o ecossistema de inovação no Brasil. “É uma honra participar do lançamento deste edital, que é tão significativo para a comunidade brasileira. Como pesquisadora e representante da Anprotec, fico emocionada ao ver um programa tão emblemático como o Catalisa ICT ganhando força. Este programa oferece suporte financeiro, metodológico e estrutural para transformar pesquisas em negócios de sucesso. Só existe uma segunda edição quando a primeira é um grande sucesso, e o Catalisa ICT é prova disso. Contem com a Anprotec e nossos ambientes de inovação para apoiar esses empreendimentos promissores”, disse Faria.

Leia Também:  Torneio internacional de Beach Tennis apoiado pelo SESI é sucesso de público e movimenta a Capital

O novo ciclo do programa Catalisa ICT foi detalhado por Paulo Renato Cabral, que explicou as etapas planejadas para transformar ciência em negócios. “O Catalisa ICT está estruturado em etapas claras e estratégicas. Começamos com a mobilização e o aprendizado, orientando pesquisadores a alinhar suas ideias ao mercado. Em seguida, validamos as pesquisas, assegurando sua aderência às demandas do mercado. Por fim, entramos na etapa de inovação, viabilizando as soluções técnica e financeiramente. É um ciclo completo para transformar ciência em impacto real”, detalhou Cabral.

Com o novo edital, o programa amplia ainda mais as oportunidades para pesquisadores, integrando-se a ambientes de inovação como parques tecnológicos, aceleradoras e incubadoras. A expectativa é que os resultados reforcem a neoindustrialização, promovam impactos sustentáveis e fortaleçam a internacionalização das deeptechs brasileiras.

O Catalisa ICT, realizado pelo Sebrae em parceria com a Anprotec, tem oferecido aos pesquisadores de dezenas de instituições capacitações em gestão, mentorias com especialistas, aporte financeiro e acesso ao mercado, contribuindo para o desenvolvimento de soluções inovadoras em setores estratégicos para o país.

Na próxima etapa, o novo edital expande ainda mais as oportunidades para pesquisadores interessados em transformar conhecimento em negócios. A iniciativa prevê não apenas o fomento, mas também a integração com ambientes de inovação, como parques tecnológicos, aceleradoras e incubadoras, em parceria com a Anprotec.

A Conferência Anprotec 2024 continua até 5 de dezembro, com uma programação que inclui workshops, painéis e a apresentação de casos de sucesso. O evento é uma realização da Anprotec, em parceria com o Sebrae, e está sendo sediado pelo Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos, com patrocínio da Finep, CNPq, Confea, Crea e Mútua.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA

Verified by MonsterInsights
Verified by MonsterInsights