PALMAS
Search
Close this search box.

Pela primeira vez, o sudeste de Estado tem espaço próprio na maior feira de turismo da América Latina, com destaque para os atrativos da região e a atuação de empreendedores locais.

Sebrae Tocantins leva estande das Serras Gerais para a ABAV Expo 2025

Publicados

TURISMO

O Sebrae Tocantins viabiliza a participação histórica de Tocantins na ABAV Expo 2025, maior feira de turismo da América Latina, que ocorre de 8 a 10 de outubro, no Rio de Janeiro. Pela primeira vez, a região das Serras Gerais tem um estande exclusivo, que destaca seus atrativos naturais e culturais e reforça a força turística das região.
A estrutura também conta com a parceiros dos municípios de Aurora do Tocantins, Rio da Conceição, Paranã, Naticidade e Novo Jardim. Também na feira, a instituição proporciona a participação de empreendedores do Jalapão e Serras e Lago, reunindo em torno de 80 donos de pequenos negócios do Estado. O objetivo é ampliar a visibilidade destes destinos e atrair novos negócios para o setor.
Para o superintendente do Sebrae Tocantins, Rérison Antônio Castro, a feira representa uma oportunidade estratégica para colocar Tocantins no mapa nacional e internacional do turismo. Ele explica que o estande além de ser uma vitrine, é também o resultado de um trabalho estruturado que envolve capacitação de empreendedores, desenvolvimento de produtos turísticos e incentivo a boas práticas de gestão.
“Nosso papel vai muito além de mostrar belas paisagens. Queremos que os pequenos negócios do setor se tornem competitivos e sustentáveis, conectando Tocantins a novos mercados e fortalecendo toda a cadeia turística do Estado”, afirma Castro. Ele reforça ainda que o Sebrae mantém ações contínuas para profissionalizar o turismo local, promove inovação, estabelece parcerias estratégicas e oferece experiências autênticas que valorizam a cultura e a natureza de Tocantins.
Durante a abertura do evento, Ana Clevia Guerreiro, coordenadora de Turismo do Sebrae Nacional, ressaltou a força dos pequenos negócios.“Você pode ser um guia, você pode ser um empreendedor. Você pode ser alguém que comercializa, que sensibiliza alguém a comprar uma viagem para viver momentos incríveis. Os pequenos negócios que representamos, tem um papel de destaque e protagonismo nessa história dos 7 milhões. Nós também estamos dando a nossa contribuição no desenvolvimento e para o posicionamento do país do Brasil no mercado internacional”.
ABAV 2025
A ABAV Expo 2025 reúne operadoras, agências de viagens, destinos nacionais e internacionais e compradores de diversos países, movimenta milhões em negócios e fortalece o turismo em todo o Brasil.
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Nova York: Uber lança serviço de van do aeroporto LaGuardia
Propaganda

A CAPITAL

Turismo de negócios lidera visitas a Palmas; setor de serviços cresce no 1º semestre de 2025

Publicados

em

Com suas belezas naturais e infraestrutura urbana consolidada, Palmas se fortalece como destino turístico regional. Um levantamento da Agência Municipal de Turismo (Agtur), referente ao primeiro semestre de 2025, traça o perfil do visitante que chega à Capital, revelando que turismo de negócios é hoje o principal motivo das viagens para Palmas.

Esse segmento representa 31,82% dos deslocamentos no primeiro semestre de 2025. Na sequência, aparecem o turismo no Jalapão (24,59%) e o turismo em Taquaruçu (17,05%).

O levantamento revela que homens solteiros, com idades entre 30 e 39 anos, hospedados em hotéis e dispostos a gastar entre R$ 100 e R$ 200 por dia, compõem a maior parte dos turistas da Capital. No total, 52,27% dos visitantes são homens e 47,73% mulheres, com tempo médio de permanência de dois dias.

As profissões mais citadas são empresários (22,73%), trabalhadores com carteira assinada (18,18%), estudantes (12,50%) e servidores públicos (12,50%).

De acordo com o economista da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Marlo Galvão Feitosa, o perfil do visitante mostra diferenças marcantes entre homens e mulheres. “Quando avaliamos o motivo da viagem, percebemos que 45,65% dos homens vêm a Palmas para o turismo de negócios, enquanto 61,90% das mulheres viajam com foco no lazer”, explica.

Leia Também:  Casos como o do avião que bateu em aves são comuns; relembre

Serviços em crescimento

O setor de serviços ligados ao turismo também apresentou desempenho positivo. Entre janeiro e junho, Palmas registrou crescimento de 9,55% na geração de empregos, o que representa 641 novos postos formais, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O transporte terrestre foi o principal destaque, responsável por 419 vagas, somando agora 2.228 vínculos ativos. Já as atividades artísticas e culturais tiveram crescimento de 23,53%. Atualmente, a Capital reúne 949 prestadores de serviços turísticos cadastrados no Cadastur, equivalente a 36,98% do total do Tocantins.

Na movimentação aérea, o Aeroporto de Palmas registrou alta de 4,8% nos embarques e 7,94% nos desembarques no quadrimestre de janeiro a abril de 2025, em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram 111.730 embarques e 115.134 desembarques.

Palmas em valorização

Para a presidente da Agtur, Ana Paula Setti Nogueira, os números confirmam que a cidade se consolida como destino estratégico. “O turismo de negócios desponta como uma vocação natural de Palmas, mas os dados também mostram que há espaço para o lazer, o ecoturismo e a cultura. Nosso objetivo é fortalecer essa diversidade de experiências, garantindo qualidade na infraestrutura e ampliando as oportunidades para os visitantes e empreendedores locais”, destacou.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA

Verified by MonsterInsights
Verified by MonsterInsights