PALMAS
Search
Close this search box.

ADMINISTRAÇÃO

Pequenos negócios geram 76% das vagas de emprego

Publicados

ADMINISTRAÇÃO

Dos mais de 700 mil postos de trabalho formais criados no Brasil, de janeiro a abril deste ano, 76% do total foram puxados por micro e pequenas empresas. Esta é a conclusão de um levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base em dados do Ministério da Economia.

O especialista em marketing digital e diretor de Comunicação e Marketing do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Diego da Costa, acredita que uso de novas tecnologias impulsiona a recuperação do segmento e aumenta a demanda por essas contratações.

“Até a pandemia, tínhamos pequenos negócios com pouca ou nenhuma presença digital.  Hoje, alguns só atuam de forma totalmente digital ou no híbrido, sendo físico e online. Essa migração do todo ou parte do negócio ajuda, inclusive nos números de geração de empregos, uma vez que o trabalho remoto também pode diminuir custos para os empresários.”, explicou o conselheiro.

Para se ter ideia, as vendas pela internet cresceram 27% e atingiram 161 bilhões de reais em 2021. Neste ano, o faturamento deve aumentar em  9%, segundo estimativas da Neotrust.

Leia Também:  Segunda aula ao vivo sobre a Nova Lei de Licitações acontece nesta quarta-feira

Segundo Diego, as vendas pela internet continuam com tendência de crescimento, mesmo após a flexibilização das restrições devido à pandemia e a retomada gradual do comércio físico.

“Mas para ter os resultados desejados, não basta só ter presença digital. É preciso planejar as ações para inovar os pequenos negócios e, muitas vezes, isso implica em investimento para contratação dos profissionais certos.”, disse.

Em relação aos demais segmentos, somente os pequenos negócios apresentaram saldo positivo na criação de empregos: foram 470,52 mil vagas a mais que as médias e grandes empresas nos quatro primeiros meses de 2022.

Adriana Mesquita

Rádio ADM

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA

Fonte: CRATO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ADMINISTRAÇÃO

Fórum de Dirigentes das Cooperativas do Tocantins 2025 reúne lideranças e firma parcerias estratégicas

Publicados

em

O Sistema OCB/TO realizou nesta sexta-feira, 12 de setembro, na sua sede em Palmas, o Fórum de Dirigentes das Cooperativas do Tocantins 2025, encontro que reuniu lideranças cooperativistas de diversos ramos para debater o futuro do setor, alinhar estratégias e consolidar compromissos para o próximo ciclo de trabalho.

A programação contou com abertura institucional do presidente do Sistema OCB/TO, Ricardo Khouri e além das atividades programadas, o evento foi marcado pela assinatura simbólica de Acordo de Cooperação entre o Sistema OCB/TO e Sebrae, representado pelo sr. Rogério Ramos, com o objetivo de ampliar o acesso das cooperativas aos produtos, serviços e soluções ofertados pelas instituições, fortalecendo ainda mais a competitividade, a inovação e o desenvolvimento sustentável do setor.

Outro Termo de Parceria foi firmado entre o Sistema OCB/TO, e o SENAI, representado pelo do sr. Wellington Santos, com o objetivo de celebrar e fortalecer a parceria para a formação de aprendizes no estado do Tocantins, promovendo o desenvolvimento da juventude, ampliando oportunidades de capacitação.

Em seguida, foi realizado um painel conduzido pela equipe técnica do Sistema OCB/TO, apresentando o diagnóstico e o panorama do cooperativismo no Estado, bem como o mapa estratégico do Sistema OCB e exemplificados ações que seriam convergentes com cada objetivo.

Leia Também:  Beneficiários e segurados do Igeprev têm até 30 de abril para fazer o Recenseamento Previdenciário

Durante a tarde, os dirigentes participaram da oficina de alinhamento estratégico e construção do Plano de Trabalho 2026, também conduzida por Leonardo Boesche, que proporcionou espaço de troca, pactuação e direcionamento para as ações a serem implementadas pelas cooperativas no próximo ano.

Segundo o presidente Ricardo Khouri, o Fórum reforça o papel estratégico das cooperativas para o Tocantins. “Estamos construindo, de forma coletiva, um plano que não apenas direciona nossas ações, mas fortalece o cooperativismo como modelo capaz de transformar a realidade econômica e social do nosso Estado. A parceria com o SENAI e o Sebrae é mais um passo nesse caminho de desenvolvimento sustentável e inovador”, destacou.

O encontro foi encerrado com a consolidação dos compromissos firmados e a reafirmação do protagonismo das cooperativas na promoção de um futuro mais justo, inclusivo e sustentável para o Tocantins.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA

Verified by MonsterInsights
Verified by MonsterInsights