NOTÍCIAS
Governo do Tocantins entrega unidade reformada do Detran em Gurupi para melhorar atendimento à população
NOTÍCIAS

A Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Gurupi foi oficialmente entregue reformada pelo governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, na última sexta-feira (7). Após 22 anos sem grandes intervenções, a unidade passou por uma revitalização completa, garantindo mais conforto e eficiência tanto para os servidores quanto para os usuários. O investimento na obra foi de R$ 1.081.000,00, recurso aplicado por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), como parte do plano de modernização da infraestrutura do órgão.
Localizada no setor Nova Fronteira, a Ciretran de Gurupi é responsável pelo atendimento a motoristas de mais de dez municípios da região sul do estado. Com a reforma, o prédio recebeu melhorias estruturais e novos equipamentos para garantir um serviço mais ágil e eficiente. Durante a inauguração, o governador Wanderlei Barbosa destacou a importância do investimento e reforçou o compromisso do governo com a modernização dos serviços públicos.
“Esse prédio é próprio, e nós investimos mais de R$ 1 milhão para reestruturá-lo completamente, garantindo um ambiente mais adequado para nossos servidores e um atendimento mais digno para os cidadãos que utilizam os serviços do Detran”, afirmou o governador. Ele também elogiou o trabalho do presidente do Detran/TO, Willian Gonzaga, que vem conduzindo um processo de melhorias em diversas unidades do estado.
Gonzaga, por sua vez, ressaltou que a revitalização da Ciretran de Gurupi era uma demanda antiga. “Essa reforma era necessária há muitos anos, e hoje conseguimos concretizá-la graças à sensibilidade do governador em entender a importância desse investimento. A nova estrutura melhora o ambiente de trabalho dos nossos servidores e oferece mais conforto e eficiência para a população que depende dos nossos serviços”, declarou.
A entrega da unidade reformada faz parte de um conjunto de ações do Governo do Tocantins para modernizar a estrutura do Detran/TO. Recentemente, a sede do órgão, em Palmas, e a Ciretran de Araguaína também passaram por melhorias. Outras unidades, como as de Paraíso do Tocantins e Araguatins, estão incluídas no cronograma de revitalizações.
Além da inauguração da nova estrutura da Ciretran, Wanderlei Barbosa cumpriu outras agendas na região sul do estado, reforçando o compromisso da gestão estadual com o desenvolvimento e a modernização dos serviços públicos.

NOTÍCIAS
Nova ferramenta do governo federal utiliza tecnologia para enviar mensagens de emergência para celulares conectados à rede 4G ou 5G

Com o objetivo de aprimorar a proteção da população frente a eventos naturais ou provocados pelo homem, o governo federal lançou um sistema inédito de desastres: o Defesa Civil Alerta.
Neste sábado, 20, às 15h30, a população de Palmas receberá uma demonstração do sistema Defesa Civil Alerta, do governo federal. Trata-se de uma nova ferramenta de alerta emergencial que enviará mensagens direto para celulares em caso de risco.
O aviso pelo sistema de alerta será enviado para aparelhos conectados à rede móvel 4G ou 5G, cuja função é alertar rapidamente a população residente ou visitante na área afetada sobre eventos extremos ou situações de risco, como tempestades, alagamentos, vendavais e deslizamentos.
A mensagem de alerta aparecerá sobrepondo qualquer conteúdo que o usuário esteja acessando pelo celular, ou seja, interrompe o que esteja sendo exibido na tela, até que seja visualizada e fechada pelo usuário. O sistema utiliza a tecnologia Cell Broadcast, que permite enviar mensagens visuais e sonoras diretamente aos aparelhos sem a necessidade de aplicativo ou cadastro prévio.
De acordo com o superintendente da Defesa Civil de Palmas, Pedro Ângelo de Silva Abreu, a combinação de tecnologia moderna de alerta via celular, o alcance sem a necessidade de cadastro e a atuação coordenada com as defesas civis locais têm o potencial de salvar vidas e reduzir danos.
A iniciativa, coordenada pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) em parceria com o Ministério das Comunicações, a Anatel e as operadoras de telefonia, será implementada progressivamente no País.
-
A CAPITAL7 dias atrás
Reuso de peças de campanha eleitoral: possíveis implicações jurídicas
-
A CAPITAL1 dia atrás
Eleições 2026 no Tocantins: Pesquisa Lucro Ativo revela cenário atual para Governo e Senado
-
COLUNA3 dias atrás
Tocantins celebra 37 anos de história e destaca força dos pequenos negócios no Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa
-
Empreendedorismo5 dias atrás
Sebrae promove seminário para orientar empreendedores sobre crédito e gestão estratégica