PALMAS
Search
Close this search box.

A CAPITAL

Palmas aposta em inovação e empreendedorismo com novas ações do Conselho de Desenvolvimento Econômico

Publicados

A CAPITAL

Foto: Tainara Saraiva

O Conselho de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Palmas (Cidep) aprovou, na última sexta-feira (6), duas iniciativas estratégicas com foco no fortalecimento da economia local, incentivo ao empreendedorismo e promoção da inovação tecnológica. As medidas envolvem o uso de recursos do Fundo de Investimento para o Desenvolvimento Econômico de Palmas (Fidep) e foram aprovadas por unanimidade pelos membros do conselho.

A primeira ação destina R$ 1.050.000,00 para a realização de missões internacionais, por meio de uma parceria com o Sebrae Tocantins. A proposta prevê levar empresários locais, gestores públicos e representantes do setor produtivo para feiras e eventos internacionais de referência em inovação, como a Smart City (Barcelona), Expo 2025 (Osaka) e NRF (Nova Iorque).

“Na reunião de hoje, o Cidep aprovou um aporte significativo de R$ 1.050.000,00 destinado a missões internacionais, em parceria com o Sebrae, proporcionando aos nossos empresários a chance de adquirirem conhecimento e novas oportunidades de negócios no exterior. As cidades escolhidas para essa iniciativa, Barcelona (Smart City), Osaka (Expo 2025) e Nova Iorque (NRF), são referências globais em inovação, tecnologia e empreendedorismo. Essa experiência será transformadora, fortalecendo o setor produtivo e impulsionando a competitividade de nossas empresas”, afirmou Bruno Vieira, presidente do Cidep.

A segunda medida aprovada envolve a destinação de 10% dos recursos do Fidep para a formação de um fundo de crédito, a ser operado pelo Banco do Povo. O objetivo é facilitar o acesso ao crédito para microempreendedores, contribuindo para a ampliação de negócios e a geração de renda.

“O fortalecimento do microempreendedor é uma prioridade. Esses recursos vão proporcionar acesso facilitado ao crédito para quem deseja crescer e investir em seus negócios. É uma política que atinge diretamente quem movimenta a economia de Palmas todos os dias. Além disso, tudo se encaminha para reinauguração do Banco ainda este mês”, destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Henrique Nesello.

As ações integram um conjunto de estratégias desenvolvidas pela Prefeitura de Palmas, com apoio de entidades representativas e da iniciativa privada, para transformar a capital em um ambiente cada vez mais atrativo ao empreendedorismo e à inovação.

Propaganda

A CAPITAL

Liquida Rua Siqueira Campos 2025 movimenta o comércio de Araguatins com descontos de até 70%

Publicados

em

O comércio de Araguatins abriu nesta quinta-feira, 06, a edição 2025 do Liquida Rua Siqueira Campos, ação promovida pelo Sebrae Tocantins com apoio do Sicredi e da Aciat. A iniciativa, que reúne dezenas de lojas em uma campanha de descontos que chegam a 70%, segue até o próximo sábado, 08. A ideia é transformar a principal via comercial da cidade em um grande corredor de ofertas.
Com forte adesão dos pequenos negócios, a ação pretende estimular o consumo local, fortalecer o fluxo de clientes no centro comercial e preparar os empreendedores para o ciclo de vendas de fim de ano. Segundo o Sebrae, a expectativa é que o movimento gere um incremento significativo no faturamento das lojas participantes, além de ampliar a visibilidade dos empreendimentos da região.
Para o gerente da instituição, Edvaldo Pereira, o Liquida desempenha um papel estratégico em um momento sensível da economia regional. “A competitividade do varejo não depende apenas de preços, mas da capacidade de criar ambientes comerciais vivos, atrativos e dinâmicos. Quando a rua inteira opera como um ecossistema integrado de ofertas, fortalecemos o vínculo entre consumidores e pequenos negócios, que são a base econômica da região do Bico do Papagaio. O Liquida Siqueira Campos é uma resposta prática e eficiente ao desafio de manter o comércio local forte e pulsante”, afirma.
Em análise mais ampla, Edvaldo ainda destaca que iniciativas como o Liquida contribuem para reorganizar o fluxo econômico da cidade ao ampliar o poder de circulação da renda local. Ele defende que, ao atrair consumidores para dentro da própria comunidade, o impacto econômico se multiplica. “E isso favorece a geração de empregos, aumento de faturamento e maior resistência dos empresários frente a períodos de retração”, comenta.
Durante os três dias, consumidores encontram desde produtos de moda e acessórios até itens de beleza, eletrodomésticos e serviços, todos com descontos progressivos de 40%, 50% e até 70%.
Além das ofertas, a campanha reforça a importância de fortalecer o mercado interno e incentivar o consumidor a comprar de empreendedores locais. Para os comerciantes, a iniciativa também funciona como uma vitrine estratégica: a rua inteira opera com ações simultâneas, trazendo um fluxo intenso de visitantes e ampliando a chance de fidelização. (Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins) 
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA

Verified by MonsterInsights
Verified by MonsterInsights