PALMAS
Search
Close this search box.

BRASIL

Sebrae é homenageado na Câmara por contribuição ao empreendedorismo

Publicados

BRASIL

Foto: Erivelton Viana

Nesta segunda-feira (18), a Câmara dos Deputados realizou uma Sessão Solene em comemoração ao Dia do Empreendedorismo, celebrado em 5 de outubro. Durante o evento, o Sebrae foi destacado por sua atuação junto às micro e pequenas empresas brasileiras, representado por Margarete Coelho, diretora de Administração e Finanças da instituição.

Ao receber a homenagem, Margarete enfatizou o papel crucial dos pequenos negócios para a economia nacional. “Eles representam 95% dos empreendimentos no Brasil, geram 60% dos empregos e contribuem com 30% do PIB”, afirmou. Apesar dos avanços recentes no ambiente de negócios, a diretora destacou os desafios ainda enfrentados pelos empreendedores, como a burocracia legislativa e a prevalência do empreendedorismo por necessidade, ao invés de oportunidade.

A diretora também chamou atenção para as dificuldades enfrentadas pelas mulheres no mercado. Segundo ela, as empreendedoras brasileiras enfrentam taxas de juros mais altas e dedicam menos tempo aos negócios devido às responsabilidades domésticas, o que evidencia o preconceito de gênero no setor.

A homenagem ao Sebrae foi uma iniciativa da Frente Parlamentar Mista das Micro e Pequenas Empresas, liderada pelo deputado Jorge Goetten (Republicanos-SC) e presidida pelo deputado Augusto Coutinho (Republicanos-PE). O grupo conta com mais de 200 parlamentares comprometidos com o fortalecimento do empreendedorismo no Brasil.

Leia Também:  Últimos dias da promoção de desconto de 80% nas matrículas dos cursos técnicos do SENAI

Margarete concluiu reforçando o compromisso do Sebrae em trabalhar junto às frentes parlamentares para construir um ambiente mais justo e favorável aos pequenos negócios, afirmando que esses empreendimentos são essenciais para o futuro do país.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

A CAPITAL

CFA e Ministério do Empreendedorismo firmam parceria para profissionalizar micro e pequenas empresas

Publicados

em

O Conselho Federal de Administração (CFA) e o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) firmaram um acordo de cooperação técnica no último dia 26 de fevereiro. A parceria visa capacitar e valorizar os profissionais de administração, além de criar um canal de acesso a ferramentas de gestão e certificação profissional para as micro e pequenas empresas (MPEs).

O acordo, que terá duração de cinco anos, é uma iniciativa que busca fortalecer o setor de administração no Brasil, ampliando as oportunidades para profissionais registrados nos Conselhos Regionais de Administração (CRAs). Esses profissionais atuarão diretamente no apoio à gestão das MPEs, ajudando a elevar o nível de profissionalismo e eficiência dessas empresas, que são essenciais para a economia brasileira.

O presidente do CFA, Adm. Leonardo Macedo, também enfatizou o impacto positivo do acordo. “Essa cooperação técnica é uma grande vitória para a administração no Brasil. Estamos proporcionando mais oportunidades de capacitação e certificação profissional para nossos administradores, o que, consequentemente, refletirá na melhoria da gestão das MPEs”, disse Macedo.

Leia Também:  ​Cetur participa de reunião com Agência Municipal de Turismo de Palmas

A iniciativa será acompanhada por um grupo técnico, responsável por garantir o cumprimento das ações previstas no acordo. Um dos destaques do programa é a oferta de capacitação gratuita para os administradores registrados, o que deve aumentar a competitividade das MPEs no mercado.

Ao longo dos próximos cinco anos, espera-se que a parceria entre o CFA e o MEMP resulte em um aumento significativo na profissionalização das MPEs, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. A colaboração entre o setor público e o setor de administração é fundamental para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgem no ambiente de negócios atual.

Com a assinatura desse acordo, o Brasil dá um importante passo em direção a um futuro mais promissor para as micro e pequenas empresas, graças ao esforço conjunto de líderes como Francisco Costa e Leonardo Macedo.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA

Verified by MonsterInsights
Verified by MonsterInsights