Ação da Prefeitura de Palmas ofereceu vacinas, testes, microchips e vermífugos gratuitos para cães e gatos da região
Palmas Cuida Mais atende mil animais em dois dias de mutirão no Aureny III
NOTÍCIAS

A Prefeitura de Palmas concluiu, neste domingo, 25, o mutirão “Palmas Cuida Mais”, com a marca de mil cães e gatos atendidos em dois dias de ação na região sul da Capital. Realizado no setor Aureny III, o evento ofertou gratuitamente serviços como testes para leishmaniose, vacinas, vermífugos, antipulgas, além de microchips.
A atividade, organizada pela Secretaria Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (Sebem), integra o pacote de ações do programa “Animal de Rua Zero” e teve como foco os cuidados básicos de saúde e a prevenção de zoonoses. O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, esteve presente e destacou a importância da política pública voltada à proteção animal.
“A castração, vacinação, testagem e microchipagem são políticas essenciais de saúde pública e bem-estar animal, evitando o abandono e o sofrimento, e refletindo diretamente na saúde da população. Esta atividade aqui no Aureny III é a primeira na nossa história e traduz o que nossa gestão fará em prol dos animais de Palmas”, afirmou o prefeito.
Durante a ação, Eduardo Siqueira Campos levou o gatinho Taquari Siqueira, resgatado recentemente pela primeira-dama, Polyanna Siqueira, para receber os atendimentos veterinários oferecidos à população.
Para a secretária municipal de Proteção e Bem-Estar Animal, Gabriela Siqueira Campos, a iniciativa demonstra o compromisso da gestão com políticas contínuas e efetivas. “Cuidar dos animais é cuidar também das pessoas. Estamos estruturando uma rede permanente de atendimento e informação, que vai avançar em toda a cidade com ações como essa. A meta é clara, zerar o abandono e construir uma cidade amiga dos animais”.
A Sebem informa que novas etapas do “Palmas Cuida Mais” já estão sendo planejadas para atender outras regiões da Capital.

NOTÍCIAS
Nova ferramenta do governo federal utiliza tecnologia para enviar mensagens de emergência para celulares conectados à rede 4G ou 5G

Com o objetivo de aprimorar a proteção da população frente a eventos naturais ou provocados pelo homem, o governo federal lançou um sistema inédito de desastres: o Defesa Civil Alerta.
Neste sábado, 20, às 15h30, a população de Palmas receberá uma demonstração do sistema Defesa Civil Alerta, do governo federal. Trata-se de uma nova ferramenta de alerta emergencial que enviará mensagens direto para celulares em caso de risco.
O aviso pelo sistema de alerta será enviado para aparelhos conectados à rede móvel 4G ou 5G, cuja função é alertar rapidamente a população residente ou visitante na área afetada sobre eventos extremos ou situações de risco, como tempestades, alagamentos, vendavais e deslizamentos.
A mensagem de alerta aparecerá sobrepondo qualquer conteúdo que o usuário esteja acessando pelo celular, ou seja, interrompe o que esteja sendo exibido na tela, até que seja visualizada e fechada pelo usuário. O sistema utiliza a tecnologia Cell Broadcast, que permite enviar mensagens visuais e sonoras diretamente aos aparelhos sem a necessidade de aplicativo ou cadastro prévio.
De acordo com o superintendente da Defesa Civil de Palmas, Pedro Ângelo de Silva Abreu, a combinação de tecnologia moderna de alerta via celular, o alcance sem a necessidade de cadastro e a atuação coordenada com as defesas civis locais têm o potencial de salvar vidas e reduzir danos.
A iniciativa, coordenada pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) em parceria com o Ministério das Comunicações, a Anatel e as operadoras de telefonia, será implementada progressivamente no País.
-
A CAPITAL3 dias atrás
Eleições 2026 no Tocantins: Pesquisa Lucro Ativo revela cenário atual para Governo e Senado
-
COLUNA4 dias atrás
Tocantins celebra 37 anos de história e destaca força dos pequenos negócios no Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa
-
Empreendedorismo6 dias atrás
Sebrae promove seminário para orientar empreendedores sobre crédito e gestão estratégica
-
COLUNA9 horas atrás
Compliance na Administração Pública: fundamentos legais, desafios e perspectivas